Skip to main content

Os jogadores estão bem servidos quando o tema é jogos de kart, pois há várias opções como: Mario Kart 8 Deluxe, Crash Team Racing Nitro-Fueled, Team Sonic Racing, Nickelodeon Kart Racers, tem até o não tão delicioso All-Star Fruit Racing e quando pensamos que já temos o suficiente para saciar nossa sede por corridas malucas, somos surpreendidos com Meow Motors que para a alegria dos gateiros de plantão, traz gatinhos fofinhos como pilotos desta competição.

Meow Motors é um jogo de corrida de karts com características semelhantes aos demais jogos deste gênero, porém vai além apresentando mecânicas que proporcionam desafios diferentes e talvez até um pouco mais exigentes. Mesmo assim proporciona muita diversão com suas pistas malucas, power-ups cheios de criatividade e um visual extremamente encantador que certamente vai te deixar apaixonado por gatos.

Ronronando com os motores

De cara Meow Motors vai te cativar através do seu modo história, onde a narrativa acontece pelos belos quadrinhos animados, mostrando que essa competição está cheia de mistérios e que você precisa fazer aliados, se tornar um excelente piloto dominando power-ups para finalmente superar o grosseiro Mestre Duke. Os campeonatos envolvem 3 tipos de circuitos: Corrida, onde vence aquele que chegar em 1° lugar; Drift onde é necessário derrapar pela pista para atingir uma determinada pontuação em um tempo específico; e Mata-mata que te coloca em uma difícil tarefa de eliminar os outros felinos para vencer.

Imagem do jogo Meow Motors
Como assim? Meu nome não é “Desce daí”…

A pontuação em todos os modos é baseada em estrelas, desta forma você terá 3 chances para progredir nas corridas, o que incentiva o replay das partidas para tentar conseguir completar todas as estrelas. As estrelas vão te recompensar com novos karts, pilotos e power-ups, há uma boa quantidade de itens para desbloquear. Os power-ups são muito criativos como: chicletes que te prendem por algum tempo na pista, canhão de tubarão que joga um baita peixe no seu oponente e muitos outros que criam uma verdadeira e divertida bagunça pela pista.

Os power-ups estão espalhados pelas pistas, como já estamos acostumados a ver nestes jogos, porém a diferença é que aqui os itens não são secretos e os ícones vão indicar sua função. Você pode tentar coletar especificamente aquele que achar mais eficaz contra seus inimigos ou decidir entre pegar um power-up de defesa ou reparo para o seu kart. Isso permite que o jogador crie estratégias já que, por mais que a corrida seja frenética, você pode tentar atrapalhar seus oponentes pegando o item de reparo só para impedir o conserto de seus carros para que permaneçam lentos.

Se você não estiver afim de conferir a campanha de Meow Motors e ir direto para o multiplayer, deve saber que não terá acesso a todos os karts, pilotos e power-ups, tendo apenas algumas opções. Isso torna o jogo um pouco limitado no início, mas basta jogar a campanha – que felizmente é bem divertida – para desbloquear todo o conteúdo.

Imagem do jogo Meow Motors
Corrida com câmera side-scroller?

Os karts são bastante estilosos e diferentes entre si, porém infelizmente eles não possuem opções de customização, permitindo apenas a troca de suas cores. Já os gatinhos com toda sua fofura, infelizmente estão limitados a seu único modelo. Seria maravilhoso se houvessem mais itens como skins para estes pilotos e acessórios para os carros, nem precisaria interferir como melhorias para os veículos, só como cosméticos já ajudaria a aumentar radicalmente o nível de replay do jogo.

Meow Motors tem 3 níveis de dificuldades para as competições e elas são bem balanceadas, a IA consegue ser desafiadora sem ser injusta, isso te obriga a conhecer os veículos e também os próprios pilotos. Todos os Karts podem ganhar velocidade através do nitro ou liberar petróleo para deixar a pista escorregadia, o interessante é que os pilotos possuem diferenças entre si. Lily por exemplo, solta óleo escorregadio por mais tempo, outro pode ter maior duração de nitro ou ser mais resistente. No fim, você pode combinar personagens e power-ups para se tornar um piloto rápido e poderoso.

