Com o futuro da série de Castlevania na Netflix incerto e o último semblante de um jogo da série sendo Castlevania: Advanced Collection, os fãs se perguntam: Como suprir essa necessidade de embate contra as forças do mal ? Bom Infernax é uma excelente opção! Resgatando as cores de Castlevania II: Simon’s Quest e dando seu tom próprio.
A aventura infernal que lançou justamente no dia de São Valentim para o terror dos casais provavelmente fez muitos puxarem os cabelos. Com o pé enterrado na cova do “falecido” clã Belmont pelas mãos da Konami, Infernax traz não Drácula como seu principal vilão, mas um mal tão antigo quanto. Na realidade o jogo em seu quadro geral tira o coração da Konami, cozinha e arremata a iguaria com um bom vinho.
Trazendo referências não só a Castlevania, mas também Contra, a ventura de Alcedor, ultrapassa céu, terra, inferno, espaço e tempo! Um prato cheio para todos que amam os antigos jogos da Konami, o gênero de horror e aventura.
A volta da luz
Infernax abre sua narrativa com o cruzado Alcedor voltando para sua terra natal, após anos de combates nas cruzadas. Voltando para o seu posto de Duque de Darsov, além de um guia para que a paz seja mantida na região. Em seu retorno no entanto, Alcedor acaba sendo ultrapassado por uma figura misteriosa que traz consigo um livro terrível e que irá assolar toda a região de suas terras.
Munido do necronomicon e de vassalos fieis, um homem libera terríveis criaturas monstruosas, demônios menores e anciões nas terras de Alcedor. Munido de sua maça e muita coragem Alcedor irá enfrentar sua maior batalha até então, uma que poderá leva-lo a glória eterna, ou, afundará o mundo em trevas e abrirá os portões do inferno para todo sempre.
Infernax permite ao jogador experimentar uma narrativa mais profunda em relação aos jogos que lhe serviram de inspiração. O jogo conta com inúmeros finais, alguns sérios e outros totalmente irreverentes. Como o final rápido onde após matar o primeiro monstro do jogo ele pode fugir e ganhar o final “covarde”. Ou passar dois dias inteiros dormindo sem parar e ganhar o final “letárgico”, fazendo uma cômica referência a Super Mario Bros 2.
Há também a opção de mudar o nome de Alcedor para outros nomes diferentes. Com isso é possível, como acima, usar o seu nome próprio, ou nomes especiais, que irão liberar formas alternativas do herói. Algo semelhante a certos jogos da franquia Castlevania, onde mudando o nome do save file, é possível jogar com personagens diferentes, como Richter e Maria Renard em SotN.
Die, devil…
logo que chegamos em Darsov, podemos ver que o local está enfestado de criaturas, o que nos apresenta a uma mecânica muito importante do jogo, a mecânica de escolhas. Durante o jogo, somos abordados por diversas escolhas que irão guiar a narrativa da história, além de guiar Alcedor para um dos quatro finais definitivos. O final normal, ruim, mal supremo, bondoso e suprema bondade, cada um guiando o compasso moral de Alcedor.
Claro que fazer o caminho do mal parece o mais simples, mas entenda. Todos os finais são bem difíceis de se alcançar, com eles até mesmo decidindo quais inimigos irá enfrentar. Caso resolva seguir o caminho do mal, humanos serão seus inimigos principais e vice e versa. Provando que até mesmo para ser mal é preciso se esforçar e muito.
Um fator interessante é que dependendo do caminho escolhido, a arma de Alcedor irá mudar, além do teor das magias. Caso esteja fazendo o final normal, ou bondoso, as magias de Alcedor irão rodar em torno do tema sagrado, com pombas como familiares e a magia Luz Sagrada ao final, além de usar uma poderosa maça sagrada.
Porém caso escolha seguir o caminho maligno, as magias serão sombrias, com demônios como familiares e Alcedor trocará sua maça por uma espada. Além de sempre profanar os santuários por onde passa, deixando um rastro cada vez maior de sangue e destruição por onde passa.
Você pode me fazer um favor?
Fora as escolhas, há um grande fator que irá decidir o desenvolvimento da narrativa e estas são as missões. O grande objetivo de Alcedor é entrar na Cidadel de Urzon afim de matar o demônio que vive lá, mas para isso é preciso melhorar seus itens e se fortalecer. Cada criatura morta gera ouro e experiência, mas o dinheiro grande mesmo está nas missões espalhadas pelas cidades e reino.
Dependendo do final que deseja fazer, algumas missões devem ser negadas ou feitas da maneira correta. Algumas podendo até mesmo garantir novas magias ou habilidades ao jogador e acredite, caso deseje realizar o melhor final, você vai precisar de toda magia avançada e melhores itens que puder ter. Por que a ultima dungeon coloca os níveis finais de Megaman por exemplo no chinelo.
Uma verdadeira versão melhorada de Castlevania II: Simon’s Quest, contando até mesmo com o ciclo de noite e dia, só faltou mesmo a mensagem dizendo que está é uma terrível noite para se ter uma maldição. A mecânica de combate se assemelha muito também, com botões para salto e ataque sendo os principais.
Mas com o desenrolar da trama e progresso do jogo, logo os outros botões principais entram em cena para magias e poções. Há ainda algumas combinações que podem ser feitas para ataques que servem para atravessar cenários, como um salto maior com ataque para cima ou uma investida com a maça.
Deus Vult
Infernax é um excelente retorno as origens de Castlevania, muito antes de se fundir a Metroid no gênero Metroidvania. O jogo está cheio de referências e seu humor próprio, mas não perde a chance de prestigiar o passado, com easter eggs como o tornado de Castlevania II e até mesmo um final vindo diretamente de Contra! Um jogo perfeito para se lembrar ou vivenciar o passado no presente.