Através dos seus 25 anos, Puyo Puyo trouxe diversos títulos e com eles conhecemos a história de muitos personagens, fizemos milhares de combinações com as pequenas criaturas coloridas e ainda pudemos presenciar mudanças visuais e até de jogabilidade, como em Puyo Puyo DA, que trouxe características de jogos de dança para este universo fofinho, ou Puyo Puyo Tetris, que proporcionou uma união épica entre dois grandes títulos para um jogo cheio de recursos que é muito divertido. Agora temos Puyo Puyo Champions, que quer descobrir o melhor competidor da desafiadora batalha de puzzles.
Caso haja alguém que ainda não saiba do que se trata este título, aqui temos um clássico jogo de puzzles onde é preciso formar conjuntos de criaturas coloridas para somar pontos e desta forma também atacar seus oponentes. De certa forma é uma mecânica simples de aprender, porém difícil de dominar. Este jogo foi lançado em 2018 no Japão, onde é conhecido como Puyo Puyo E-sports, e agora ele chegou ao ocidente trazendo seus muitos puyos para competições aceleradas e divertidas.
Competindo com Puyos de todas as formas, cores e tamanhos
Puyo Puyo sempre promove boas e disputadas partidas, independente de qual for o modo que você escolher, pois combinar as criaturas para criar ataques devastadores é hilário graças ao inesperado surgimento dos Puyos de pedra, que transbordam na tela do seu oponente para dificultar suas estratégias ou muitas vezes fazendo-o perder a partida. Puyo Puyo Champions não é diferente, e aqui ambos os modos de jogo causam esses momentos que podem ir de uma vitória gloriosa para uma derrota revoltante – de qualquer forma a risada é garantida.
As batalhas deste jogo são baseadas no conjunto de regras dos jogos Puyo Puyo 2 e Puyo Puyo Fever. O primeiro oferece uma jogabilidade um pouco mais lenta, embora os combos de combinações continuam causando belos estragos no seu oponente, enquanto que o segundo acelera as coisas, especialmente quando os cristais de Fever são preenchidos e lhe concedem um momento especial para criar combos mais devastadores. Essas regras são muito bem-vindas para esta versão e proporcionam partidas bem animadas.
Parece que o sucesso de Tetris 99 influenciou neste título, pois de cara Puyo Puyo Champions mostra que veio para proporcionar uma experiência com foco apenas em competições. Logo no início, o jogo dá as opções de competições rápidas para ambas as regras, mas elas são tão aleatórias que o jogador não poderá escolher os personagens nem fazer qualquer alteração antes da sessão.
A mudança mais notável deste título com relação aos anteriores é que aqui não temos o modo história. A narrativa, que trazia um progresso para os jogadores e por consequência motivava a jogatina para desbloquear novos conteúdos dentro do jogo, não está presente, mostrando que realmente o foco aqui está nas muitas competições para estar entre os melhores jogadores.
Este caminho voltado para sessões de jogos arcade e batalhas agitadas fez o título possuir poucos modos e estilos de jogos. Jogando sozinho, por exemplo, há apenas dois modos: Batalha simples contra a CPU e Endurance, onde você enfrenta o máximo de oponentes que conseguir. Por mais que as partidas sejam agradáveis, a falta de um progresso perceptível deixam a jogatina menos estimulante, pois não trazem recompensas ao jogador a não ser, é claro, pela glória de vencer a IA nos níveis elevados.
Agitando a festa com os combates multiplayer
O multiplayer sem dúvidas é mais animado, podendo ser jogado com até 8 pessoas criando uma verdadeira zona de puyos coloridos pela tela. As batalhas comuns permitem até 4 jogadores, enquanto o torneio permite 8 competidores e, se não houver Joy-cons suficientes ou amigos para jogar, é possível configurar os demais participantes como CPU, então seja como for, essas partidas criam uma verdadeira festa, pois o visual fofo com sua trilha sonora agitada garante bons risos, mas não deixam de lado uma verdadeira competição.
No modo on-line de Puyo Puyo Champions, você pode participar da Puyo Puyo League para encarar as verdadeiras e desafiadoras partidas contra os melhores competidores, ou entrar em partidas casuais on-line no Free Play. Aqui finalmente há um tipo de progresso através dos rankings, mas sem dúvidas é o modo mais rigoroso, pois as batalhas parecem não ser balanceadas graças aos jogadores superexperientes e, pra piorar, seu rank pode diminuir caso perca muitas vezes seguidas.
Competir através do e-sports e se tornar um jogador experiente requer muito treino, e essa é uma característica que não está presente neste jogo. Talvez o nível de dificuldade no modo on-line possa ser minimizado ou melhor balanceado se houvesse um modo de treinamento que ensinassem as possíveis estratégias e os recursos que podem ser utilizados nas competições.
Não é apenas o treinamento que faz falta aqui, pois se compararmos Puyo Puyo Champions com títulos anteriores, ficará perceptível que esse jogo possui pouquíssimos recursos. Tudo bem que o foco aqui é outro, mas isso é bem triste, pois poderiam ter reaproveitado algumas mecânicas ou características de jogos mais antigos, como do próprio crossover épico de Puyo Puyo Tetris, que possui vários modos de jogo. Essa falta de opções deixa uma sensação de vazio, parecendo até falta de criatividade.
Que o jogo oferece diversão e muitos desafios é indiscutível, porém essa falta de alternativas deixa a impressão de que esse jogo é apenas uma versão básica de Puyo Puyo Tetris. Pra piorar, o visual é idêntico tanto no layout dos menus como nos personagens e cenários disponíveis, e as diferenças são que aqui não temos o Tetris. As opções de jogo são drasticamente reduzidas e todos os conteúdos selecionáveis como cenários, música, personagens e tipos de puyos já estão desbloqueados.
Para não dizer que o jogo está completamente livre de qualquer tipo de progresso, escondida no menu de opções há uma aba de estatísticas e nela temos uma janela com medalhas que podem ser desbloqueadas conforme você conclui missões enquanto joga. Infelizmente, elas não dão uma real sensação de recompensa, tanto que você só vai descobrir que desbloqueou os prêmios quando ir até este menu para verificar.
Se você quer apenas batalhar de forma casual ou competir contra seus amigos localmente ou on-line, Puyo Puyo Champions com certeza é bastante satisfatório, pois todos os desafios funcionam proporcionando muita diversão, e embora o visual seja uma reutilização ele não deixa de ser charmoso e bem produzido. Mas mesmo com tanta fofura, sinceramente é difícil recomendar esse jogo, sendo que há um título mais completo que inclui todas essas características competitivas e ainda possui muitos modos diferentes, que pode atender tanto quem gosta de arcade, quanto competições ou até o modo história, no mercado.