Skip to main content

Retornando uma vez mais a terra, após sua última visita em 1988, os palhaços espaciais que tiraram gargalhadas e instauraram pavor em crianças mundo a fora retornam para uma nova colheita de humanos e assassinatos cômicos. Killer Klowns From Outer Space: The Game, além de um nome enorme, tem uma aposta tão grande quanto, seguindo os mesmos aspectos de seu antecessores, Predator: Hunting Grounds e Ghostbusters: Spirits Unleashed.

Quando vi o trailer do Killer Klowns pela primeira vez fiquei impressionado de saber que estariam ressuscitando um filme tão antigo, de uma maneira tão ousada, como um jogo mais ousado ainda, seguindo a ideia de Predator: Hunting Grounds ou Dead by Daylight. Desenvolvido pela Illfonic, o jogo traz uma “cópia” de menu de Predaot e uma ideia semelhante, humanos contra aliens, cada lado com seu objetivo, mas apenas um vencedor.

Entram os Gladiadores!

Diferente de Predador, Killer Klowns é algo mais difícil, principalmente em terras tupiniquins de vingar, tanto em narrativa, quanto em gosto. Predador é algo que se tornou padrão da cultura popular propagada por osmose, o monstro feio, que luta com Schwarzenegger na lama e depois explode, dando sequência a uma franquia de sucesso, ainda que grande parte da era dos anos 2000 do monstrengo tenha sido terrível!

Imagem de Killer Klowns From Outter Space: The Game

Em Killer Klowns From Outer Space: The Game, voltamos a década de 80, na pacata cidadezinha de Crescente Cove, onde um grupo bizarro de palhaços surge na cidade, inicialmente todos riem da bizarra trupe, que logo se mostra um grupo de caçadores circenses intergalácticos, em busca de alimento, maneiras de se reproduzir e muitas boas risadas através do sofrimento de suas pobres e indefesas vítimas.

O jogador aleatoriamente tomará controle de um entre três palhaços tentando matar todos os humanos na partida, seja aumentando a produção de algodão doce nas saídas designadas do mapa, carregando geradores de serviçais ou partindo para o ataque contra os humanos diretamente. Escolhendo entre transforma-los em casulos de algodão doce que irão lentamente digerir suas vítimas, ou mata-los com malabarismos, tortas envenenadas e outros métodos bizarros.

Caso esteja do lado dos humanos, o jogador pode escolher entre criar um avatar próprio ou escolher entre Mike Tobacco ou Debbie Stone, diretamente do filme original. Tanto humanos como palhaços possuem classes próprias, no caso dos palhaços, cada classe representa um dos palhaços do filme, com exceção de Jojo o Palhaçozilla, mas os jogadores podem controlar Jumbo/Ranger, Spykey/Tracker, Rudy/Trapper, Chubby/Tank e Shorty como um brawler. As classes humanas são atlético, rebelde, heroico, habilidoso e durão!

Imagem de Killer Klowns From Outter Space: The Game

Fugindo de tortas e pipocas mortíferas

Até o momento Killer Klowns From Outer Space: The Game conta com cinco mapas em locais diferentes da cidade de Crescent Cove, alguns permitem sete, outros apenas seis humanos, contra três palhaços, o que pode aumentar e bastante o desafio para os sobreviventes que devem escolher uma entre quatro rotas de fuga de seus perseguidores interestelares. Seja através das máquinas de portais, tuneis, bunkers ou lanchas, o importante é não se tornar uma sobremesa para os palhaços.

Os palhaços mesmo com classes diferentes compartilham entre si os mesmos equipamentos, armas, habilidades e “Palhacities”, que são finalizações retiradas diretamente do filme. O que muda é a fisionomia e status de cada um deles alguns tem mais vidas, ou stamina, podem correr por mais tempo, são mais fortes em ataques físicos ou podem ouvir mais longe, já que os humanos deixam rastros sonoros enquanto andam pelo mapa, como caçar eles, fica ao seu critério.

Enquanto isso os humanos devem andar calmamente e sem fazer barulho pelo mapa enquanto buscam suprimentos, armamentos e maneiras de ativar os objetivos necessários para poder fugir. Contando com armas brancas e de fogo, que tal como no filme, se usadas em especial na direção do nariz dos palhaços causará um dano imenso, podendo até mesmo matar eles! Coordene bem sua movimentação com seus colegas e prove para esses palhaços que vieram para o planeta errado.

Imagem de Killer Klowns From Outter Space: The Game

No entanto sobreviver aos palhaços pode até ser fácil, o grande problema são seus equipamentos e máquinas pelo mapa. Com suas armas de algodão doce, eles podem atrapalhar a fuga dos humanos, podem plantar armadilhas e até mesmo usar cães de bexiga para rastrear os sobreviventes, além de poder colher grandes casulos de algodão doce pelo mapa, ou de humanos transformados para energizar criadouros de serviçais, que buscam outros casulos, atacam e imobilizam jogadores enquanto seus mestres retornam para concluir o serviço.

