Aquela frase de efeito “tudo na palma da mão” resume muito bem o lançamento da Asmodee Digital para PS4. Ticket to Ride, famoso jogo de tabuleiro da Days of Wonder, chega em uma nova versão digital e que utiliza o PlayLink para proporcionar algo que eu jamais imaginei: pela primeira vez preferir a versão digital de um board game. Isso mesmo! Fui surpreendido e precisei ignorar o meu lado de colecionador e entusiasta dos jogos de mesa para aproveitar esse novo jogo.
O problema agora é saber qual versão vale realmente investir, já que a empresa responsável pela franquia conseguiu criar três formatos de entretenimento em três mídias diferentes. Minha opinião para quem está começando agora? Conheçam todas as versões de Ticket to Ride!
Todos a bordo!
Criado por Alan R. Moon e com as belíssimas artes de Julien Delval e Cyrille Daujean, Ticket to Ride foi inicialmente lançado em 2004 e faz um imenso sucesso até hoje. Considerado um excelente board game de entrada para aqueles que não conhecem o hobby, chegou ao Brasil pela Galápagos Jogos em duas das suas diversas versões e expansões. A mais famosa delas, America, foi a escolhida para ser a base dessa versão para PS4.
Conhecido por ser fácil de ensinar e muito divertido de jogar, possui gameplay simples e rápido, com abertura para profundidade em que se torna cada vez mais estratégico com a rejogabilidade. Afinal, basta você comprar as cartas de trens para completar as linhas de acordo com suas cores, cumprindo os bilhetes de destinos ao ligar duas cidades. A cada vagão colocado no tabuleiro, os jogadores ganharão pontos e no fim quem for o maior pontuador será o vencedor. Simples, não é mesmo?
Se é tão simples, por que a nova versão digital é melhor que o original? A adaptação lançada pela Asmodee Digital acaba brilhando por simplesmente não ter preparação de mesa, setup rápido e praticidade no gameplay. Basta você se conectar via aplicativo na mesma rede wi-fi que o Playstation 4 para jogar em partidas de dois a cinco jogadores. Sem pecinhas, cartas ou tabuleiro. Ligou o console e conectou os aplicativos, tudo está pronto para ser jogado. Se antes tínhamos partidas de 40 minutos no tabuleiro, agora tudo poderá ser feito ainda mais rápido e permitindo ainda mais jogatinas com os amigos.
E qual outra versão além do tabuleiro e dessa com PlayLink? A Asmodee Digital também possui um aplicativo para mobile em que você tem o jogo completo, contra o computador, multiplayer online ou local. Por conta disso você perceberá que essa versão parece incompleta, pois aqui você não tem partidas online ou contra o computador. Você sempre dependerá de outros jogadores e de celulares para a diversão rolar solta. Não custava colocar um modo contra NPC.
Próxima estação
Toda essa praticidade e rapidez para proporcionar diversas partidas em um curto período de tempo também acaba gerando um pequeno problema: você não pode customizar suas partidas com regras da casa ou até mesmo adaptações que normalmente fazemos com o tabuleiro. Esqueça qualquer possibilidade, pois aqui você terá que seguir as regras à risca. Por conta disso acabei perdendo a partida que está neste review para minha esposa, uma vez que estava acostumado com uma pequena adaptação nas regras.
O que melhora ainda mais ter esse jogo instalado no PS4 é saber que não precisarei das quatro caixas gigantes de cada versão do Ticket to Ride: Europa, Alemanha, Índia e Asia. Todas as versões já foram lançadas e estão disponíveis na Playstation Store. Agora é só esperar lançarem as expansões com as coleções de mapas e os conteúdos temáticos para o jogo. Em outras palavras, esse é apenas o começo de um título que proporcionará boas e divertidas partidas.