Skip to main content

Mais uma vez o Canal da Meia Noite surge e leva os membros da antiga Equipe de Investigação de Persona 4, junto do grupo S.E.E.S de Persona 3. Com uma estranha névoa vermelha se espalhando pela pequena cidade de Inaba, um novo inimigo espreita na escuridão. Uma nova batalha começa em Persona 4 Arena Ultimax.

Persona 4 Arena Ultimax foi um dos grandes jogos de luta da Arc durante a era do Xbox 360 e Playstation 3. Com um sistema de combate bem construído em volta de cada característica dos personagens, dando uma ideia ainda maior de como os mesmos se movimentariam fora do sistema de combate por turnos da série Persona.

Imagem do review de Persona 4 Arena Ultimax
Hora de relembrar a adolescência!

Pulando do fogo para a frigideira

Lançado no Japão originalmente em 2013, Persona 4 Arena Ultimax traz uma nova história, se passando pouco tempo após os eventos de persona 4 Arena. O jogo se divide em dois segmentos de história, sendo eles o arco P4 e P3, este segundo sendo liberado apenas próximo ao final do arco P4. Além do arco P4A, que traz a história de Arena.

A versão que foi lançada recentemente para PC, Switch e Playstation 4 e 5 no entanto traz a versão atualizada do jogo. Lançada em 2015 a versão conhecida como Persona 4: Arena Ultimax 2 foi implementada como base para o port e recebeu adicionais como todos os modos, personagens e rollback netcode, este último faltando apenas no Switch.

A última vez que joguei Persona 4 Arena Ultimax antes deste review, ainda deveria ter em torno de 20 anos e ainda pareço estar jogando o mesmo jogo. Extremamente divertido e com um sistema de combos auto dial que permite que qualquer um pule de cabeça na batalha. Mas claro que aqueles que tiverem um controle maior sobre os personagens vai sair na vantagem.

Imagem do review de Persona 4 Arena Ultimax
Está difícil? Hora de encaixar um insta-kill

A combinação de lutadores e suas diferentes personas podem abrir vantagens e desvantagens dependendo do estilo de jogo. Como em todo jogo de luta você tem personagens zoners, all-roundedrs, puppets, rushdownners e grapplers. Ou seja, tem escolha o suficiente para todo mundo ficar feliz!

Mergulhando na própria alma

Mas eu nunca joguei Persona, como vou entender o que está se passando? Calma jovem padawan, Persona 4 Arena Ultimax traz um modo história que se explora como uma visual novel. Sendo assim sempre que possível os personagens irão se remeter a algum evento de Persona 3 ou 4, além de explicar muito bem certos jargões da série.

Envolvendo personagens de ambos os jogos mais consagrados da série na época, é emblemática a presença das personas aqui apresentadas. Até ouso dizer que chegam até mesmo a roubar o holofote de Persona 5 e Royal. Designs como Asterios, Caesar, Izanagi e Thanatos deixariam Arsène e sua trupe de ladrões no brechó.

Imagem do review de Persona 4 Arena Ultimax
Labrys continua sendo minha favorita

O estilo visual segue a risca as características conhecidas da Arc System Works, sem deixar de lado o estilo icônico da série persona. Praticamente um casamento feito nos céus, seja na movimentação de combate ou nos especiais, Persona 4 Arena Ultimax é um deleite aos olhos.

E também aos ouvidos, uma vez que o jogo conta com um excelente voice casting, dando vida as personagens nos segmentos de visual novel e nas lutas. Além da trilha sonora excelente que o jogo traz, com remixes de trilhas de Persona 3 e 4, além de músicas originais.

Abaixo ao General Teddy

O modo história do jogo traz a narrativa onde Yu e os membros do Time de Investigação entram em combates contra suas sombras enquanto outros membros da S.E.E.S também vivenciam algo semelhante. Originalmente acreditamos que Teddy se virou contra seus amigos, uma vez que agora vemos General Teddy orquestrando as batalhas. Mas, talvez haja algo maior acontecendo.

Imagem do review de Persona 4 Arena Ultimax
Pode tirar os óculos da caixinha pois tem bastante texto

Além do modo história, temos o modo online, modo de treino e desafios para aprimorar nossas habilidades, modo arcade, score attack e Golden Mode. Este último funcionando como um rpg com jogo de luta, sendo mais luta do que RPG na realidade. Neste modo escolhemos um personagem para enfrentar uma longa barragem de lutas, que irão garantir experiência e novas habilidades sempre que subirmos de nível.

Como dito anteriormente, o combate em Persona 4 Arena Ultimax é bem satisfatória e divertido, além de simples. O jogador conta com dois botões de ataques comuns, fraco e forte, além de dois botões que servem para usar sua Persona, além das combinações que criam movimentos como arremessos, quebras de defesa ou o famoso Burst, que pode ajudar o jogador a sair de um combo.

Cada personagem possui de um a três especiais, além de uma habilidade instakill, que só pode ser usada quando estiver com pouco vida e barra cheia. Mas apenas as versões normais dos personagens podem usar essas habilidades, as versões “Sombras” possuem mais HP, um ataque 20% menor, mas, possuem o Shadow Rampage que permite que eles usem especiais continuamente ao abrirem mão da defesa.

Imagem do review de Persona 4 Arena Ultimax
Hora de subir mais alguns níveis

Revela-te ó Persona

Persona 4 Arena Ultimax é uma excelente experiência como jogo de luta que expande um universo incrível como os jogos da série Persona. Porém admito que mesmo sendo um jogo da Arc, além de ser um título que tenho no coração, é um jogo que mostra que não envelheceu tão bem quanto esperava.

Creio que teria sido mais interessante lançar algo como um Persona Arena Ultimax Royal, adicionando finalmente os personagens de Persona 5. Sei que acima disse que próximo aos personagens de Persona 3 e 4, os membros dos Ladrões Fantasmas deixam a desejar. Mas Persona 5 é um jogo incrível e tivemos a volta das Personas de 4 em Persona 5 através do modo Picaro.

Um excelente jogo sim, mas que poderia voltar mais incrementado para a nova geração, com novos movimentos e personagens.

Review – Another Crab’s Treasure

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.24/04/2024
Stellar Blade

Review – Stellar Blade

Diego CorumbaDiego Corumba24/04/2024