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Reviews

Review – Kingdom Eighties

Muita diversão, nostalgia, pixel art e estratégia para vencer a Ganância

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A franquia Kingdom, criada pelas mentes geniais de Thomas van den Berg e Marco Bancale, atinge um novo patamar com a chegada de Kingdom Eighties. Publicado pela Raw Fury, este é um divertidíssimo jogo de estratégia e gerenciamento de recurso, que consegue criar uma nova experiência pela imersão oitentista.

Como se a Netflix tivesse perdido a melhor oportunidade de ter um jogo (bom de verdade) da série Stranger Things, os desenvolvedores da Fury Studios conseguiram trabalhar numa boa narrativa com uma roupagem temática atrativa, visual pixelado muito carismático, gameplay simples e inteligente, além de divertido e desafiador.

De volta aos anos 80

Esqueça o estilo medieval de Kingdom: Two Crowns, pois após 10 anos do surgimento como um jogo de Flash, a franquia chega à Kingdom Eighties quase como uma carta de amor aos nostálgicos. Enquanto o jogo de 2018 segue recebendo atualizações e DLC, este lançamento tem uma nova abordagem com o melhor dos anos 80 americano, com muito neon, bicicletas e diversas referências da cultura pop.

Kingdom Eighties
No fim das contas a criançada é quem salva o dia

Durante as férias de verão no Camp Kingdom, você assume o papel do Líder e precisará contar com o apoio das crianças para enfrentar as estranhas criaturas roxas, que surgem por conta da Ganância. Começando com o resgate de uma canoa para ir até a cidade, passando pela escola, parque de diversão, polícia, pista de skate e shopping, você contará com o apoio do Campeão, Engenheira e o Feiticeiro, todos com suas inseparáveis bicicletas e diferentes habilidades, para descobrirem o mistério por trás da Coroa da Criação e qual ligação a família do protagonista possui com tudo isso.

A narrativa é direta e simples, mas muito competente e pontuada a cada fase com uma sequência animada que parece ter saído dos desenhos que passavam na televisão todas as manhãs. Tudo com muito estilo e carisma, a sua equipe ficará completa ainda no segundo capítulo, para testar sua estratégia na terceira fase e partir para a sequência final, com desafios que exigirão muita administração de recursos.

O Líder é o responsável por recrutar e direcionar a exploração, sempre lateral em um cenário 2D, utilizando moedas para atribuir papéis de construtores ou soldados às crianças que vagam pelas fases. Expandindo sua base, cortando árvores e alcançando novos pontos delimitados por cones, você logo chegará às extremidades da esquerda e direita dos cenários, conseguindo completar todas as missões da fase.

Kingdom Eighties
Uma mera coincidência com o Upside Down de Stranger Things

Para adquirir moedas, você precisará melhorar locações para as crianças “trabalharem” e gerarem moedas, que vão permitir executar as ações ou construir proteções e armas, além de melhorar sua base para ter acesso aos recursos necessários para a missão principal. Com apoio do Campeão, evolua até poder construir sua lixeira para ele carregar seu carro chefe, que servirá como tanque para defender e avançar rumo à vitória, movimentando seu exército até o ponto final de cada capítulo.

Em busca dos itens e tentando descobrir como derrotar a Ganância, você poderá contar com a Engenheira para consertar sua lixeira e armas utilizadas na defesa do seu território, enquanto o Feiticeiro será o responsável por construir um robô gigante, ao melhor estilo Número 5 do filme “Short Circuit – O Incrível Robô”, ou demais sistemas de defesa. O mais importante é poder contar com todos os três para defender o líder enquanto estiverem com suas bicicletas, atacando as criaturas e jogando para longe.

Defendendo o mundo com apenas dois botões

O grande mérito dos desenvolvedores foi fazer com que Kingdom Eighties funcionasse apenas com dois botões: um para utilizar moedas e outro para a habilidade do Líder enquanto pedala sua bicicleta. Esta última reserva uma surpresa divertida, pois cada bicicleta possui um estilo, inclusive com referência ao filme ET, de Steven Spielberg, fazendo você voar pela tela.