Imagem do jogo Meow Motors
Sharknado!?

O gato comeu a própria língua?

Mesmo que tudo funcione bem, às vezes parece que a física dos carrinhos falha e é como se apenas escorregasse pela pista sem peso nenhum, talvez o efeito sonoro pouco destacado dos motores ou a falta de vibração nas curvas evidenciam essa sensação. Mas se a física é um pouco estranha, por outro lado Meow Motors compensa com uma mecânica muito interessante onde os karts podem ser danificados durante a corrida, algo que também ajuda a fortalecer o desafio. Os estragos diminuem sua velocidade e podem chegar ao ponto de ter que resetar seu kart te fazendo perder posições, mesmo assim não dá pra ficar nervoso, pois as animações dos karts com problemas são hilárias, onde as placas ficam meio soltas, os pneus frouxos ou alguma outra peça chacoalhando enquanto você tenta o mais rápido possível encontrar o item de reparação.

Para deixar essa corrida mais animada não poderia faltar uma bela trilha sonora, Meow Motors não desaponta, são diversas músicas muito gostosas de ouvir que mantém o clima divertido e sempre bem alegre, inclusive são diversos cenários e todos eles possuem sua composição de fundo. Mesmo com tudo isso ainda faltam efeitos sonoros, há efeitos para os power-ups, drift, entre outros porém, infelizmente o Meow é só no título do jogo, pois os gatos não miam o que é bem triste, imagina o quão divertido seria quando os gatos batessem um nos outros e soltassem aqueles chiados, ou miassem para comemorar a vitória, isso tornaria os pilotos ainda mais atraentes.

Imagem do jogo Meow Motors
Iti Malia que linda!

Além dos miados, poderiam haver alguns efeitos como quando chegamos na última volta. Isso pode parecer cliché, mas acelerar a música ou colocar algum efeito visual é um bom método de dizer aos jogadores que corrida está chegando ao fim, inclusive a própria interface não ajuda na identificação da sua posição, pois ela é pouco destacada. O mapa que acompanha a partida também não é muito intuitivo, ficando pior no multiplayer, onde a interface é menor. Outro ponto é que alguns textos surgem na tela com uma fonte básica e na cor branca, que passam despercebidos, isso acontece na última volta e muitas vezes nem percebemos que estamos terminando a corrida.

Jogar com amigos em tela dividida é sempre uma festa rendendo muitas risadas e discussões, neste modo Meow Motors te deixa escolher power-ups, circuito e quantidade de oponentes. Se você colocar todos os power-ups em uma só fase, prepare-se para uma verdadeira zona de guerra: tiros e efeitos visuais surgem de todos os lados, tanto dos amigos, quanto da IA que também usa e abusa dos poderes, fazendo a corrida ser bastante frenética.

Imagem do jogo Meow Motors
Não tem como não se encantar com esse visual.

Alguns ajustes ainda são necessários – como a renderização, bugs de câmera e interface. Mas com o visual e suas ideias, só o que falta para Meow Motors ser tão bom quanto os demais jogos do gênero é um bom modo online.

Os pequenos problemas não atrapalham a diversão, na verdade o jogo é surpreendente: mesmo sendo uma produção indie, seu visual e trilha sonora são encantadores e a variação de karts, gatos e fases é boa. O charme seria ainda maior com mais ousadia nos circuitos, customização, efeitos sonoros e animações (como chacoalhar a cabeça quando o gato passa debaixo de uma cachoeira, por exemplo). De qualquer forma, gostando ou não de felinos, esse jogo vai te fascinar.

SCHiM

Review – SCHiM

Diego CorumbaDiego Corumba15/07/2024
Imagem do review de Anger Foot

Review – Anger Foot

Marco AntônioMarco Antônio11/07/2024