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Finalmente o terceiro episódio de Life is Strange 2 chegou! Aposto que, assim como eu, muitos estavam ansiosos para saber o que viria após o desfecho do segundo episódio já que, independente das nossas escolhas, os irmãos tiveram que fugir novamente. Agora estamos escondidos numa área florestal da Califórnia e, para continuar o caminho até Puerto Lobos, Sean e Daniel precisam trabalhar ou encontrar uma forma de obter dinheiro para essa longa e difícil viagem.

O Episódio 3, Wastelands, traz a continuação da história dos irmãos Diaz que após o incidente em Seattle estão tentando fugindo para a terra natal de seu falecido pai. Este episódio traz algumas consequências significativas das suas escolhas anteriores, além do ambiente não ser nada favorável para nenhum dos personagens – especialmente para Daniel, que é uma criança, então esteja certo de que diferente da segurança que havia na casa dos avós, este lugar reserva muitos perigos. Ainda assim, os irmãos se sentem livres e protegidos na companhia de seus novos amigos.

Relembrando o passado para lidar com o presente

O capítulo começa com uma lembrança de 3 meses antes do incidente em Seattle, apresentando o relacionamento difícil entre os irmãos. Daniel é uma criança que quer atenção enquanto Sean é um adolescente que procura privacidade. No fim das contas, as cenas acabam mostrando que embora as circunstâncias sejam diferentes, os irmãos já passaram por situações parecidas com as quais vão vivenciar neste episódio e talvez essa seja uma maneira de dar dicas ao jogador sobre uma das possibilidades de como lidar com seu irmão neste momento.

Imagem do jogo Life is Strange 2 – Episódio 3: Wastelands
Parece que finalmente chegamos ao acampamento prometido no primeiro episódio.

De volta ao presente, se passaram 2 meses desde os acontecimentos em Beaver Creek. De lá pra cá os irmãos seguiram para o sul, novamente sem ter onde ficar e sem dinheiro para seguir viagem. É preciso então encontrar algum trabalho, mas como fugitivos poderiam ser empregados? A única saída foi render-se a propostas autônomas e a ajuda veio com o reencontro com Cassidy e Finn – os hippies que encontramos no segundo episódio. Eles não só arranjaram um emprego para a dupla como conseguiram um local para que pudessem descansar.

Seria legal dizer que esses acontecimentos foram em gameplay, desde as primeiras tentativas de encontrar um trabalho até o reencontro com a dupla de hippies. No entanto, esses momentos são contados através das anotações no diário de Sean e na verdade a jogatina começa com os personagens já alojados neste acampamento, onde você também vai dar de cara com novos personagens.

Aqui todos guardam histórias com motivações interessantes, mas como de costume, para que você os conheça será preciso um bom tempo de diálogo com todos. Caso sinta-se perdido, Sean dá indícios de como as coisas funcionam através de seus pensamentos e isso vai ajudá-lo a se manter atento aos objetivos do jogo.

Imagem do jogo Life is Strange 2 – Episódio 3: Wastelands
Cassidy ou Chloe? Difícil saber quem tem mais estilo.

Sean tem feito novas amizades e dado menos atenção para Daniel, o que tem deixado o garoto aborrecido, mas ele pode estar ainda mais nervoso dependendo das suas escolhas feitas até aqui – que foi o meu caso! Isso pode tornar o relacionamento dos irmãos ainda mais difícil, trazendo maior peso em suas escolhas neste momento – ainda mais porque Daniel pode cobrá-lo de suas decisões anteriores, te fazendo refletir a todo momento se foram boas escolhas. Com isso em mente, este episódio de Life is Strange 2 faz o jogador decidir quais são as prioridades agora, tendo em vista que ambos os garotos precisam de atenção.

Seguindo as regras rigorosamente

Uma coisa que pode incomodar neste terceiro episódio de Life is Strange 2 é o pouco uso dos poderes de Daniel para atividades secundárias, pois por mais que não seja seguro e quebre as regras, seria uma forma de criar outras consequências para os futuros episódios. Na prática, o que acontece aqui é bem pouco em relação ao que vimos anteriormente e até mesmo sem o uso dos poderes. Há poucas interações paralelas, o que dá a impressão de que esse seja o episódio mais curto desta temporada.

O trabalho nada seguro envolve o plantio e cultivo de maconha e isso é no mínimo preocupante, pois envolve adolescentes e pior: uma criança de 9 anos! Mas por mais que o emprego não seja confiável, ele é necessário. Infelizmente, a execução do trabalho em si acontece apenas uma vez através de um minigame e a interação, além de ser bem simples, é rápida e novamente não faz uso dos poderes de Daniel, o que é bem triste.

Imagem do jogo Life is Strange 2 – Episódio 3: Wastelands
Olha só onde esses garotos foram se meter.

Mesmo que haja itens escondidos, exigindo atenção aos diálogos ou ações para encontrá-los, o episódio parece acontecer bem rápido, mas se por um lado isso decepciona, por outro tudo pode ter uma intensidade tão surpreendente que te faz dar um desconto nesta curta duração. Serão momentos que podem te envolver profundamente com os personagens e proporcionam uma experiência ainda mais instigante do que os episódios anteriores.

Algo interessante que acontece aqui é a atenção dada aos sentimentos e relações de Sean com as outras pessoas, afinal ele também está em um processo de superação e aprendizado. É através destas relações que passamos a conhecer sutilmente os interesses do adolescente e isso claramente vai influenciar no comportamento de Daniel, o que mantém uma pressão enorme nos momentos em que você precisa tomar as decisões.

Senti falta dos momentos reflexivos onde podíamos admirar o ambiente e ouvir uma boa música. Estes momentos parecem ter sido substituídos pelos desenhos de Sean, que são agradáveis, mas ainda são um tipo de interação simples. Poderia ter algo um pouco mais elaborado, como o jogo de tabuleiro visto no segundo episódio.

Imagem do jogo Life is Strange 2 – Episódio 3: Wastelands
Cada um desses personagens são cativantes e possuem boas histórias.

Ignorando o ritmo acelerado e alguns momentos previsíveis, a progressão da narrativa de Life is Strange 2 (que é o foco deste jogo) continua indo muito bem, proporcionando surpresas interessantes e mantendo a abordagem sutil, mas muito bem-vinda sobre as complexidades das relações sociais. Tanto é que no menu inicial, em letras miúdas, há uma pequena mensagem de apoio que oferece ao jogador um link para conversar, caso o mesmo se identifique com algum dos assuntos apresentados no jogo. Sem dúvidas isso é uma atitude muito legal da desenvolvedora.

O episódio também traz novas músicas licenciadas que são muito boas e além do visual continuar muito bonito, desta vez não ocorreram erros como NPCs surgindo no meio do cenário e outros que possam incomodar sua jogatina.

O desfecho de Wastelands pode te deixar boquiaberto e com certeza ansioso pelo próximo episódio de Life is Strange 2, pois seja qual for o rumo que você decidir seguir, não fica visível quais serão as consequências das suas últimas decisões e isso é realmente atormentador. Mas não há outra maneira se não esperar até agosto, quando será lançado o quarto episódio desta temporada.

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