Skip to main content

É hora de comandar seu navio e delegar funções à sua tripulação! Conquiste a galáxia na pele de vários personagens, cada um contando com uma classe que possui suas próprias características e habilidades, seja um comerciante, um caçador de recompensas, um pirata espacial ou muito mais em Star Traders: Frontiers. Em um universo aberto, você começa com sua tripulação em sua nave, pronto para as missões mais perigosas da galáxia, onde a política toma conta: há civilizações desenvolvidas e outras destruídas por guerras, doenças e muitas intrigas políticas.

O jogo se passa após o Êxodo, quando vários sobreviventes de uma guerra devastadora embarcaram em suas naves e saíram do núcleo galáctico, buscando por um novo lar em meio ao espaço profundo. Isso resultou na existência de novas civilizações e culturas na galáxia, em que cada grupo de refugiados da guerra tentaram se reerguer sobre a grande lei de Shalun. Muito tempo depois, com uma nova sociedade já desenvolvida, a tecnologia avançada e a descoberta da viagem através da dobra espacial (hyperwarp) possibilitou reunir os povos da galáxia mais uma vez, reconciliando famílias há muito esquecidas, facções políticas e várias outras culturas.

Uma grande era econômica chegou e o hyperwarp possibilitou o transporte de mercadorias, cargas, bens, riquezas e materiais bélicos entre todos os setores da galáxia. Infelizmente, isso deu início a vários outros conflitos, inimizades, uma nova rivalidade na política começou a retomar grandes proporções e com isso pequenas guerras começaram, resultando em mais derramamento de sangue.

Imagem do jogo Star Traders Frontiers
Viagem no espaço profundo.

O que esperar deste jogo

O modus operandi do jogo é tudo do mais básico e intuitivo possível: escolha seu personagem, suas características personalizáveis (ou pré-prontas, caso o jogador prefira), a qual facção você será leal, quais serão suas habilidades e claro, qual será sua nave espacial. Tudo já começa em meio ao espaço, em um grande mapa confuso e ao mesmo tempo bonito.

A galáxia é infinita, gerada aleatoriamente em uma simulação de questões políticas e vinganças pessoais que cada jogador pode criar ao longo do seu jogo. Você já começa com uma grande tripulação, e cada membro possui suas respectivas funções na nave. Sua tripulação é única e cada integrante possui sua própria personalidade, trabalho, história e talentos, e com isso é possível delegar as funções e ver cada tripulante evoluir de acordo com seu comando e suas especialidades. Além disso, seu navio espacial pode ser personalizado com mais de 300 upgrades!

Em Star Traders: Frontiers, só você pode decidir o que vai fazer. As missões não possuem tempo mas o dinheiro que você tem em mãos será decisivo no seu desempenho, tendo que administrá-lo para manter a nave em ordem, pagar o salário dos tripulantes, comprar suprimentos, reparos e combustível. Por isso, todo cuidado e estudo é pouco para que você não saia perdendo muito cedo no jogo. Com o tempo, você acumula recursos e consequentemente vai ganhando experiência, podendo atualizar sua nave e sua tripulação.

Imagem do jogo Star Trades Frontiers
A cidade dos mil mundos.

O jogo é composto basicamente por conversas e longos textos. Se você não entende nada de inglês, esse jogo vai ficar um tanto quanto difícil e chato,  pois conversar com um NPC em algum planeta quase sempre pode dar início a uma missão e uma nova narrativa em cima disso, e não saber o que fazer vai te atrapalhar um bocado. Existem vários tipos de tarefas que podem ser executadas ao longo de sua aventura, onde cada missão se estende com várias possibilidades. O complicado é que o jogo não conta com nenhum tutorial, muito menos dicas ao longo dele. Tudo que temos são pequenas descrições de algumas habilidades, o que pelo menos é essencial, caso contrário seria impossível jogar.

Os menus exercem uma certa dificuldade sobre o que escolher e para onde ir, e isso acaba gerando muitas tentativas e erros até que o jogador consiga entender o que está fazendo ali. Isso não quer dizer que não me diverti jogando Star Traders: Frontiers. Uma vez que comecei a adentrar no cenário e a entender como as coisas funcionam, passei a ficar mais disposto a continuar e não me deixei abalar pelo complicado combate e a minha falta de compreensão de muitos sistemas e recursos. É o tipo de jogo que só conseguimos jogar bem com o tempo, depois de muitas jogatinas intensas.

Imagem do texto Star Traders Frontiers
E lá vamos nós, para mais um diálogo.

Esse é o tipo de jogo que pode prender os jogadores por várias horas com um único personagem. Para marinheiros de primeira viagem nesse gênero, o mesmo pode se tornar maçante no começo e um tanto quanto confuso de se aprender, mas acho que vale a pena dar uma chance para Star Traders: Frontiers.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024