Star Ocean The Second Story R, desenvolvido pela tri-Ace e originalmente lançado em 1998, oferece uma jornada com personagens cativantes e uma narrativa muito bem desenvolvida, além de apostar nos gráficos aprimorados como características já conhecida por nós desde Octopath Traveler e Triangle Strategy.
Acompanhando a leva de remakes dos últimos anos que levam a sério o trabalho em proporcionar uma experiência nova, mas que sabem respeitar a essência do seu original, a Square Enix soube como adaptar à nova geração este lançamento que, com certeza, vai agradar aos fãs de um bom JRPG.
Star Ocean The Second Story R apresenta uma trama complexa e bem desenvolvida, que mergulha profundamente em seus personagens e no vasto universo, criado a partir da dualidade entre ficção científica e fantasia. Acompanhamos através da opção entre dois protagonistas, Claude C. Kenny e Rena Lanford, desde o início nos motivando em jogar o novo modo New Game Plus. Em suas jornadas interligadas temos a missão de salvar o mundo de Expel, descobrindo os segredos por trás dessa civilização atrasada que sofre pela interferência de planetas e forças misteriosas.
Star Trek encontra Final Fantasy
Durante o jogo, além de conhecermos muitos personagens e controlarmos até 12 deles, contando com as possibilidades e escolhas através de Claude e Rena, nós temos que tomar diversas escolhas significativas e que afetam diretamente o curso da história, proporcionando caminhos diferentes e uma imersão ainda maior. Afinal a história com equipes diferentes nunca será a mesma, inclusive por termos a função das Private Actions, que permite jogarmos apenas com um protagonista para conhecermos ainda melhor profundamente os demais personagens, desenvolvendo relacionamentos e desbloqueando vários finais.
É simplesmente brilhante a maneira como os desenvolvedores conseguiram mesclar este univero à história de Claude, um jovem oficial da da Aliança Terrestre que é transportado acidentalmente para um planeta subdesenvolvido chamado Expel, com a jornada de Rena, para investigar os mistérios do Sorcery Globe e encontrar o herói lendário que salvará seu mundo, descobrindo segredos antigos sobre sua linhagem e a verdade por trás dos seus poderes mágicos.
Um remake completo e competente
A construção narrativa, que não exige termos jogado Star Ocean First Departure, seu antecessor e primeiro jogo da série, fica ainda mais impressionante ao notarmos a abordagem por diversos ângulos sobre fantasia e ficção científica, trabalhada por meio da profundidade criada para os personagens secundários e suas histórias individuais, exploradas ainda melhor através do sistema de relacionamento e adicionando camadas à história, que tornam o mundo de Star Ocean incrivelmente envolvente. Tudo isso como base para uma trama com 86 finais e o envolvimento do grupo conhecido como Ten Wise Men, mas vamos parar por aqui para evitar spoilers.
Combinando o estilo 2,5D aos belíssimos gráficos 3D, Star Ocean The Second Story R traz Claude, Rena, Celine e, os meus preferidos, Dias e Bowman, além de todos os outros com um estilo pixelado 2D que transborda nostalgia. Favorecendo o fator replay, otimizando o modo New Game Plus ao manter o que conquistou na jornada anterior, você poderá conhecer os dois lados da história e buscar todos os personagens desbloqueáveis, que dependem da escolha do protagonista inicial ou situações criadas durante o jogo.
Adicionando ainda mais conteúdo para ser jogado e desbloqueado, você terá missões para completar e desbloquear recompensas que, além de itens, melhorias e dinheiro, você poderá recrutar diversos outros personagens da franquia, dos demais jogos já lançados, conhecidos como Assault Actions e disponíveis para serem invocados durante os combates.
Acompanhando o trabalho gráfico magistral, com sequências animadas e cenários de encher os olhos, a trilha sonora foi retrabalhada por Motoi Sakuraba com performance orquestrada e som de cordas. Muitos temas ao longo do jogo possuem novas gravações, porém você pode optar por jogar ouvindo a trilha original de 1998. O jogo também conta com toda a excelente escrita, indo além do diálogo, para trabalhar a dublagem exclusiva dessa versão.
Como melhorar ainda mais um clássico JRPG
Com três modos de dificuldade (Earth, Galaxy e Universe), a tri-Ace manteve o alto nível de dificuldade do jogo, exigindo grinding e estratégia ao enfrentar cada inimigo, independente se for um chefão ou não. A novidade fica por conta da possibilidade de “quebrar” a defesa dos inimigos pelo ataque massivo e conítuo, além de retornar aos combates após ser derrotado, tentando vencer a todo custo e alterando a maneira como você luta e o comportamento da sua party.
Ao explorarmos o mapa temos a opção de emboscar um inimigo ou nos prepararmos para enfrentá-lo. Com mecânica de combate em tempo real, você poderá controlar qualquer personagem e mudar a estratégia da IA para todos eles. Não pense que será uma tarefa fácil, pois mesmo na dificuldade mais fácil você será derrotado por um simples monstro no mapa se não tomar cuidado ou não souber como evoluir seu personagem, as habilidades e equipamentos.
Complementando o gameplay, Star Ocean The Second Story R oferece também mecânicas para criação de itens, equipamento e acessórios, num sistema que combina workshops, disponíveis pelas cidades que visitamos, e o personagem que você deseja utilizar, levando em conta sua proficiência e conhecimento em Culinária, Arte, Metalurgia e outros. Presente desde sua versão original, esta função é essencial para obtermos elementos mais poderosos para equipar sua equipe adequadamente.
Star Ocean The Second Story R chega no início de novembro, celebrando 25 anos do seu original, para compor a lista de melhores jogos do ano, provando que continua brilhando como um clássico atemporal. Sua história e panteão de personagens cativantes, explorados através de mecânicas que permitem a experimentação, trazendo camadas complexas ao jogo, proporcionam uma experiência de jogo única e excepcional. Se você é um nostálgico ou entusiasta de um bom RPG japonês, este lançamento da Square Enix é uma escolha obrigatória para você fechar 2023 com uma jornada cósmica inesquecível.
Prós:
🔺 Excelente trabalho na construção da narrativa
🔺 Personagens carismáticos para jogar e desbloquear
🔺 Altíssimo fator replay com modo New Game Plus
🔺 Retrabalho artístico para os gráficos e trilha sonora
🔺 Remake competente e completo
Contras:
🔻 O combate pode ser caótico com muitos inimigos e aliados
🔻 Sistema de level up poderia ter melhorias com foco na qualidade de vida
🔻 Ainda é um JRPG que exige muito grinding
Ficha Técnica:
Lançamento: 02/11/23
Desenvolvedora: tri-Ace
Distribuidora: Square Enix
Plataformas: PS4, PS5, PC, Switch
Testado no: PS5