Celebrando os 10 anos deste clássico cult que possivelmente muita gente não conhece, Savant – Ascent Remix resgata um sucesso da D-Pad Studio, lançado originalmente para celular, antes mesmo de serem famosos por Owlboy.
Ampliando o trabalho de Simon Stafsnes Andersen e trazendo o músico norueguês, Aleksander Vinter, também conhecido como Savant, nós temos um bullet hell vertical e com ritmo acelerado, repleto de músicas incríveis e visual com estilo gótico.
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Acho engraçado perceber que Savant – Ascent Remix é um jogo pensado e baseado no trabalho de um músic experimental. Mais hilário ainda é saber que ele pode ser terminado com menos de uma hora de jogo, mas que com certeza ele vai testar os reflexos dos jogadores ao extremo num twin-stick shooter.
No papel de um Alquemista mascarado, você acaba sendo jogado do topo da sua torre por forças misteriosas que interferem em sua Pedra Filosofal. Agora você precisará utilizar o elevador para subir todos os andares, enfrentando diversos robôs, monstros e chefões, para acabar com a ameaça e ascender ao seu domínio, justificando o título desse jogo.
Savant – Ascent Remix não possui uma história profunda, muito menos uma construção narrativa, reservando apenas a uma sequência de poucas imagens para termos esse entendimento sobre a motivação do protagonista e o esforço que teremos, com muitas tentativas, ao enfrentarmos combates realmente desafiadores.
Se a história não é seu forte, os desenvolvedores capricharam no visual. Com um estilo gótico, que lembra um pouco Castlevania, temos ambientes muito bonitos e coloridos. Começando pelo altar, chegando ao elevador para subirmos através da assembleia e catacumbas, para chegarmos até as estrelas.
Os inimigos acompanham o estilo de cada cenário, com máquinas ao redor do elevador e assembleia, monstros vindos da escuridão nas catacumbas e invasores estelares vindos de todos os lados em grande quantidade. Com ambientes iluminados com vitrais, ferragens e engrenagens ao fundo, além de gárgulas e estruturas medievais, o jogo segue sua progressão vertical até as estrelas. Tudo muito bem caracterizado, com uma direção de arte competente e rica em detalhes.
Esse novo trabalho e resgate feito pela D-Pad Studio brilha pelo visual e gameplay, que brincam com a capacidade de aprendizado do jogador, destreza em realizar as manobras do Alquimista e a agilidade em perceber o que acontece ao seu redor.
Full Frenzy Alchemist
Contando sempre com duas bases para se movimentar, em boa parte do jogo com dois elevadores, passando a utilizar duas pedras na última fase, o Alquimista utilizará apenas um botão para se movimentar lateralmente e outro para saltar. Dessa maneira você sempre alternará entre seus dois “terrenos” para escapar dos inimigos.
Para destruir seus inimigos você contará com sua magia como tiro e uma mira 360°, além de um ataque especial que dispara três projéteis mais poderosos ao mesmo tempo. Ao iniciarmos nosso ataque, o Alquimista lançará três tiros fracos e seguirá atacando com apenas uma orbe, porém basta soltar o botão e retomar o ataque ou se movimentar, para que as três orbes inicias sejam disparadas novamente.
Seu especial é carregado de acordo com a quantidade de ataque realizado, enchendo mais rápido quando você destrói uma criatura. Em meio às ordas de inimigos, você encontrará um baú voador e ao destruí-lo, o Alquimista poderá recuperar um quarto de um CD. Esse coletável libera uma trilha sonora nova e criada por Savant para você ouvir durante as fases.
Detalhe para a dificuldade do jogo, que oferece três níveis diferentes e com condições que vão permitir todos os tipos de jogadores aproveitarem a jogatina. O modo fácil oferece checkpoint e vida extra, já o normal mantém essa base e aumenta a dificuldade dos inimigos, porém o modo hardcore é realmente difícil, sem checkpoint, sem vida extra e medidor do especial já começa vazio.
Mesmo não oferecendo opções para melhorar o personagem, quanto mais “hits” você realizar durante a fase, ao destruir seu inimigo e não somente acertá-lo, o Alquimista vai mudando de cor e realizando ataques mais fortes. É realmente difícil chegar nesse nível, mas também é muito recompensador atingir esse nível superior de ataque.
Desafiador e viciante
Com poucos comandos, controles precisos e gameplay desafiador, Savant – Ascent Remix é realmente divertido e viciante, pois oferece coletáveis para prolongar o tempo de jogo e um modo survival, para você jogar contra o relógio e enfrentar todos os tipos de inimigos, inclusive os chefões.
Falando em chefes, a D-Pad Studio caprichou na criatividade e dificuldade dos principais inimigos. Começando por Vario, que por sinal é o nome de um single do músico Savant, e terminando na luta contra o Samurai Imortal, você encontrará desafios que vão testar sua habilidade e paciência.
Meu único ponto de crítica ao jogo fica pela falta de um frame de invencibilidade, pois muitos ataques ou inimigos acabam vindo de qualquer direção, sem contar a escuridão das catacumbas que atrapalham demais, e não conseguimos esquivar com o pulo ou o rolamento entre as plataformas.
Savant – Ascent Remix mescla o aprendizado com o ódio pela derrota, para aprendermos como avançar até o topo, fazendo valer o “quê” de Arcade com o placar a cada derrota. Sempre muito bem acompanhado da excelente trilha sonora, que com certeza você vai querer continuar ouvindo ao parar de jogar, o novo jogo da D-Pad Studio merece um espaço na sua jogatina.
Prós:
🔺 Trilha sonora maravilhosa
🔺 Desafio agradável e bom ajuste na dificuldade
🔺 Excelente direção de arte para os cenários e personagens
🔺 Controles simples e com comandos precisos
🔺 Coletar os CDs realmente valem o esforço
Contras:
🔻 Poucas fases para jogar
🔻 Faltou um frame de invencibilidade ao esquivar
🔻 Mesmo o modo “normal” pode ser bem frustrante
🔻 Falta de opção para customizar e melhorar o Alquimista
Ficha Técnica:
Lançamento: 29/09/23
Desenvolvedora: D-Pad Studio
Distribuidora: D-Pad Studio
Plataformas: PC