A chegada de Sonic Superstars, apertado ao lado de Super Mario Bros. Wonder e de Marvel’s Spider-Man 2, é acima de tudo uma comprovação para a SEGA de que a sua marca mantém a relevância no mercado e que o público ainda está de braços abertos para mais uma aventura divertida do ouriço azul – principalmente em 2D.
Não precisamos de muito para explicar sobre o personagem e a incansável guerra contra o Dr.Eggman/Robotnik. Agora, aliado de Fang the Hunter e seu pequeno “robô”, mais uma vez as esmeraldas estão em risco e cabe aos heróis correrem, pularem e detonarem uma série de máquinas malucas em seu caminho para resgatá-las. Além disso, eles precisam também salvar as pequenas criaturas que foram capturadas junto.
Assim como seu maior rival dos anos 90, a história não muda muito – porém, a diversão sim. Neste caso, ela só tem a acrescentar dentro da experiência que mostra para mim e para todos que buscarem o título que dá para manter a sua estrutura e ainda assim entregar tudo e mais um pouco do que se espera de um jogo de plataforma.

Acelerando em Sonic Superstars
Um dos aspectos que mais chamam a atenção de Sonic Superstars é a sua criatividade. Cenários, a forma como os personagens interagem com a fase e também os inimigos vistos gritam “inovação” para o jogador e também fazem você se lembrar daquelas tardes com o Mega Drive, chuva e muitas horas correndo de uma parte para outra.
Os chefões e elementos que surgem para te atrapalhar também são um show à parte, entregando não apenas um jogo super divertido e simples para toda a família, mas também um espetáculo visual. Você pode me falar sobre Forces, Mania, Frontiers e diversos outros games que saíram, mas é neste aqui que você vai se encantar.

Outro ponto importante a se discutir é que Sonic Superstars é extremamente simples e intuitivo. Seus modos não carregam muitas firulas, as fases contam com elementos que dispersam a confusão da alta velocidade e até mesmo crianças pequenas poderão curtir a jornada. Também podemos curtir com modos adicionais para quem busca mais desafio, como o “Time Attack”.
Além disso, as esmeraldas não são apenas itens que você coleta e deixa guardado na sua mochila. Elas oferecem poderes especiais aos personagens – como se transformar em líquido para atuar em trechos aquáticos ou enxergar plataformas escondidas. Isso ajuda bastante, além das próprias habilidades de cada um dos heróis: Amy tem um pulo duplo, Tails pode voar e Knuckles pode subir paredes, por exemplo.

Correndo contra o tempo
Um dos grandes problemas em Sonic Superstars é justamente o multiplayer, onde o título mais devia brilhar. Como cada personagem tem um foco, se torna uma dificuldade eles se acompanharem e até seguirem o mesmo ritmo. Knuckles, por exemplo, tem uma aceleração péssima – em comparação ao próprio protagonista, que em 2 segundos dispara para qualquer um dos lados.
A experiência também é bem curta, mas nada que realmente vá te desanimar neste sentido. São 11 grandes atos, que seguem de 1 a 3 fases cada, quais vão te dar um bom trabalho para resgatar as esmeraldas e também para enfrentar alguns dos chefões. Além disso, com os modos adicionais e o capítulo extra que é aberto ao seu fim, você passará um bom tempo brincando por lá – por mais que sua história tenha se encerrado.

Particularmente falando, eu adorei tudo o que vi de Sonic Superstars e me trouxe a mesma sensação que tive ao jogar outras experiências marcantes – como alguns títulos da franquia Super Mario Bros. e até Rayman Legends. Extremamente colorido e alegre, não demora nada para entrar no ritmo e disparar em direção ao horizonte.
Não tenho como falar para você qual é melhor, se é ele ou Super Mario Bros. Wonder ou Marvel’s Spider-Man 2. O que posso afirmar é que esta é a melhor opção possível para curtir um dos personagens mais carismáticos do mundo dos games e com toda a velocidade e zêlo possível. Nem parece que a Arzest é a mesma que nos trouxe o fiasco que foi Balan Wonderworld, para ser bem honesto. Só mergulhe mais uma vez no reino do ouriço azul e seja feliz.
Prós:
🔺 Extremamente divertido
🔺 Um dos melhores Sonic 2D dessa geração
🔺 Simples e colorido
🔺 Diversidade age de forma positiva
🔺 Tem mais coisas a se fazer além da história
Contras:
🔻 O multiplayer não está tão bom assim
🔻 Experiência pode ser curta para quem não explora os demais modos
Ficha Técnica:
Lançamento: 17/10/23
Desenvolvedora: Arzest
Distribuidora: SEGA
Plataformas: PS4, PS5, PC, Xbox Series, Xbox One, Switch
Testado no: PS5