Em seus 45 anos de existência, Pac-Man já passou por diversos jogos, mídias e formatos. Sua aparição na série Secret Level trouxe uma pequena demonstração de como o personagem pode ganhar releituras completamente diferentes. E é com Shadow Labyrinth, que chamou atenção desde o anúncio, que esse novo e sombrio Pac-Man finalmente se consolida.
Shadow Labyrinth é um metroidvania de ação e aventura e, só por isso, já cria enorme expectativa sobre o que esperar dessa releitura. Afinal, é a primeira vez que vemos o mascote se aventurar nesse gênero, e ainda em um mundo tão profundo e complexo. A curiosidade é inevitável: até onde vai esse labirinto obscuro?

Porque Puck-man?
Para comemorar os 45 anos do personagem, a Bandai quis trazer algo jamais visto para a série (e conseguiu), mantendo muitas das características que conhecemos ao longo dos anos, ou seja, os caminhos diversos como nos clássicos: que em uma única janela já apresentava um labirinto. Em Shadow Labyrinth vemos isso com um visual renovado e sob uma nova perspectiva, é quase como se estivéssemos vendo aquela tela do arcade por outro ângulo e também muito mais próximo.
Para contextualizar, Puck-Man foi o nome adotado no lançamento original do jogo para os fliperamas no Japão em 1980, mas ao chegar na américa foi rebatizado para Pac-Man, uma vez que o nome anterior era facilmente suscetível a zoeira. Aqui foi escolhido manter apenas Puck, isso mantém a referência ao personagem mas também diferencia do Pac-Man que conhecemos. Dá pra entender a importância dessa desassociação já que pelos próprios trailers, vemos um personagem sombrio, uma interpretação que eu mesmo jamais havia feito.

Shadow Labyrinth te leva a um planeta alienígena, onde o misterioso Puck está preso há décadas. A unidade esférica era um soldado com a missão de livrar o planeta de uma IA poderosa – determinada a dominar todo o sistema solar e além. Embora sua missão tenha fracassado, Puck não desistiu e continua tentando completá-la. Para isso ele tem invocado ajuda na forma de Espadachins, sendo você o número 8 nesta lista. Resta saber se você dá conta do recado.
Para além de Shadow Labyrinth
Para ampliar o mistério recomendo assistir ao sexto episódio da série Secret Level, disponível no Amazon Prime, Ele vai servir como um prequel dos acontecimentos do jogo e certamente vai te deixar com a pulga atrás da orelha sobre sua jornada ao lado de Puck. Até aqui há motivos suficientes para se entregar de vez a essa trama e tentar desvendar todos os seus mistérios, mas acredite, há muito por vir.

Neste jogo 2D de exploração você vai precisar percorrer cada canto do mapa. Como um bom metroidvania, espere por muitas passagens bloqueadas e itens que de início não são interativos. Acontece que há muitas habilidades para serem aprimoradas e é através delas que Shadow Labyrinth garante as revisitações e interconexões no extenso mapa. Fazer isso é recompensador, não só pelo progresso no jogo, mas por todas as surpresas que você pode encontrar. Além disso, também há itens de melhorias que serão úteis nas batalhas que estão por vir.
O jogo apresenta 3 personagens em 1, na maior parte do tempo você alterna entre o Espadachim nº 8 e Puck, mas também terá acesso a Gaia, um tipo de robô que te dá mais poderes e permite passar por lugares perigosos. Cada forma possui suas habilidades e regras, sendo necessário combiná-las ao longo da jogatina para se dar bem em combates e exploração.

O Espadachim nº 8, claramente, é capaz de usar a lâmina, realizar combos e habilidades de ataques para a maioria dos embates, também dá para usar um comando de dash que servirá para esquivas e saltos entre as plataformas. Puck, por sua vez, assume sua forma quando você aciona os trilhos do mapa. No controle dele, você sente-se como nos velhos tempos, é possível pular entre os trilhos e agir exatamente como nos fliperamas, se alimentando dos pequenos objetos. Se houver inimigos, é possível atacar instantaneamente com o nº 8.
Já na forma de Gaia, você adquire golpes mais fortes, o que vai ajudar no combate com inimigos mais difíceis mas, a duração é temporária. Outro detalhe é que o robô só pode ser ativado em lugares espaçosos devido ao seu tamanho e quando o tempo acabar, será necessário se alimentar dos cadáveres para restaurar a energia. Ou seja, não adianta tentar comer inimigos vivos, mate-os e antes que desapareçam, alimente seu robô.