Kingdom Eighties
Customize o seu emblema com ícones ainda mais nostálgicos

Você poderá interagir com praticamente todos os itens, personagens e locações, gastando ao menos uma moeda para que sigam com suas tarefas, atacando ou defendendo, realizando tarefas em busca de recursos, melhorando estruturas e expandindo seu “reino”, sempre seguindo as ordens do Líder.

A jogabilidade simples exigirá muita estratégia, pois todo começo será um desafio maior, fazendo com que a curva de aprendizado e evolução seja um pouco longa. Talvez este cause o principal ponto negativo do jogo, pois Kingdom Eighties repete o looping de desenvolvimento em todas as fases e pode se tornar monótono. Algumas situações são criadas para evitar a repetitividade, além da boa variedade de inimigos, mas é inevitável a sensação de fazer mais do mesmo em todos os capítulos.

Os desenvolvedores conseguiram fazer com que o jogo evoluísse conforme seu aprendizado e prática, porém a etapa de preparo durante os dias para se defender dos ataques à noite, vão se estendendo por cada vez mais dias. Dentro desse ciclo, que mistura um pouco de Tower Defense com RTS, os recursos são muito bem caracterizados e apoiam na imersão durante a jogatina.

Kingdom Eighties
Com muitas referências, a pixel art e a trilha sonora dão show!

Diversas referências também engrandecem o estilo oitentista, que não fica apenas no visual, mas nos leva de volta à infância de todos que viveram durante os anos 80 e 90, com cenários coloridos e vivos. Desde “De volta para o Futuro” e “Goonies”, com a inevitável comparação ao Upside Down de Stranger Thins, à Main Street, Arcade e até a Toy R Us, tudo com um quê de D&D, a nostalgia está em todos os lugares em que o Líder vá, seja para esquerda ou direita.

A trilha sonora do jogo, composta por Andreas Hald, abusa dos sintetizadores para apoiar na imersão, caso alguém duvide do talento dos desenvolvedores em criar cenários muito detalhados, coloridos e que “sofre” com a Ganância, para auxiliar nos controles simples e você sentir o que realmente está acontecendo. Todos os elementos em tela servem para guiar você em busca da verdade sobre o mistério da Coroa, que está ligada diretamente ao Líder, e foi encontrada abaixo do shopping New Land Malls.

Kingdom Eighties é um excelente título para quem busca uma boa dose de estratégia, além de ser uma porta de entrada para quem deseja conhecer a franquia ou um nostálgico em busca da temática dos anos 80. Com legendas em português, cinco níveis de dificuldade, customização para a bandeira do seu acampamento e muito carisma em tudo que propõe em aproximadamente 10 horas de jogo, este é um lançamento interessante e divertido.

Kingdom Eighties
Diretamente das manhãs de domingo, da sua TV para o PC em 2023

Com a Raw Fury encarando este lançamento como uma expansão standalone, estarei na torcida para que os desenvolvedores continuem trabalhando em novos conteúdos para este jogo e, quem sabe, ele tenha potencial para ganhar um modo cooperativo ou DLC, assim como aconteceu com Kingdom: Two Crowns.

Prós

  • História interessante com boa construção narrativa
  • Diversas opções de dificuldade para balancear o desafio
  • Controles simples favorecem a jogabilidade
  • Trilha sonora muito competente
  • Jogo com belíssima pixel art

Contras

  • Looping de desenvolvimento repetitivo
  • Infelizmente o jogo é muito curto

Nintendo

Review – Born of Bread

Encarne um protagonista feito de pão e salve o mundo das garras do caos

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Já houve uma época em que a internet surtou com um jogo em que controlávamos um pão de forma, então acredito que Born of Bread tem potencial de sobra para se tornar um dos títulos favoritos do ano para os amantes de pães. O indie da WildArts Studio tem fortes inspirações em Paper Mario, tanto no visual quanto no gameplay, mas consegue ser autêntico o suficiente para ganhar nossa simpatia de imediato.

