É impossível falar sobre Monster Jam Showdown sem citar que ele foi uma das maiores surpresas que tive com os games neste ano de 2024. O off-road arcade da Milestone me pegou no salto, apostando que seria mais um daqueles jogos de corrida e com modalidades básicas genérico e entregou uma experiência que beira não a apenas uma das melhores do gênero, mas da indústria gaming destes últimos meses.
O jogo que está para chegar nos consoles PlayStation, Nintendo, Xbox e nos PCs tem a difícil tarefa de se tornar a experiência definitiva com corrida, manobras radicais e os mais diversos modos disponíveis – junto a veículos icônicos, como o Megalodon, Blue Thunder, El Toro Loco e Grave Digger. E vou ser honesto, esta proposta não fica apenas na promessa não. É entregue e com muitos louvores.
Acelerando com Monster Jam Showdown
Um dos pontos que mais chama a atenção em Monster Jam Showdown é no quanto o jogo parece vibrante e repleto de cores. Mesmo com mapas em meio à neve branca, deserto montanhoso e florestas que soariam esquecíveis em outros games, aqui eles enchem de alegria e de vida. Placas, ícones, painéis que podem ser acertados conforme pilota e diversos outros elementos tornam as corridas ainda mais divertidas.
Falando em diversão, isso também está exposto nas inúmeras formas que pode jogar ele e prosseguir dentro dos cenários propostos. As corridas comuns, em Horda, os circuitos em 8 e até mesmo os diversos testes disponíveis não deixam a experiência se tornar maçante – nem por um mísero instante. Mesmo que você passe algum tempo jogando em sequência, notará grandes diferenças nos mesmos trechos e na forma como os explora.
Em Horda, por exemplo, você não precisa apenas ultrapassar os demais carros para se consagrar o campeão. Precisa manter sua posição na frente deles por um tempo para ganhar pontos. A corrida em pistas no formato 8 em Monster Jam Showdown também mostram bem o caos que se torna quando temos basicamente cinco a seis carros no mesmo espaço simultaneamente e vindos de todos os lados possíveis.
Porém, um dos modos mais desafiadores e que te fará dar risada – dos obstáculos e de si mesmo – é o modo em que precisa realizar diversas acrobacias para ganhar pontos e ultrapassar os demais adversários. Com rampas, objetos quebráveis, diversos níveis para que possa levar seu veículo e um tempo curtíssimo, você terá de analisar e tentar realizar uma performance digna do evento. Um spoiler: difícil não acabar com o carro de cabeça para baixo de vez em quando, o que renderá risos enquanto tenta achar a “manobra ideal”.
Diversão não é tudo
São incontáveis os jogos que entregam uma diversão sem igual, mas pecam em outros aspectos. Felizmente este não é o caso de Monster Jam Showdown. Seu desempenho é exemplar e traz exatamente o que esperamos de um jogo do gênero nos tempos modernos: gráficos, comandos e desempenho topo de linha.
Falando em gráficos e no desempenho, me surpreendeu bastante que a experiência traz neve intensa, areia voando para todo o lado, pedaços de carro voando – quando não os próprios veículos – e não vi nenhum travamento ou qualquer queda de sua performance. Os gráficos continuaram belíssimos enquanto assistia surpreso ao que estava em minha tela. Bom, nem preciso dizer o quanto isso tem sido raro nos games, certo?
No entanto, o que me deixou surpreso em Monster Jam Showdown no PS5 foi o uso completo do DualSense, algo que só tinha visto em pouquíssimos jogos. O recurso de som com a roda derrapando ou batidas saindo do controle, além de aproveitarem muito bem o recurso háptico foi uma excelente aposta e agrada muito dentro da experiência.
A realeza nas pistas
Além dos jogadores terem tudo isso em uma qualidade invejável, o número de colecionáveis também é bem extenso e garantirá muitas horas aproveitando tudo para desbloquear o máximo possível delas.
Em Monster Jam Showdown você começa de baixo, com apenas três veículos e poucas opções para personalizar seu perfil. Conforme corre e vence as partidas, vai liberando ainda mais recursos para ter não apenas o carro que seja a sua cara dentro da garagem, mas também banners, imagens de perfil, celebrações, emblemas, frases e tudo o que imaginar para decorar sua imagem.
“Se busca um jogo para se divertir bastante e se tornar o rei ou a rainha das pistas, Monster Jam Showdown é aquilo que tanto esperou”
Também devo adicionar que a trilha-sonora e a acessibilidade estão de parabéns. As músicas não deixam você cair no desânimo durante as partidas, mesmo que você não consiga o tão almejado primeiro lugar no pódio. Já em questão de acessibilidade, o jogo oferece diversas opções para quem está começando na franquia agora e para quem já é experiente nas pistas off-road.
Por fim, tudo o que tenho a dizer é que se busca um jogo para se divertir bastante e se tornar o rei ou a rainha das pistas, Monster Jam Showdown é aquilo que tanto esperou. Se já tinha altas expectativas, é importante ter a noção de que a Milestone as cumpriu; assim como quem não tinha qualquer esperança – como eu – se surpreenderá bastante com tudo o que eles têm a oferecer e aproveitará bastante.
Prós:
🔺 Extremamente divertido
🔺 Há vários modos e veículos para curtir
🔺 Seus gráficos e desempenho são exemplares
🔺 A trilha-sonora não deixa desanimar
🔺 Excelente uso do DualSense
Contras:
🔻 Me fez ter vontade de ir atrás de um Monster Truck
Ficha Técnica:
Lançamento: 29/08/2024
Desenvolvedora: Milestone
Distribuidora: Milestone
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC
Testado no: PS5