Skip to main content

Com o futuro da série de Castlevania na Netflix incerto e o último semblante de um jogo da série sendo Castlevania: Advanced Collection, os fãs se perguntam: Como suprir essa necessidade de embate contra as forças do mal ? Bom Infernax é uma excelente opção! Resgatando as cores de Castlevania II: Simon’s Quest e dando seu tom próprio.

A aventura infernal que lançou justamente no dia de São Valentim para o terror dos casais provavelmente fez muitos puxarem os cabelos. Com o pé enterrado na cova do “falecido” clã Belmont pelas mãos da Konami, Infernax traz não Drácula como seu principal vilão, mas um mal tão antigo quanto. Na realidade o jogo em seu quadro geral tira o coração da Konami, cozinha e arremata a iguaria com um bom vinho.

Trazendo referências não só a Castlevania, mas também Contra, a ventura de Alcedor, ultrapassa céu, terra, inferno, espaço e tempo! Um prato cheio para todos que amam os antigos jogos da Konami, o gênero de horror e aventura.

Imagem do review de Infernax
Eu estava ocupando matando os seus colegas irmão

A volta da luz

Infernax abre sua narrativa com o cruzado Alcedor voltando para sua terra natal, após anos de combates nas cruzadas. Voltando para o seu posto de Duque de Darsov, além de um guia para que a paz seja mantida na região. Em seu retorno no entanto, Alcedor acaba sendo ultrapassado por uma figura misteriosa que traz consigo um livro terrível e que irá assolar toda a região de suas terras.

Munido do necronomicon e de vassalos fieis, um homem libera terríveis criaturas monstruosas, demônios menores e anciões nas terras de Alcedor. Munido de sua maça e muita coragem Alcedor irá enfrentar sua maior batalha até então, uma que poderá leva-lo a glória eterna, ou, afundará o mundo em trevas e abrirá os portões do inferno para todo sempre.

Infernax permite ao jogador experimentar uma narrativa mais profunda em relação aos jogos que lhe serviram de inspiração. O jogo conta com inúmeros finais, alguns sérios e outros totalmente irreverentes. Como o final rápido onde após matar o primeiro monstro do jogo ele pode fugir e ganhar o final “covarde”. Ou passar dois dias inteiros dormindo sem parar e ganhar o final “letárgico”, fazendo uma cômica referência a Super Mario Bros 2.

Imagem do review de Infernax
Mas que barulheira gente, que balburdia!

Há também a opção de mudar o nome de Alcedor para outros nomes diferentes. Com isso é possível, como acima, usar o seu nome próprio, ou nomes especiais, que irão liberar formas alternativas do herói. Algo semelhante a certos jogos da franquia Castlevania, onde mudando o nome do save file, é possível jogar com personagens diferentes, como Richter e Maria Renard em SotN.

Die, devil…

logo que chegamos em Darsov, podemos ver que o local está enfestado de criaturas, o que nos apresenta a uma mecânica muito importante do jogo, a mecânica de escolhas. Durante o jogo, somos abordados por diversas escolhas que irão guiar a narrativa da história, além de guiar Alcedor para um dos quatro finais definitivos. O final normal, ruim, mal supremo, bondoso e suprema bondade, cada um guiando o compasso moral de Alcedor.

Claro que fazer o caminho do mal parece o mais simples, mas entenda. Todos os finais são bem difíceis de se alcançar, com eles até mesmo decidindo quais inimigos irá enfrentar. Caso resolva seguir o caminho do mal, humanos serão seus inimigos principais e vice e versa. Provando que até mesmo para ser mal é preciso se esforçar e muito.

Imagem do review de Infernax
Foi difícil, mas dei conta

Um fator interessante é que dependendo do caminho escolhido, a arma de Alcedor irá mudar, além do teor das magias. Caso esteja fazendo o final normal, ou bondoso, as magias de Alcedor irão rodar em torno do tema sagrado, com pombas como familiares e a magia Luz Sagrada ao final, além de usar uma poderosa maça sagrada.

Porém caso escolha seguir o caminho maligno, as magias serão sombrias, com demônios como familiares e Alcedor trocará sua maça por uma espada. Além de sempre profanar os santuários por onde passa, deixando um rastro cada vez maior de sangue e destruição por onde passa.

Você pode me fazer um favor?

Fora as escolhas, há um grande fator que irá decidir o desenvolvimento da narrativa e estas são as missões. O grande objetivo de Alcedor é entrar na Cidadel de Urzon afim de matar o demônio que vive lá, mas para isso é preciso melhorar seus itens e se fortalecer. Cada criatura morta gera ouro e experiência, mas o dinheiro grande mesmo está nas missões espalhadas pelas cidades e reino.

Imagem do review de Infernax
Mais um castelo limpo

Dependendo do final que deseja fazer, algumas missões devem ser negadas ou feitas da maneira correta. Algumas podendo até mesmo garantir novas magias ou habilidades ao jogador e acredite, caso deseje realizar o melhor final, você vai precisar de toda magia avançada e melhores itens que puder ter. Por que a ultima dungeon coloca os níveis finais de Megaman por exemplo no chinelo.

Uma verdadeira versão melhorada de Castlevania II: Simon’s Quest, contando até mesmo com o ciclo de noite e dia, só faltou mesmo a mensagem dizendo que está é uma terrível noite para se ter uma maldição. A mecânica de combate se assemelha muito também, com botões para salto e ataque sendo os principais.

Mas com o desenrolar da trama e progresso do jogo, logo os outros botões principais entram em cena para magias e poções. Há ainda algumas combinações que podem ser feitas para ataques que servem para atravessar cenários, como um salto maior com ataque para cima ou uma investida com a maça.

Deus Vult

Infernax é um excelente retorno as origens de Castlevania, muito antes de se fundir a Metroid no gênero Metroidvania. O jogo está cheio de referências e seu humor próprio, mas não perde a chance de prestigiar o passado, com easter eggs como o tornado de Castlevania II e até mesmo um final vindo diretamente de Contra! Um jogo perfeito para se lembrar ou vivenciar o passado no presente.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024