Skip to main content

Aquela frase de efeito “tudo na palma da mão” resume muito bem o lançamento da Asmodee Digital para PS4. Ticket to Ride, famoso jogo de tabuleiro da Days of Wonder, chega em uma nova versão digital e que utiliza o PlayLink para proporcionar algo que eu jamais imaginei: pela primeira vez preferir a versão digital de um board game. Isso mesmo! Fui surpreendido e precisei ignorar o meu lado de colecionador e entusiasta dos jogos de mesa para aproveitar esse novo jogo.

O problema agora é saber qual versão vale realmente investir, já que a empresa responsável pela franquia conseguiu criar três formatos de entretenimento em três mídias diferentes. Minha opinião para quem está começando agora? Conheçam todas as versões de Ticket to Ride!

Todos a bordo!

Criado por Alan R. Moon e com as belíssimas artes de Julien Delval e Cyrille Daujean, Ticket to Ride foi inicialmente lançado em 2004 e faz um imenso sucesso até hoje. Considerado um excelente board game de entrada para aqueles que não conhecem o hobby, chegou ao Brasil pela Galápagos Jogos em duas das suas diversas versões e expansões. A mais famosa delas, America, foi a escolhida para ser a base dessa versão para PS4.

Image do jogo Ticket to Ride
Nada de jogo se você não tiver mais pessoas e celulares/tablets para jogar.

Conhecido por ser fácil de ensinar e muito divertido de jogar, possui gameplay simples e rápido, com abertura para profundidade em que se torna cada vez mais estratégico com a rejogabilidade. Afinal, basta você comprar as cartas de trens para completar as linhas de acordo com suas cores, cumprindo os bilhetes de destinos ao ligar duas cidades. A cada vagão colocado no tabuleiro, os jogadores ganharão pontos e no fim quem for o maior pontuador será o vencedor. Simples, não é mesmo?

Image do jogo Ticket to Ride
O jogo rola na tela do seu celular, sem ninguém ver a sua estratégia.

Se é tão simples, por que a nova versão digital é melhor que o original? A adaptação lançada pela Asmodee Digital acaba brilhando por simplesmente não ter preparação de mesa, setup rápido e praticidade no gameplay. Basta você se conectar via aplicativo na mesma rede wi-fi que o Playstation 4 para jogar em partidas de dois a cinco jogadores. Sem pecinhas, cartas ou tabuleiro. Ligou o console e conectou os aplicativos, tudo está pronto para ser jogado. Se antes tínhamos partidas de 40 minutos no tabuleiro, agora tudo poderá ser feito ainda mais rápido e permitindo ainda mais jogatinas com os amigos.

Image do jogo Ticket to Ride
O resultado da sua jogada aparece na tela, com o tabuleiro do jogo.

E qual outra versão além do tabuleiro e dessa com PlayLink? A Asmodee Digital também possui um aplicativo para mobile em que você tem o jogo completo, contra o computador, multiplayer online ou local. Por conta disso você perceberá que essa versão parece incompleta, pois aqui você não tem partidas online ou contra o computador. Você sempre dependerá de outros jogadores e de celulares para a diversão rolar solta. Não custava colocar um modo contra NPC.

Próxima estação

Toda essa praticidade e rapidez para proporcionar diversas partidas em um curto período de tempo também acaba gerando um pequeno problema: você não pode customizar suas partidas com regras da casa ou até mesmo adaptações que normalmente fazemos com o tabuleiro. Esqueça qualquer possibilidade, pois aqui você terá que seguir as regras à risca. Por conta disso acabei perdendo a partida que está neste review para minha esposa, uma vez que estava acostumado com uma pequena adaptação nas regras.

Image do jogo Ticket to Ride
Por fim ganha quem fizer mais pontos com as linhas de trens.

O que melhora ainda mais ter esse jogo instalado no PS4 é saber que não precisarei das quatro caixas gigantes de cada versão do Ticket to Ride: Europa, Alemanha, Índia e Asia. Todas as versões já foram lançadas e estão disponíveis na Playstation Store. Agora é só esperar lançarem as expansões com as coleções de mapas e os conteúdos temáticos para o jogo. Em outras palavras, esse é apenas o começo de um título que proporcionará boas e divertidas partidas.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024