SlabWell: The Quest For Kaktun’s Alpaca te coloca para executar o roubo mais ambicioso dos irmãos ladrões Jacky e Sam. O objeto a ser roubado é a antiga Alpaca de Jade, um artefato muito valioso que está escondido em meio a extensa floresta amazônica, na pirâmide de Kaktun. Para alcançar o propósito deste furto, você deve superar os diversos desafios que protegem o objeto.
Este é um jogo de quebra-cabeças cheio de enigmas baseados em um tabuleiro, onde cada fase guarda um novo desafio que requer estratégia e paciência para encontrar a solução. Através de diversos ambientes com muitos obstáculos, você precisará solucionar mais de 100 desafios para alcançar o valioso tesouro.
Controlando ladrões nada carismáticos
Provavelmente você deve estar se questionando sobre o visual deste jogo, que não parece agradável. De fato, SlabWell: The Quest For Kaktun’s Alpaca não possui uma aparência carismática, principalmente com relação ao design dos personagens. Isso pode afastar muitos jogadores, mas se você ignorar esse detalhe descobrirá que este jogo possui mecânicas que criam obstáculos interessantes e bastante criativos.
A premissa das fases é simples: o jogador precisa apenas pisar nos blocos para deixá-los na cor vermelha. Na prática a solução requer uma estratégia, pois como era de se esperar, esse tesouro está bem protegido. Assim, esses desafios possuem algumas regras que incluem caminhar apenas para frente ou para os lados, não sendo possível andar sobre os blocos que já estão vermelhos.
Aos poucos o jogo vai inserindo novas mecânicas que te farão pensar um pouco mais sobre as soluções. Há mecânicas como: blocos que se movem, blocos que precisam ser pressionados várias vezes ou que te movem automaticamente por direções pré-determinadas, entre muitos outros que criam uma infinidade de possibilidades e quebra-cabeças divertidos.
Conforme você progride e aprende as funcionalidades dos blocos, Kaktun poderá se zangar e te assombrar para tentar impedir seus planos, ao mesmo tempo que testa seus conhecimentos e agilidade sobres os diferentes tipos de blocos. Geralmente esses níveis são um pouco mais difíceis, mas também possuem desafios mais prazerosos, pois um fantasma estará te perseguindo enquanto você pensa na solução do quebra-cabeça e isso te obriga a movimentar-se continuamente. Após um tempo, o fantasma sumirá e as próximas fases vão apresentar blocos com novas ações.
As aparições de Kaktun ocorrem poucas vezes, pois a progressão possui um design que trata o fantasma como o chefão. É perceptível que há um padrão nas fases para aprender a utilizar as funções dos blocos, que infelizmente apresentam desafios muito fáceis e faz com que o jogador avance vários níveis em poucos minutos. Em seguida sua precisão e agilidade serão testadas em alguns níveis realmente desafiadores, que incluem a perseguição da criatura.
Seria interessante se houvesse um modo de jogo onde Kaktun estivesse presente em todas as fases. Talvez isso tornaria o jogo mais difícil, mas provavelmente deixaria a progressão mais lenta e assim também poderíamos queimar um pouco mais os nossos neurônios, o que para este gênero não é nada ruim.
Solucionando os desafios em dupla
SlabWell: The Quest For Kaktun’s Alpaca proporciona diversão com seus quebra-cabeças criativos, mesmo que muitas vezes sejam poucos desafiadores. Se por ventura você sentir-se um pouco desanimado em jogar sozinho, saiba que há um modo cooperativo local com fases específicas e cheias de desafios pensados para serem solucionados a dois. Além de divertido, esse modo também apresenta novas funcionalidades para os blocos.
É preciso mais atenção aos desafios, pois a comunicação entre os jogadores é essencial para que cada um solucione sua parte do enigma deixando espaço para o outro e vice-versa. No fim das contas, esse modo traz fases mais elaboradas que podem ser realmente difíceis, cujo o trabalho em equipe acaba proporcionando mais descontração.
Conforme apontei, o jogo carece de capricho no visual. Os cenários e a trilha sonora até que são bem feitos, mas não dá para dizer o mesmo sobre as personagens, os momentos de diálogos, os efeitos dos blocos e muitos outros detalhes de animações que acabam deixando a aparência do jogo bem esquisita. Felizmente nada disso atrapalha os quebra-cabeças.
O game não possui itens coletáveis ou conteúdos que justifiquem o replay das fases, o que é bem triste. Raramente os jogadores retornarão aos níveis anteriores e, como os desafios geralmente são tranquilos, é possível que todo o conteúdo possa ser concluído em poucas horas.
SlabWell: The Quest For Kaktun’s Alpaca é uma boa pedida para quem gosta do gênero, não se importa com o visual e tem paciência para resolver uma série de desafios cujo a dificuldade oscila bastante. Se estes detalhes não te incomodam, então você realmente é digno de encontrar a valiosa Alpaca de Jade.