Surpresas a cada esquina
São diferentes mecânicas que devem ser combinadas entre si para ter um avanço mais efetivo nestas bifurcações. O Combate vai pedir cada vez mais o domínio destes combos juntamente com o timing para as esquivas. Se você der bobeira vai ser eliminado e retornará ao último checkpoint, então esteja atento à saúde e aos totens de salvamento. Devido ao espaçamento entre eles, é necessário ter cautela nesta exploração, apesar disso, tudo é equilibrado a ponto de não deixar a experiência tão punitiva durante a progressão. Os itens coletados, por exemplo, se mantêm mesmo quando você retorna da morte.
Existem diferentes tipos de totens em Shadow Labyrinth, o mais simples é só ponto de salvamento e transporte, mas há os Miku sol, onde é possível comprar e equipar melhorias, são várias que vão desde pontos de saúde ou energia, até novas habilidades que são diferentes para cada uma das 3 formas controláveis. Há outros monumentos que são acionados conforme você adquire mais experiências, revelando mais caminhos, desafios, e sem querer dar spoilers: alguns vão presentear os fãs de longa data com labirintos clássicos.

Vantagens, melhorias, habilidades são características que criam uma camada complexa de personalizações e tornam o jogo cada vez mais profundo, mostrando o quanto há para descobrir e se aprimorar. E não para aí: há itens coletáveis aos montes como memórias, conversas e materiais retirados do inimigos derrotados. Vai saber o que mais se esconde nos labirintos deste planeta.
Talvez essas respostas estão nos diversos NPC’s que você vai encontrar, alguns podem ser comerciantes, outros revelam um pouco mais deste lugar e desta história. Há diversos encontros à sua espera. Inclusive uma característica que pode causar uma certa estranheza é quanto ao visual dos NPCs e inimigos, eles são tão distintos que compõem uma estética curiosamente variada.
De início vemos gosmas, aranhas, mas de repente surgem ursos, humanos. – É bobagem, eu sei, afinal no mesmo lugar tem uma esfera assombrosa que come tudo ao redor. Mas, honestamente, caso você busque uma estética totalmente nova, pode encontrar alguns visuais menos coerentes, nada que atrapalhe a experiência geral.

É só a ponta do iceberg
Shadow Labyrinth é um jogo bastante recheado, traz uma história cheia de mistérios, caminhos e itens para descobrir em uma jogatina que está extremamente fluida, livre de problemas, com textos em português, uma direção de arte maravilhosa e trilha sonora que faz jus ao ambiente escuro. É sem dúvidas uma bela maneira de comemorar o aniversário e homenagear o nosso querido come-come.
Quer mais? Já ouviu falar de UGSF? Se você não sabe do que se trata, aqui vai mais um detalhe incrível: O jogo faz parte do universo interconectado que liga muitos dos jogos de ficção científica da Bandai Namco. United Galaxy Space Force começou em 1990 durante o desenvolvimento de Galaxian 3 e segue se expandindo até hoje! Ao todo são 33 jogos conectados de alguma maneira, Puck faz parte disso e nos convida a entender como todas essas peças se encaixam.

Não resta dúvidas de que essa reimaginação resultou em um jogo excelente. Shadow Labyrinth é um presente para todos os fãs, uma nova e divertida maneira de jogar Pac-man. Trouxe o impensável para a realidade: um arcade integrado ao jogo de ação que funciona extremamente bem, mostrando que não há limites quando se tem criatividade para reinventar um ícone mesmo depois de 45 anos. É uma experiência que vale conhecer por completo.
Prós:
🔺Estilo metroidvania muito bem implementado
🔺Alternância de formas é criativa e estratégica
🔺Atmosfera sombria e envolvente
🔺Trilha sonora imersiva
🔺Jogabilidade fluida e desafiadora sem ser punitiva
🔺Referências e conexão com o universo UGSF
🔺Combina nostalgia com inovação
Contras:
🔻Distanciamento visual entre alguns inimigos/NPCs e o ambiente
Ficha Técnica:
Lançamento: 17/07/2025
Desenvolvedora: Bandai Namco Studios Inc.
Distribuidora: Bandai Namco Entertainment Inc.
Plataformas: PS5, Xbox Series, PC, Switch, Switch 2
Testado no: Switch 2