Arsenal intergaláctico de brincadeiras

Como em Predator: Hunting Grounds, tudo no jogo é desbloqueado ao longo da sua jogatina, então quanto mais e melhor jogar, mais rápido irá desbloquear novas classes, equipamentos, armas e muito mais. Além do que, ao invés de “grindar” apenas um personagem, você pode jogar como e com quem quiser, pois tudo é desbloqueado pelo nível da conta e não do personagem, o que da bastante liberdade aos jogadores.

As armas seguem o que se espera do filme, com os Killer Klowns começando apenas com o raio de algodão doce e uma marreta, mas logo é possível se conseguir armas mais fortes, como uma doze de algodão e a escopeta de pipoca e habilidades como a de se esconder em uma caixa de pizza ambulante ou dirigir um carro invisível! Com suas armas, truques e fatalities, além de seus lacaios, posso confirmar que os palhaços são inimigos formidáveis.

Imagem de Killer Klowns From Outter Space: The Game

Consegui jogar apenas duas vezes como humano no jogo, e foi uma experiência desafiadora em ambas as vezes, afinal além de buscar formas de se defender e escapar, há também material informativo extra a ser encontrado pelos mapas. Trazendo a história de Wesker, Terenzi e um arquivo chamado Vegas 90. Wesker aparentemente é alguém capaz de modificar as máquinas dos palhaços para que humanos possam escapar pelos portais que elas criam, já Terezi e Vegas 90 é algo que ainda não descobri o que são.

Infelizmente é difícil ficar procurando as pistas pelo mapa, uma vez que cada mapa tem um limite de tempo, uma vez que o relógio chegue a 0, a nave mãe dos palhaços solta um laser explosivo que dizima todos os humanos do mapa. Algo que ainda pode ser acelerado, caso eles consigam carregar cada um dos quatro geradores de serviçais do mapa, com quatro casulos cada. Fazendo com que sua colheita chegue ao fim e que o resto dos humanos seja dizimado em um verdadeiro “Palhaçolipse”!

Predador contra os Palhaços

Killer Klowns From Outer Space: The Game é mais divertido no âmbito geral do que Predator: Hunting Grounds, uma vez que permite ao jogador uma abordagem mais intima e independente de equipe do que o jogo baseado no caçador alienígena. No entanto acredito que Killer Klowns não fará tanto barulho quanto Predator, uma vez que como dito antes, o filme dos palhaços interestelares não fez tanto sucesso no Brasil quanto seu “rival”.

Imagem de Killer Klowns From Outter Space: The Game

Até mesmo durante os testes fechados, encontrar uma sala foi bem difícil e muitas vezes era necessário usar bots para poder fechar uma partida. Ainda assim o estilo do jogo é bem divertido e traz bastante influência do filme, então para os fãs do filme, o jogo será bem interessante de se avançar. Ainda há uma sessão de desafios tanto para os humanos, quanto palhaços, que desbloqueiam novos emotes, equipamentos, armas, fatalities e roupas para personalizar cada vez mais seus personagens.

O estilo visual lembra bastante uma mistura do jogo Predator: Hunting Grounds com Friday the 13th, só que ao invés de Jason, temos palhaços. No entanto me pergunto para onde o jogo irá se desmembrar após um tempo, Predator ainda está no ar e recebendo atualizações, mesmo quatro anos após seu lançamento, o mesmo vale para Ghostbusters: Spirits Unleashed, porém diferentemente de Killer Klowns From Outer Space, estas franquias tem outros filmes e muito material extra para queimar ainda, já o filme dos palhaços é algo único, ainda que o canal SiFi tenha buscado os direitos para novas sequências em 2022, nada consta até então.

Killer Klowns From Outer Space: The Game é um jogo divertido, desafiador e que soube incorporar muito bem os elementos que tornam este filme B, algo tão absurdamente divertido e mórbido, mas é um tiro no escuro, podendo ser uma chama nova para a franquia pode ver um levante com nova fama conquistada, ou pode acabar no esquecimento como seu filme e acabar sendo lembrado apenas por alguns saudosistas, como este que vos escreve.

80 %


Prós:

🔺 Excelente incorporação da ideia do filme em um jogo
🔺 Gameplay divertido e objetivos desafiadores para se escapar
🔺 Alta variedade de equipamentos e armas que não existem no filme

Contras:

🔻Sucateamento de elementos de Predator: Hunting Grounds
🔻Após certo tempo o loop de gameplay se torna repetitivo e cansativo

Ficha Técnica:

Lançamento: 04/06/2024
Desenvolvedora: IllFonic, Teravision Games
Distribuidora: IllFonic Publishing
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series
Testado no: PC

Squirrel With a Gun

Review – Squirrel With a Gun

Carlos AquinoCarlos Aquino06/09/2024
Astro Bot

Review – Astro Bot

Diego CorumbaDiego Corumba05/09/2024