Eu bem que senti falta de Out Run na excelente coletânea Sega Genesis Classics, o qual fiz review recentemente com o lançamento da versão para Switch. E este não é o primeiro game da linha Sega Ages a sair pro console: já está disponível para comprar no eShop o Sonic The Hedgehog, Lightening Force: Quest for the Darkstar e o Phantasy Star original. Out Run é o quarto game a sair neste formato individual.
A lista segue com o lançamento de Gain Ground e Puyo Puyo em fevereiro. Alex Kidd, Columns II, Puyo Puyo 2, Space Harrier, Virtua Racing, Sonic The Hedgehog 2 e Thunder Force AC também foram confirmados. Provavelmente anunciarão mais títulos ao longo do ano, mas pode ter certeza que a Sega lançará uma coletânea com todos os jogos até o final do ano. Anota aí!
Correndo a 300 km/h
Out Run é um dos jogos de corrida que mais me arrancou fichas na vida. Tive contato com o arcade quando era moleque, próximo do final dos anos 80, e achava o máximo a ideia de correr sempre em frente (e não em voltas) para chegar ao final do percurso. E este era exatamente o motivo para comer tantas fichas: na dificuldade padrão (nível 3 de 5), só dá pra terminar a corrida se você bater no máximo uma única vez. Cruel é pouco!
Para aqueles que não conhecem o game, a corrida ocorre por tempo decrescente, começando com 75 segundos. Se o tempo zerar antes de você alcançar o próximo check point, é game over na hora. O divertido aqui é a velocidade, que você alterna apenas entre duas marchas (low e high), atingindo quase 300 km/h. Dá pra sentir o vento só de olhar pro casal do carro, que tá nem aí com o perigo da alta velocidade. Ao bater, o carro capota, os dois caem no chão, sacodem a poeira e voltam pra competição. O que dói mesmo é o tempo perdido após bater.
Possuindo um botão para acelerar, outro para frear e outro para a troca da marcha, o jogo brinca com a simplicidade do gameplay oferecendo curvas bem longas. É preciso saber derrapar e tirar o pé (ou melhor, o dedo) do acelerador na hora certa para não bater em outros carros na pista. Haverão outros competidores em meio ao tráfego, que inclui carros de passeio e também caminhões. Para quem curte, o jogo oferece opção para jogar com o sensor de movimento do joy-con.
A cada estágio do mapa você encontrará uma bifurcação antes do próximo check point, tendo que escolher entre esquerda ou direita. Ao total são 25 combinações possíveis, que o levam à 5 destinos diferentes. A diferença entre os caminhos está no cenário, que muda de paisagem, e obviamente na dificuldade. Quanto mais você avança mais difícil o game fica, especialmente pelo tempo apertado. Se estiver passando raiva, há opções para aumentar o tempo limite e diminuir a dificuldade. Para muitos, será a única forma de terminar a corrida.
O Arcade na palma da mão
Sega Ages: Out Run foi devidamente adaptado para a resolução do Switch. Tanto no modo portátil quanto no dock, o gráfico em pixel art roda cristalino. Você pode jogar na versão antiga e nova do game, com resolução original ou adaptada para widescreen e tela cheia. A diferença é que no widescreen o pixel fica mais definido, enquanto que em tela cheia fica mais borrado. O jogo ainda oferece efeitos de scanline, suavização e a combinação dos dois.
Na resolução original (quadrada, pixel perfect), o game oferece três wallpapers bem legais para preencher o restante da tela e mais 12 opções de arte de fundo mais simples. Se você não se importar com o tamanho pequeno da tela do game no centro, estará jogando a versão mais próxima da real possível. Se não melhor que a original, pra ser sincero.
Como o próprio designer Yu Suzuki diz, Out Run é um jogo de direção e não de corrida, pois não há preocupação em chegar em 1º lugar. O desafio é um só: chegar ao final do percurso antes do tempo esgotar. Terminado uma vez, o fator replay se encontra em testar a combinação dos outros caminhos e disputar a pontuação no ranking mundial online.
É um game de curta duração, sem conteúdo extra, inclusive um pouco mais barato que os outros três títulos Sega Ages já lançados, mas que você precisa ter no seu Switch.