Ao longo dos anos 1990, a Nintendo organizou diversos campeonatos oficiais que giravam em torno dos seus principais lançamentos do Nintendinho. Intitulado Nintendo World Championships, o torneio envolvia uma série de desafios em jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid, garantindo um legado de glória eterna para todas as crianças que conquistassem as maiores pontuações.
A última edição do Nintendo World Championships aconteceu em 2017 e, ao que tudo indica, a Big N não tem mais interesse em organizar esse tipo de evento. Contudo, sua memória ainda vive em Nintendo World Championships: NES Edition, uma nova coletânea do Nintendo Switch que, ao invés de trazer os jogos completos, foca apenas nos desafios que apareciam ao longo dessas competições. Além de divertido, acaba sendo uma excelente forma de conhecer melhor o passado da empresa!
Revisitando os clássicos
É fato que uma coletânea que inclui apenas trechos de jogos do NES não é a coisa mais atraente do mundo – especialmente para os fãs mais ávidos da Nintendo, que certamente já viram esses títulos em incontáveis ocasiões. No Wii U, tivemos duas edições de um jogo chamado NES Remix, cuja proposta era basicamente a mesma! Por isso, o conteúdo do Nintendo World Championships: NES Edition está bem longe de ser inédito.
Ainda assim, quem se der mais uma chance de explorar esses sucessos dos anos 1980 pode acabar se surpreendendo. Esta coletânea reúne desafios de 13 títulos, incluindo todos os Super Mario Bros. do NES, Zelda, Kirby, Metroid e até alguns jogos mais fora da curva, como Excitebike, Kid Icarus e Ice Climbers. Ao todo, são mais de 150 desafios com dificuldade variada que, ao seu próprio modo, nos ensinam a jogar esses games.
A complexidade desses desafios vai variar de acordo com o jogo. Os primeiros sempre beiram o ridículo, como pegar um cogumelo no Mario ou derrotar um inimigo no Zelda; conforme se avança, vamos liberando objetivos razoavelmente mais difíceis. Contudo, a proposta original é sempre a mesma: você precisa concluí-los no menor tempo possível. Seu recorde definirá uma nota, sendo o rank S o mais difícil de conquistar (até mesmo nas fases mais fáceis).
O método para desbloquear novas fases se mantém igual ao do NES Remix, sendo necessário comprá-las com as moedas que desbloqueamos ao concluir outros desafios. Quanto melhor seu desempenho, maior a recompensa, então para conseguir jogar tudo, será preciso superar seus próprios recordes e, inevitavelmente, disputar o modo online. O jogo sempre salva um vídeo do seu melhor tempo em cada desafio e o reproduz lado a lado em novas tentativas, tornando bem fácil identificar onde é possível melhorar.
Com essas moedas, você também pode comprar novos ícones para seu perfil no jogo. Felizmente, não tem nada baseado em loot! Você compra apenas aquilo que realmente quiser. É praticamente uma utopia dos jogos baseados em repetição.
Competição amistosa
Nintendo World Championships: NES Edition conta com um modo singleplayer, um modo online e um direcionado para multiplayer local. A opção de um jogador é onde podemos desbloquear novos desafios e treinar para a competição real, então aqui a disputa é somente consigo mesmo. Contudo, achei que poderiam ter incrementado melhor essa parte do jogo.
Por se tratar de um título baseado em uma competição, foi um erro crasso da Nintendo ter colocado somente um ranking no jogo inteiro. Aqui a disputa só acontece no modo online e não existem rankings específicos para cada tipo de desafio. Dessa forma, ninguém pode se consagrar campeão em uma fase e não existe nenhum incentivo para que os jogadores busquem quebrar os recordes dos outros a longo prazo.
O modo online traz um formato mais dinâmico baseado em divisões, com uma sequência de cinco desafios que muda toda semana. São as mesmas fases disponíveis no singleplayer, porém em uma sequência aleatória; os melhores tempos vão acumulando pontos e conquistando posições mais elevadas no ranking, que é renovado semanalmente. Pode até ser um modo interessante para manter o jogo vivo por algum tempo, mas sem renovação de conteúdo, tende a perder muitos jogadores em questão de semanas.
Já o multiplayer local permite que até oito pessoas entrem em uma disputa com tela dividida, remetendo bastante ao que era o Nintendo World Championships nos anos 1990. Qualquer jogo da Nintendo fica mil vezes melhor quando jogado com amigos e família, então esse modo é muito mais legal do que aparenta.
Por fim, acho que o jogo também carece de um conteúdo extra mais histórico. A própria existência deste título é uma homenagem não somente aos campeonatos, mas também aos primeiros jogos da Big N. Seria muito legal ter uma seção onde fosse possível ver alguns registros relacionados às edições passadas do Nintendo World Championships, relatando campeões e recordes; até mesmo curiosidades dos games presentes já estaria valendo. Infelizmente, não temos nada disso.
De qualquer forma, Nintendo World Championships: NES Edition entrega o que promete: é mais uma coletânea com desafios do Nintendinho. É divertido por um tempo, mas tende a ficar repetitivo muito rápido; felizmente, está sendo vendido por um preço bem abaixo da média na eShop – além de ser o primeiro exclusivo do Switch a receber uma edição especial aqui no Brasil, desde o retorno da Nintendo. Mesmo com suas falhas, ele com certeza já entrou para a história!
Prós:
🔺 Dá vida nova aos principais clássicos do Nintendinho
🔺 Partidas rápidas e viciantes
🔺 O multiplayer local surpreende
🔺 É possível acompanhar um vídeo do seu último recorde enquanto joga
Contras:
🔻 Não possui rankings individuais para cada desafio
🔻 Seu formato certamente não segurará muitos jogadores por muito tempo
🔻 Perderam a oportunidade de adicionar extras históricos
Ficha Técnica:
Lançamento: 18/07/2024
Desenvolvedora: Nintendo, indieszero
Distribuidora: Nintendo
Plataformas: Switch