Skip to main content

Super Mutant Alien Assault não é um título novo, já que está disponível há alguns anos em diversas plataformas. Mesmo assim, o jogo pode ter passado despercebido, e com a sua chegada no Nintendo Switch surge uma nova oportunidade para que os jogadores experimentem este divertido e difícil game de ação.

É neste jogo que você provavelmente liberará toda sua raiva pelos aliens, já que eles fizeram o desfavor de destruir o nosso querido Planeta Terra e, ainda insatisfeitos, querem exterminar as três naves que carregam os últimos humanos criogenados para outros planetas. Super Mutant Alien Assault é um jogo arcade de ação em plataformas, com muitos tiros e música eletrônica, onde você controla o valente robô que protege as espaçonaves da invasão dos alienígenas.

Atirando primeiro para perguntar depois

Em meio à inevitável invasão, um breve tutorial apresenta os comandos do pequeno robô que, a princípio, parece bastante limitado, mas conforme você progride novas armas e habilidades serão desbloqueados, e certamente elas vão te surpreender, pois transformam esse pequenino em uma verdadeira máquina de matar extraterrestres.

Imagem do jogo Super Mutant Alien Assault
Marte Ataca?

Relaxar e curtir a viagem é opção apenas para os humanos criogenados (ao menos enquanto a nave estiver sendo protegida). Nesta missão, você se encarrega de usar armas, bombas e adquirir algumas habilidades especiais. São tantos armamentos que parece fácil progredir, porém as fases são bastante desafiadoras já que as munições são limitadas e nem sempre há posto de recarga por perto. Inclusive, nestes postos, uma nova arma é selecionada aleatoriamente, o que ajuda a manter o ritmo frenético das fases.

As bombas e as habilidades especiais de Super Mutant Alien Assault são muito úteis e permitem boas estratégias para os momentos críticos durante a batalha. São diversos tipos de granadas, desde as que explodem segundos após serem lançadas até as que se estilhaçam pelo cenário, enquanto as habilidades incluem um feixe de laser poderoso contra seus inimigos e maior velocidade para o robô, além de muitas outras que você poderá desbloquear.

A nave esconde torretas que ativam um campo destrutivo que causa um belo estrago em tudo que atinge, e por mais que seja útil, é preciso ficar atento ao utilizá-lo já que isso também pode custar sua vida. Essa torreta e outros itens do cenário são interessantes porque funcionam como objetivos secundários, e além disso, todos esses tiros, explosões, ataques e alienígenas enchem a tela do Switch com belos efeitos em pixel art, que encantam mesmo com toda raiva que sentimos quando morremos.

Imagem do jogo Super Mutant Alien Assault
Se o 8º passageiro causou tantas confusões, imagina o que essa quantidade pode causar.

Tudo fica ainda mais divertido graças às músicas de Super Mutant Alien Assault, que ajudam a deixar o clima mais frenético e acelerado. As batidas eletrônicas são tão viciantes que conseguem manter o jogo animado mesmo com os vários game over’s seguidos, fazendo você repetir a fase só para continuar curtindo a festa.

Se as músicas não forem o suficiente para incentivar o replay das fases, saiba que a cada pequeno progresso novos armamentos e itens serão desbloqueados. Alguns são bem hilários, como um pula-pula que elimina rapidamente seu inimigo ao atingi-lo, ou uma espécie de disco bumerangue que pode ser comandado pelo jogador. O mais legal é que, pelas unlocks serem aleatórias, você pode ter a chance de testar tudo em uma única partida, criando uma verdadeira festa de explosões, projéteis e restos mortais de aliens que se espalham pela nave.

Enfrentando ETs de todos os tipos e tamanhos

Super Mutant Alien Assault possui dois modos de jogo: a Campanha e o Endless. No primeiro, você passará por 3 naves que possuem quatro fases cada. São poucos níveis, é verdade, mas a dificuldade é tão grande que certamente você levará um bom tempo para concluir todas. Já o segundo modo fará uma mistura de todas as fases e te colocará para sobreviver o máximo que conseguir derrotando essas criaturas. Infelizmente não há muitas diferenças do primeiro ao segundo modos – apenas que um tem pausas entre as fases e o outro não.

Imagem do jogo Super Mutant Alien Assault
Nada mais glorioso do que derrotar alienígenas com a faquinha.

Há três níveis de dificuldade, mas pode ter certeza de que o jogo é difícil mesmo no nível normal. As ondas de alienígenas são realmente volumosas e desafiadoras, e o clima pode ficar pior se você demorar para eliminá-los, pois eles podem e vão evoluir, o que implica não apenas no aumento de tamanho, mas também de sua força, trazendo novos ataques e danos terríveis contra o robô. O ideal é não ficar parado e atirar o quanto puder enquanto eles são pequenos.

As fases não possuem um design complexo, e na verdade são como arenas com algumas plataformas. A princípio, parece suficiente para que a diversão dure horas, mas logo fica perceptível o quanto elas são limitadas e sufocantes, ficando ainda menores quando se está jogando no cooperativo. Além disso, graças ao fogo amigo, os tiros de parceiro podem prejudicá-lo caso você seja atingido.

Sua morte será frequente e por isso as fases vão se repetir diversas vezes até que você consiga avançar, e mesmo com toda sua diversão, em pouco tempo a jogatina de Super Mutant Alien Assault pode começar a ficar um tanto frustrante devido aos poucos cenários e objetivos destes níveis, principalmente quando se está jogando sozinho, onde a raiva acaba sendo maior que a alegria.

A alegria do jogo retorna e permanece por muito mais tempo quando você joga no cooperativo local com um amigo, em que cada um controla um robô e eliminam Aliens até que não reste mais nada. Neste modo, a diversão multiplica por conta da bagunça na tela, com tiros e bombas vindo de todos os lados, e por conta das estratégias furadas, onde cada um tenta proteger um lado e assim em diante. Pra ficar melhor, poderia existir um placar de pontuação indicando quem eliminou mais criaturas na fase.

Imagem do jogo Super Mutant Alien Assault
Você cobre um lado e eu cubro o outro, beleza?

Para tornar a experiência um pouco mais complicada, algumas armas podem atrapalhar mais do que ajudar, como o sniper que é devastador, mas é uma arma enorme em um cenário pequeno. Outro caso é a arma de bombas, cujo tiro ricocheteia até explodir, mas algumas vezes, caso o inimigo estiver próximo, você também será atingido pela explosão.

Algo que decepciona nesta chegada ao Switch é que o jogo não faz uso das tecnologias do console para trazer novas experiências ao jogador. Não há, por exemplo, vibrações pelo HD rumble, que deixariam alguns momentos mais interessantes, como quando a nave parece estar em apuros. Neste caso, ficamos apenas com o efeito visual.

Embora Super Mutant Alien Assault seja comparado ao Super Crate Box por sua jogabilidade e estilo de fases, esse título tem características que dão a ele um charme próprio. Através das belas pixel arts, temos um visual retrô charmoso e cheio de detalhes. Se você curte jogos desafiadores, esse aqui é sem dúvidas uma boa opção e, mesmo que seja limitado, ele ainda vai proporcionar uma boa dose de diversão, principalmente se jogado no cooperativo.

SCHiM

Review – SCHiM

Diego CorumbaDiego Corumba15/07/2024
Imagem do review de Anger Foot

Review – Anger Foot

Marco AntônioMarco Antônio11/07/2024