Misturando elementos de aventura com RPG, Born of Bread nos coloca em uma jornada repleta de fantasia, personagens carismáticos e um humor bem leve, daqueles que nos tiram umas risadinhas naturalmente. Não é aquele tipo de jogo que chama a atenção logo de cara, mas quanto mais nos aprofundamos naquele mundinho, mais apaixonante ele se torna.

O pãozinho da profecia

O jogo começa quando um grupo de arqueólogos acaba libertando um mal há muito emprisionado, trazendo de volta à vida diversas criaturas sedentas por caos. Ao mesmo tempo, o padeiro real de um certo reino acidentalmente cria um golem de pão após fazer uma receita mágica, trazendo nosso protagonista Loaf para a história. Após serem derrotados por essas figuras misteriosas, a dupla se vê forçada a partir em uma jornada para salvar seu lar e cumprir uma profecia de milhares de anos.

Até os NPCs conseguem ser carismáticos neste jogo

Apesar das grandes semelhanças com Paper Mario, ainda acho que Born of Bread se assemelha muito mais a Super Mario RPG. A história é repleta de diálogos bobos, mas muito bem-humorados, além de contar com personagens cheios de personalidade. É muito divertido acompanhar as interações entre eles – o que pode até surpreender em determinados momentos, já que o jogo também aborda alguns temas mais adultos nas suas entrelinhas.

O visual é inegavelmente semelhante aos jogos do Mario de papel, trazendo um 2.5D que mistura cenários tridimensionais com personagens 2D. Todos os mapas contam com uma profundidade que nos permite explorar diferentes planos, enquanto seus elementos são 3D. Apenas os seres-vivos desse mundo são “feitos de papel”, o que traz um certo charme para o estilo artístico do jogo.

Todos os cenários conseguem ser um colírio para os olhos!

Jogar Born of Bread é como assistir a uma animação interativa, pois ele tem todos os requisitos necessários para nos cativar rapidamente: cores vivas, elementos desenhados a mão, personagens estereotipados e muita descontração. A trilha musical também não fica atrás, coroando esse conjunto com faixas envolventes e dignas de uma clássica história de jornada do herói.

Tudo no seu tempo

Apesar da franquia Paper Mario também contar com um combate estratégico em turnos, as mecânicas vistas em Born of Bread acabam ficando mais próximas de Super Mario RPG, novamente. As batalhas seguem o padrão clássico dos RPGs de turno, mas com algumas diferenças relevantes que tornam o jogo mais original.

Aqui, todo tipo de ataque ou arma possui um timing diferente. Ao acertarmos esse tempo, o golpe sai mais forte e somos recompensados recuperando alguns pontos de ação. Da mesma forma, é possível acertar um timing para se proteger de um ataque inimigo e coisas do gênero. A diferença é que toda variação de ação ofensiva traz um pequeno minigame diferente, que em sua maioria envolve apertar o botão no momento exato ou macetá-lo até encher uma barrinha de poder.

Cada ataque envolve um tipo de QTE diferente

Essas mudanças na dinâmica dos golpes deixa o combate bem mais envolvente e menos automático. Arrisco até a dizer que essa mecânica é até melhor do que a vista em Super Mario RPG, pois lá o timing consiste mais na base da adivinhação e “tentativa e erro”. Aqui, temos total noção do que é necessário fazer para acertar o tempo, bastando apenas se acostumar aos diferentes minigames e Quick Time Events.

Outra particularidade bem interessante desse combate é a possibilidade de fazer streams das batalhas. Aqui, o jogo simula uma live em que espectadores fictícios começarão a comentar seu desempenho e pedir alguns movimentos específicos. Ao satisfazê-los, podemos ganhar alguns bônus no final do confronto, então acaba sendo uma ideia criativa para tornar as batalhas menos repetitivas e mais instigantes.

