Skip to main content

Scribblenauts Mega Pack é o tipo de jogo que mais precisamos atualmente, sendo bastante carismático, mesmo com visual simples. Mais importante:  traz uma jogabilidade única, criativa e inovadora. E essa versão dá a oportunidade para muitos jogadores conhecerem dois títulos incríveis que originalmente foram lançados para o Wii U.

Este pacote reúne os jogos Scribblenauts Unlimited e Scribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure. Ambos são jogos de aventura e quebra cabeças onde o personagem Maxwell possui um caderno mágico capaz de tornar real todos os objetos escritos nele. Acredite, quase tudo que você escreve vai funcionar.

Liberando seu bloqueio criativo

Desde já fica o aviso: Scribblenauts Mega Pack requer muita criatividade e bom humor. Mas caso você desconheça essa série, trata-se de um jogo onde os quebra cabeças são resolvidos através de palavras escritas no caderno mágico, que criam itens ou adjetivos para os personagens, animais e objetos deste mundo.

Imagem do jogo Scribblenauts Mega Pack
Talvez se ele fosse surdo não se incomodaria com os roncos da parceira.

As situações são as mais variadas, como por exemplo: Um pinguim pede sua ajuda para roubar um diamante em um museu que está protegido por um guarda e uma câmera; como resolver essa situação? Você pode simplesmente torná-lo invisível, desligar a câmera, deixar o guarda cego ou fazê-lo dormir. Há diversas soluções e você pode tentar qualquer uma delas, o limite é a sua criatividade.

No início pode parecer difícil, mas a narrativa vai nos introduzindo as mecânicas e maneiras de usar o caderno. É interessante notar que está tudo traduzido para o português brasileiro, desde as narrações aos diálogos e até mesmo as palavras no caderno podem ser escritas no idioma, algo raro no Nintendo Switch.

Cada jogo possui uma narrativa diferente. Em Scribblenauts Unlimited, o protagonista Maxwell faz maldades usando o poder do caderno, deixando sua irmã Lily incapaz de andar, pois seus pés tornaram-se concreto. Agora, para reparar seu erro e ajudá-la, ele precisa coletar diversas Starites, itens que são encontrados após ajudar tudo e a todos ao redor do mundo.

Imagem do jogo Scribblenauts Mega Pack
Só não vê as referências aquele que não quer.

Neste título o ambiente é aparentemente mais aberto. O jogo lhe dá a liberdade de viajar para vários cantos do mapa, bloqueados apenas pela quantidade de Starites coletadas, ou seja, conforme você coleta Starites, mais fases serão desbloqueadas e novos problemas surgirão.

Às vezes a solução será obvia, já em outros casos você terá de ter um bom vocabulário para criar objetos e adjetivos que solucionem os desafios e, mesmo sabendo que há diversas maneiras de solucioná-los, podem haver momentos em que você simplesmente se depare com um imenso branco no caderno, sem saber qual objeto criar.

É impressionante a variedade de objetos que podem ser criados em Scribblenauts Mega Pack. Há coisas que você sequer imaginaria que pudessem existir dentro do jogo. Só não vale achar que dá pra criar itens licenciados de outras empresas ou de conteúdo adulto, mas quase tudo que você escrever estará disponível para ser utilizado.

Scribblenauts Unmasked dá sequência à narrativa anterior e traz boas surpresas, adicionando heróis da DC como Batman, Superman e muitos outros. Com os poderes do caderno, Maxwell precisará ajudar a Liga da justiça a salvar o mundo. A história não é focada numa lição de vida como no primeiro título, mas também é bastante divertida.

Imagem do jogo Scribblenauts Mega Pack
Se Zsasz fosse assim nos jogos da série Arkham do Batman, eu não teria coragem de enfrentá-lo.

A impressão que dá é que este título é mais linear, com fases mais direcionadas para avançar na narrativa, sem tanta liberdade para explorar. Mesmo assim, em cada cenário há diversos pequenos desafios para superar enquanto ajuda os heróis. Inclusive, ajudá-los aumentará seu nível de reputação no jogo.

Usando um caderno mágico para salvar o dia

Ambos os títulos de Scribblenauts Mega Pack possuem um editor de objetos, onde você poderá criar ainda mais itens e até mesmo compartilhar com seus amigos via internet. Há também a possibilidade de explorar as fases com mais um amigo, além de diversas skins para Maxwell utilizar durante a jornada.

Jogar no Switch permite algumas facilidades como digitar os textos diretamente na tela touch, além de tocar nos itens com os quais queremos interagir. Em outras plataformas, aparentemente, os controles são limitados aos menus da tela, que são bastante intuitivos. Mesmo que os comandos sejam um pouco confusos no início, é apenas uma questão de acostumar-se.

Imagem do jogo Scribblenauts Mega Pack
É uma arte simples, mas cheia de detalhes cativantes.

O combate é um dos pontos fracos dos jogos, principalmente em Scribblenauts Unmasked. Os comandos são muito simplistas e pode ser um tanto irritante lidar com eles. Mas, levando em consideração que o foco não é o combate, talvez você possa ignorar este ponto, pois o que vale mesmo são os detalhes na forma de resolver os quebra cabeças.

Scribblenauts Mega Pack reúne jogos incríveis que vão te prender por muitas horas. Certamente o pacote não está livre de erros, com pequenos problemas de colisões e outras coisas técnicas que são imprevisíveis. Felizmente, aconteceram poucas vezes e não atrapalharam a experiência.

Os jogos não são novidade, é verdade, mas além de chegarem às plataformas da nova geração, eles incluem novas fases, melhorias na jogabilidade, interface e no reconhecimento de escrita, tornando esse em um pacote excelente, mesmo para quem jogou as versões anteriores.

SCHiM

Review – SCHiM

Diego CorumbaDiego Corumba15/07/2024
Imagem do review de Anger Foot

Review – Anger Foot

Marco AntônioMarco Antônio11/07/2024