Skip to main content

A Atlus disponibilizou a expansão “Episode Aigis – The Answer” de Persona 3 Reload, mostrando o que acontece após os eventos do jogo base e trazendo um desfecho para a jornada dos membros da equipe S.E.E.S.

É importante ver o conteúdo como um “capítulo extra” da história, que serve para trazer as consequências do evento visto na batalha final e como isso impactou cada companheiro do protagonista. Com a história liderada por Aigis, que jurou proteger o herói a todo custo, vemos um aprofundamento maior na sua psique e como isto acaba se espalhando aos demais.

Ganhando e perdendo em Persona 3 Reload

Se você está louco para jogar Persona 3 Reload: Episode Aigis – The Answer, vale se atentar que o gameplay é mantido e temos poucas diferenças em relação ao material original. O que o público pode sentir logo de cara é o fim do sistema de calendários – não prendendo mais os jogadores nas atividades diárias para prosseguir dentro da campanha.

Isso é explicado dentro da própria narrativa, com os personagens presos em um loop temporal e impedidos de sair do dia 31 de março. Fadados a repetir suas rotinas de forma infinita, eles decidem fazer algo a respeito, conforme um novo labirinto se abre logo abaixo do dormitório deles e revela uma nova personagem – Metis, a irmã de Aigis.

Ou seja, fora da rotina, você pode explorar as dungeons de Persona 3 Reload: Episódio Aigis – A Resposta de forma livre e no seu próprio ritmo. O sistema facilita ainda mais com a possibilidade de sair em qualquer máquina de teletransporte para recuperar seu HP e MP e voltar justamente de onde parou.

No entanto, com isso, muito do que atrai dentro do próprio game é perdido. Não há mais interações sociais com os demais personagens e nem a possibilidade de explorar outros locais e realizar atividades, assim como sequer pode ir muito além do dormitório e dos serviços oferecidos dentro do shopping.

Obviamente que isso traz vantagens e desvantagens. Apesar de você estar liberado para fazer um grinding desenfreado em Persona 3 Reload: Episode Aigis – The Answer, basicamente isso é tudo que pode fazer dentro da experiência enquanto acompanha uma finalização para a saga emocional de cada personagem da S.E.E.S.

A história ao menos se conclui com êxito

Apesar da história de Persona 3 Reload se fechar sem muitas margens para novas aberturas, Episode Aigis – The Answer consegue ampliar a visão que temos sobre os personagens secundários e também nos sentimentos que carregavam ao fim da jornada. Com uma separação do grupo acontecendo, esta é a última aventura deles juntos e podem vivenciar o “luto” que carregam de forma honesta.

Neste aspecto, o conteúdo vale bastante e me cativou bastante. De forma complementar, a inclusão de Metis – que aparece de forma bombástica e causa uma forte primeira impressão – também serve para sacudir um pouco o pacato relacionamento entre os personagens, que questionam mais e desconfiam das suas intenções.

“Não podemos carregar armas, equipamentos e não há sequer uma memória sobre as Forças e Fraquezas de determinados oponentes”

Ainda assim, tenho uma ressalva sobre Persona 3 Reload: Episode Aigis – The Answer que é relacionado aos dados que já existiam no game base e não são utilizados na expansão. Não podemos carregar armas, equipamentos e não há sequer uma memória sobre as Forças e Fraquezas de determinados oponentes.

Este tipo de material poderia ser utilizado facilmente, porém ao que soa é que a Atlus e a SEGA mantiveram cada conteúdo preso dentro de sua própria experiência. Como se fosse um standalone, mas que só pode ser acessado dentro do software principal – com cada um funcionando de forma isolada e sem conexões diretas que não sejam através da história.

O fim de Persona 3 Reload

Não me entendam errado, Persona 3 Reload: Episode Aigis – The Answer tem bastante conteúdo para explorar e também interações únicas, que justificam a presença de um lançamento posterior. A Atlus mostrou mais uma vez o grande cuidado que teve com a sua trama, modernizando alguns fatores para manter a chama da S.E.E.S. viva no coração dos fãs.

A grande questão foram algumas escolhas particulares tomada pela produção, que impedem um aproveitamento maior do universo e acabam tornando este DLC em apenas uma recriação do que foi visto no PlayStation 2. Isto não é necessariamente ruim, mas havia potencial para um material ainda mais completo.

“Confesso que desapontou um pouco”

Já em relação ao desempenho e quesitos técnicos, Persona 3 Reload: Episode Aigis – The Answer mantém a qualidade já conhecida da SEGA e da Atlus, garantindo que não sejam vistos travamentos ou problemas maiores, seja durante a exploração do conteúdo ou nos intensos combates que surgem dentro da experiência.

No fim das contas, o DLC é muito bacana, mas peca em não trazer grandes diferenciais do que é visto no jogo original e trazendo alguns deles até que de forma limitada. Na tarefa de recriar o conteúdo de Persona 3 FES do PS2, eles estão de nota 10. Porém, em explorar esta nova oportunidade e ampliar o potencial que o novo gameplay, sua história e os personagens carregam consigo, confesso que desapontou um pouco.

70 %


Prós:

🔺 A história conclui de forma bem-produzida
🔺 Permite o grinding sem limites
🔺 A inclusão de Metis dá um tempero bom ao grupo central

Contras:

🔻 O DLC é bem limitado em sua proposta
🔻 Se contenta a apenas recriar os eventos vistos no passado
🔻 Não traz nenhuma informação sobre inimigos do jogo-base

Ficha Técnica:

Lançamento: 10/09/2024
Desenvolvedora: Studio Zero/Atlus
Distribuidora: SEGA
Plataformas: PS4, PS5, Xbox Series, PC
Testado no: PS5

Imagem de review de G.I Joe: Wrath of Cobra

Review – G.I Joe: Wrath of Cobra

Marco AntônioMarco Antônio26/09/2024
God of War Ragnarok PC

Review – God of War Ragnarok

Raphael GiannottiRaphael Giannotti25/09/2024

Review – Epic Mickey: Rebrushed

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.23/09/2024