A jornada de Sean e Daniel Diaz continua neste segundo episódio de Life is Strange 2. Após os momentos preocupantes do primeiro episódio, os irmãos agora terão que enfrentar as dificuldades durante o inverno e, com Daniel adoecido, o caminho até Puerto Lobos pode ser mais extenso. Esse episódio traz grandes surpresas apresentando novas personagens e outras já conhecidas.
Life is Strange 2 – Episódio 2: Rules mantém o clima tenso, desolado e poucas vezes você se sentirá seguro. Alguns momentos que deveriam ser marcantes podem falhar enquanto que em outros podem te chocar inesperadamente. O uso dos poderes de Daniel agora possuem um peso maior na narrativa: por mais que ele já saiba como usá-lo, deverá seguir restritamente as regras para manter essa habilidade em segredo.
As responsabilidades dos grandes poderes
Já está claro que Daniel possui um poder sobrenatural, embora ambos os irmãos não entendam como funciona, nem se há relação com a doença que Daniel vem apresentando. Embora isso possa ajudá-los neste momento de fuga, Sean insiste em manter segredo para que as pessoas não se assustem e coloque os dois em risco. Assim é estabelecido algumas regras para uso do poder que envolve não utilizar, não contar para outras pessoas e fugir de qualquer situação de perigo. Dito isso, a habilidade só pode ser utilizada se não houver outra saída.
Como Sean não tem poderes, você não poderá usar essa habilidade a qualquer momento como acontecia com os poderes da Max no primeiro título, mas mesmo sem poderes a sua responsabilidade é extremamente grande. É você quem deverá cuidar do garoto para que ele não use o poder de forma errada, refletindo sua influência nas coisas que diz e decide para Daniel.
Mesmo sem controlar o poder diretamente, você terá que tomar decisões difíceis e saber quando é o momento certo para pedir que Daniel use suas habilidades e quando repreendê-lo por um uso indevido. Isso irá desencadear diversas situações durante a história e é o que realmente chama atenção em Life is Strange 2. Conforme as consequências de suas ações você percebe que a menor das brincadeiras pode trazer situações completamente inesperadas, te fazendo sentir o peso de suas escolhas.
As ações do episódio anterior se mantêm aqui, como a quantidade de dinheiro que lhe resta, os itens que você coletou, os efeitos do seu relacionamento com Daniel, onde o mesmo pode falar palavrões caso você não o tenha repreendido e até mesmo os relatos das recentes ocorrências pelos quais os garotos passaram no início de Life is Strange 2. Algumas dessas ações podem dificultar ou facilitar a convivência no novo refugio dos garotos, além de influenciar na obediência de Daniel.
Descobrindo a real fonte dos poderes de Captain Spirit
Você também será surpreendido com a aparição do carismático Captain Spirit. É neste episódio que vemos a queda de Chris da casa da árvore por outro ângulo e, por ser uma cena importante, talvez devesse ser mais impactante, o que infelizmente não acontece. Não há sequer uma das belas composições tocando de fundo, mas, de qualquer forma, é um momento interessante já que Chris está do jeito que deixamos durante as aventuras de Captain Spirit.
No review de The Awesome Adventures of Captain Spirit eu havia mencionado que algumas das escolhas poderiam moldar o futuro da narrativa em Life is Strange 2 e de fato isso é perceptível, tanto pela fantasia do Chris (que é a mesma que você cria) quanto por suas ações realizadas como organizar ou não a casa ou explodir o boneco de neve. Essas e outras decisões podem ser citadas neste episódio e podem trazer algumas consequências, embora nada muito profundo até o momento.
O visual continua espetacular e é acompanhado de novas músicas licenciadas que te envolve completamente na narrativa, proporcionando fortes emoções e preocupações também. No entanto este episódio apresenta alguns erros de iluminação e NPC surgindo aleatoriamente com bastante frequência. Não é algo que atrapalhe a experiência, mas pode ser um pouco incômodo.
Em alguns momentos você será obrigado a tomar decisões que talvez você não queira e isso não deveria ocorrer. Um exemplo disso acontece quando for preciso comprar um presente de natal para Daniel e, caso você não tiver dinheiro suficiente, você é obrigado a roubar para prosseguir na narrativa. Não dá pra simplesmente deixar o garoto sem o presente. Eu não tinha dinheiro e sinceramente não queria ter que roubar.
Assim como no primeiro, o segundo episódio de Life is Strange 2 possui alguns coletáveis que você pode encontrar enquanto progride. Mas caso não encontre todos, você pode refazer cada capítulo do episódio sem afetar suas escolhas para tentar encontrá-los. Alguns deles envolve momentos em que Sean faz desenhos de observação, em outro pode jogar tabuleiro com Daniel. Embora sejam poucos, são novos meios de interação e que são bastante agradáveis.
Até o momento Life is Strange 2 está indo muito bem, mantendo a mesma fórmula com algumas novidades aqui e ali. A narrativa continua promovendo representações sobre questões sociais importantes de maneira singela, mas é muito bem elaborada e te deixa preso do começo ao fim.
Esse episódio está repleto de acontecimentos surpreendentes que podem ser realmente chocantes, mas tudo depende da forma como você vai jogar. O game também apresenta personagens que provavelmente serão vistas nos próximos episódios, pois a jornada continua e ambos os irmãos estão cada vez mais fortes. Eles sabem o quão importante é respeitar as regras e utilizar os poderes nos momentos certos. Agora resta saber o que a estrada lhes reserva até Puerto Lobos.