A mecânica de livestream nos incentiva a testar coisas novas em combate

As habilidades que desbloqueamos em combate também nos serão úteis durante a exploração, pois existem diversos caminhos e áreas que estarão bloqueados de início. Bebendo um pouco da fonte dos metroidvanias, Born of Bread tem sua parcela de backtracking e incentiva os jogadores a revisitar mapas antigos para encontrar itens que ficaram para trás. Nem sempre é recompensador se preocupar com isso, mas é uma boa desculpa para quem quer fazer sua experiência render ainda mais.

Minha única crítica realmente relevante é que o jogo inevitavelmente pode se tornar enjoativo com o tempo, algo que acontece até com Paper Mario, devido à rotina de diálogos, exploração e combate. A campanha não foge muito disso, mas também não falha em nos divertir do início ao fim – ainda que em menor escala mais perto do final. Born of Bread definitivamente é uma das maiores surpresas do ano e mais um título de destaque em meio a um mar de excelentes indies que foram lançados nos últimos meses.

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Review – The King of Fighters XIII: Global Match

A SNK trouxe The King of Fighters XIII: Global Match como uma boa mistura entre arcade e modernidade

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The King of Fighters XIII Global Match

Enquanto Mortal Kombat e Street Fighter continuam buscando o futuro, The King of Fighters XIII pega suas experiências passadas com carinho para trazer novas sensações ao público que sente falta de um bom e velho jogo de luta arcade 2D.

Na versão “Global Match”, a SNK trouxe como novidades o rollback netcode, expandiu os recursos vistos no lobby e ainda introduziu o modo espectador. E mesmo que você não curta o ambiente online e nem queira investir na carreira de pro player para disputar a EVO, ainda vale os bons tempos de fliperama que ele inspira de volta.

Jogo moderno com sensação dos antigos fliperamas

A evolução em The King of Fighters XIII

Para começar, sendo bem honesto com vocês, há muitos anos que meus dedos não ficavam com calo em um jogo de luta. E foi exatamente isso o que ocorreu enquanto testava o novo The King of Fighters XIII: Global Match. A experiência me fez retornar para antes dos anos 2000, quando esse estilo reinava nos consoles e arcades.

É impossível não querer disputar uma partida com cada pessoa que vai te visitar, assim como não vejo a menor chance de escolher um modo que não seja o 3v3 clássico. Há diversas outras opções, como o Time Attack, Survival e até uma galeria para você poder ver todas as artes e filmes disponíveis. Porém, a alegria só vem quando o oponente é derrubado no chão com muito suor.

Quando chega no Perfect a alegria fica completa

O elenco é fantástico, assim como a adaptação do seu gameplay para os consoles mais modernos. Apesar de chegar para o PlayStation 4 e Nintendo Switch, eu testei no PS5 e não tenho nada do que reclamar. Os comandos respondem adequadamente, são muito velozes e recria com exatidão a época onde este tipo de experiência era o que mais importava para uma desenvolvedora.

Não estou reclamando dos capítulos mais recentes da SNK, caros leitores. Só queria deixar claro que The King of Fighters XIII: Global Match é a escolha ideal para quem está buscando um bom jogo arcade e sem um apelo gráfico ultra-realista – priorizando o que temos de melhor nos movimentos dos personagens e no rico elenco.

É preciso saber apanhar também

A luta como você esperava

Eu me aventurei bastante por todos os modos e parece que fui transportado diretamente para a época onde jogava Street Fighter Alpha 3, no meu primeiro PlayStation. A grande diferença é que, além dos recursos inéditos que a nova geração pode proporcionar, também temos um número de lutadores bem maior.

Além dos grupos que podem ser selecionados em The King of Fighters XIII: Global Match, também dá para desbloquear alguns lutadores secretos conforme avança nos outros modos. Sim, você não precisará pagar nem R$1 a mais ou esperar por Passes de Temporada. Está tudo lá, dependendo apenas da sua habilidade.

