Um dos papéis de pai é fazer certos “sacrifícios” para deixar os filhos felizes, como levar ao cinema para ver seus personagens preferidos. Mas dessa vez preciso admitir que quebrei a cara. LEGO NINJAGO Movie Video Game é um desenho bem interessante, divertido até para adultos rabugentos como eu, e era mais do que óbvio que viraria um game disso.
Seguindo a tradição, LEGO NINJAGO Movie Video Game (título maluco, eu sei) é mais um título da longa linha de jogos baseados nos brinquedos de montar. Segue de maneira bastante fiel o filme em que se baseou e também consegue entreter, principalmente no co-op, quem se dispõe a passar um tempo lutando Spinjitzu.

Spoiler alert!
Como falei acima, o jogo segue passo a passo o que acontece no filme. As cutscenes, inclusive, são retiradas diretamente da película. Então se você é daqueles que não curte spoilers e quer ser surpreendido quando vai ao cinema, deixe para jogar depois de assistir.
A história conta a aventura do grupo de ninjas treinados pelo Mestre Wu e sua luta contra Garmadon, que todo dia tenta invadir e dominar a cidade de Ninjago. Durante esta aventura, precisamos avançar pelos capítulos das oito diferentes localidades e unir o grupo para liberar os poderes do Spinjitzu. Para cada uma dessas oito localidades existe um Challenge Dojo diferente, onde podemos treinar nossas habilidades e evoluir cada um dos ninjas que podemos usar para lutar.

Estilo LEGO conhecido, mas com novidades
Aqui não há muita diferença em relação ao que já conhecemos. A Traveller’s Tales mantém a velha fórmula que já existe há bastante tempo nos games dessa franquia. A ideia é sair explorando e enfrentando todos os adversários que aparecerem pela frente, seja na porrada ou até mesmo em combates aéreos. Cada um dos seus personagens possui uma característica única e habilidades que são importantes em determinado ponto da aventura.
Também estão presentes os velhos puzzles, mas não espere nada muito elaborado pois o objetivo aqui é agradar o público infantil. Pensando exatamente nesse tipo de jogador que na série LEGO seus personagens não morrem: eles desmontam e, em seguida, voltam a aparecer exatamente onde estavam.

A grande novidade dessa vez é o modelo que criaram para que possamos evoluir nossos ninjas. Como já citei, explorar é importante, e a medida que vamos achando novos itens e colhendo peças, vamos liberando novos lutadores. Além disso há uma árvore de evolução para as habilidades. É necessário acumular os studs, as peças de LEGO, para depois escolher novos golpes, evoluir os lutadores e aprender novos movimentos. Isso cria um pouco mais de complexidade ao jogo, mas nada que atrapalhe a molecada.
O visual segue o mesmo padrão de sempre: não é nada espetacular, mas é bonitinho. Infelizmente notei queda de frame rate no meu Xbox One, principalmente durante as batalhas aéreas e quando haviam muitos elementos ao mesmo tempo na tela. Também foi possível ver alguns probleminhas nos gráficos aqui e ali, mas nada comprometedor. Pode ser mais um caso de adiantar o lançamento para aproveitar a onda do filme e assim não terem tempo suficiente para um polimento.

As animações dos personagens são boas e os golpes reproduzidos fielmente ao longa-metragem. Mas o mais legal é que tudo está em português do Brasil, inclusive as falas, e isso agrada em cheio o público alvo.
Como acontece em todos os outros títulos, jogar em modo cooperativo é muito melhor. Para quem tem filhos, como eu, é diversão garantida. O mais velho jogou comigo o tempo todo, sempre me dando dicas e esporro quando eu fazia besteira. Isso serviu para que as partidas fossem muito mais animadas.
A criançada se amarra
Novamente, preciso fazer uma ressalva. LEGO NINJAGO Movie Video Game é voltado para o público infantil e é justamente pensando nessa proposta que o avaliei. Não adianta querer complexidade do jogo; isso provavelmente assustaria a faixa etária que a Warner Bros. Interactive Entertainment quer atingir.

Pensando na jogatina descompromissada, o objetivo foi atingido de forma bastante compensadora. A diversão é imediata, desde o primeiro minuto, e dura até após completarmos a história principal, já que podemos continuar explorando a cidade e descobrindo novos segredos. Portanto, seja você um marmanjo ou não, corra atrás deste game que vale a pena!