Skip to main content

Desde que foi lançado pela PopCap Games, em maio, Plants vs Zombies vem fazendo um estrondoso sucesso pelo mundo. Não demorou muito para a Atrativa, portal especializado em games online, trazer o jogo para o Brasil. Se você gosta de desafios do gênero estratégia, ou do sub-gênero tower defense, não pode deixar de conferir este excelente jogo.

Plants vs Zombies é um game casual e com apelo infantil. Seu traço cartoon, colorido e alegre, dá o tom do jogo. Mas não se deixe enganar: o game é perfeito para todas as idades e seu desafio crescente irá atrair até os jogadores mais experientes. No jogo, sua missão é evitar que sua casa seja atacada por zumbis. Para isso, basta plantar – elas defendem e atacam os inimigos. Os zumbis vêm aos montes até a horda final. Após sobreviver, você ganha um novo tipo de planta e procede para o próximo nível.

O começo do jogo é simples. Mas após coletar vários cards que dão acesso a novos tipos de planta, a estratégia enriquece de forma bastante original. Você dispõe de plantas de recursos (Girassol e Solargumelo, que fornecem sol para plantar), plantas de ataque (Disparervilha, Gelervilha, Gasogumelo, Cacto, Carambola, Repolhopulta, e etc), e plantas de defesa (Batatamina, Noz-Obstáculo, Imãgumelo, Erva-Espinho, Folha Guarda-Chuva, e etc). Há também os itens especiais de ataque, como Cereja-Bomba, Gelogumelo, Ruínagumelo, Pimenta, entre outros. E por último, temos as plantas que dão habilidades extras, como enxergar através da névoa (Planterna) e transformar um zumbi em aliado (Hipnogumelo), por exemplo. As opções são tantas que é necessário escolher com cautela quais plantas usar, antes de cada partida.

Os zumbis também variam de tipo. Fora o zumbi comum, há aqueles que vêm com um balde ou cone de sinal de trânsito na cabeça, oferecendo maior proteção. Além destes, há o Zumbi Saltador, Zumbi com Jornal, Zumbi com Tela, Zumbi Quarterback (com roupa de futebol americano), Zumbi Surpresa, Zumbi Devorador, e até um Zumbi Dançarino (uma homenagem ao “Thriller”, do Michael Jackson).

pvz_1

Nas primeiras fases, você defende a frente da casa posicionando as plantas em quadros do cenário, como se fosse um tabuleiro. Entre uma fase e outra, você joga alguns minigames (Boliche de Nozes, Caça-Níqueis, Amassa Zumbis, e etc). Para ajudar a enfrentar os desafios, você pode gastar as moedas e cristais coletados para comprar itens poderosos no carro do Dave Doidão, personagem que sempre traz novidades para o jogador durante o game.

Depois de muitas partidas, os zumbis desistem e tentam atacar pelo quintal da casa. É quando a estratégia muda um pouco, pois há uma piscina no meio do gramado. Nestas fases, você usa as plantas aquáticas de ataque e defesa, assim como várias Vitória-Régia, para apoiar plantas de terreno. Próximo do final do game, o cenário de batalha muda para o telhado. Neste momento você utiliza as plantas com ataques em ângulo, pois o desnível do telhado impede o uso de plantas de ataque comum. Na última fase, você enfrenta o chefe final Dr. Zumbonzão.

Após terminar o jogo, a diversão continua com os minigames. Eles são bem numerosos, variados e, acima de tudo, muito divertidos. Há também um modo de quebra-cabeças e um outro chamado Sobreviver em que, como o próprio nome diz, você deve sobreviver a vários ataques (marcados por bandeirada). Este modo apresenta os desafios mais difíceis de todo o jogo, sendo impossível vencê-los sem destravar todos os itens e plantas do game. Para isso, você precisa conseguir dinheiro rápido: basta plantar suas próprias mudas no Jardim Zen, um modo extra que permite criar e vender suas próprias plantas a troco de muitas moedas e cristais.

Plants vs Zombies me pegou de surpresa e me viciou em pouco tempo. É um jogo excelente em todos os quesitos, um perfeito game casual para jogar rápido ou passar horas na frente do computador. Mais uma vez a PopCap Games acertou na medida, criando um jogo equilibrado em sua mistura de idéias e acessível a qualquer computador. Caso não tenha jogado ainda, faça download da demo agora mesmo!

Imagem de Zet Zillions

Review – Zet Zillions

Marco AntônioMarco Antônio23/05/2024
Terra Memoria

Review – Terra Memoria

Vinícios DuarteVinícios Duarte21/05/2024