Ele pode não ser o favorito de todos, como é o caso de KOF ’98, mas consegue reunir todos os aspectos positivos da franquia para trazer um gameplay consistente, gráficos aprimorados, cenários belissimos e até mesmo certos ganchos da história que farão o público desejar finalizar o quanto antes. Caso ele esteja em seu radar, não precisa pensar duas vezes e pode investir sem medo de ser feliz.

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Review – Super Crazy Rhythm Castle

O jogo de ritmo mais caótico que você já conheceu

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Imagine como se Guitar Hero se encontrasse com Overcooked e desse origem ao jogo de ritmo mais caótico que já existiu. Super Crazy Rhythm Castle é exatamente este título e chegou aos consoles no finzinho de 2023 para divertir as festas de fim de ano.

Desenvolvido pela Second Impact Games, o lançamento publicado pela Konami aposta na mistura de gêneros e jogabilidade simples, com muita música e cores, para uma aventura que chega após 10 anos de trabalho.

Super Crazy Rhythm Castle
Junte-se aos heróis mais bizarros nesta aventura caótica

Sem muito sentido para a história, que acaba divertindo pela loucura, nós embarcamos numa aventura por um castelo musical em que o enlouquecido Rei Ferdinand nos espera, pronto para defender sua coroa e acabar com seu dia. Para deter os planos desse maléfico tirano, manter o ritmo dos nossos personagens e salvar diversos NPCs das garras da crueldade, os jogadores precisarão superar os desafios perversos em desafios ritmicos para vencer o Rei no próprio jogo dele.

Realize combos sem perder o Rhythm

Seja jogando sozinho ou com ajuda dos amigos, você utilizará um elenco de personagens malucos em salas com atividades ainda mais insanas para tentar alcançar até três estrelas em cada partida, para avançar até a derradeira batalha contra o malvado Rei. Por mais maluquice que seja, o trabalho da desenvolvedora britânica esbanja carisma e estilo, com muita cor e cuidado ao trabalhar o som e o visual.

Super Crazy Rhythm Castle
Tente entender a atividade proposta em meio ao ritmo e caos

Com mais de 30 faixas para você conhecer e desbloquear, cada música oferece a opção de ser jogada com três ou quatro teclas, de acordo com a dificuldade que você desejar, além de estar dentro de um mundinho próprio. Como assim? Imagine a ambientação criada em Psyconauts, mas para apenas uma sala, com atividades tematizadas e a música para ser jogada.

Isso mesmo! Você pode jogar a música, ao melhor estilo Guitar Hero, ou se preocupar em realizar as atividades e ações que a sala impõe, quase como tentativa de atrapalhar o seu desempenho rítmico. Quando isso acontece na companhia de até outros 03 jogadores, Super Crazy Rhythm Castle é um jogo fácil e divertido, porém contar com um NPC no modo single player tornou-se algo realmente desafiador para conquistar a avaliação máxima de três estrelas.

Caos multitarefa

A diversão neste novo jogo da Konami está além da música e ritmo, pois não sabemos o que vamos encontrar em cada andar do castelo, muito menos no desafio temático proposto. Enfrentar uma berinjela gigante que ataca como DJ, jogar como cachorro para coletar ouro, tentar prever qual tecla apertar num pequeno espaço de tempo, limpar a tela para facilitar o jogo, entre outras atividades que precisarão ser intercaladas, sempre mantendo o ritmo e dando sequência ao combo.

Super Crazy Rhythm Castle
Nada como a calmaria para quem quer apenas um jogo de ritmo

O jogo é relativamente curto, já que você pode ficar rejogando apenas as músicas no Music Lab, porém vai oferecer boas risadas com os absurdos e uma trilha sonora agradável, que consegue mesclar muito bem diversos tipos e gêneros musicais.

Esse detalhe ganha ainda mais destaque pelo trabalho da Konami em misturar os temas de Castlevania e Gradius ao catálogo de músicas disponíveis. No fim, Super Crazy Rhythm Castle ocupa um lugar especial por divertir aquela jogatina despretenciosa, principalmente quando você estiver na companhia dos amigos.

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