Skip to main content

Como mencionei na prévia, eu esperava que Grid 2 fosse superar o game original. Mas isso não aconteceu… A sequência da aclamada série de corrida da Codemasters entrega sim várias novidades e melhorias, especialmente no modo online, mas não há nada realmente inovador aqui. É o mesmo game de 2008, apenas mais bonito e polido.

Grid ficou conhecido especialmente por duas características: a mistura perfeita entre arcade e simulação e a mecânica de volta no tempo (flashback), posteriormente copiada pelas franquias concorrentes. Tais características foram mantidas em Grid 2, porém dá para notar que agora o jogo pende muito mais pro lado arcade. A Inteligência Artificial dos corredores não parece ter melhorado, e é possível terminar várias corridas em 1º lugar mesmo colidindo contra outros carros e/ou curvas.

Correndo para a glória

Na trama você é um corredor novato e talentoso que recebe ajuda de Patrick Callahan, um ex-corredor que aposta em você para competir na WSR (World Series Racing) correndo contra rivais dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Com direito a alguns carros iniciais, você passa a correr como convidado em eventos da New Union e Trans America Pacers. O jogo apresenta modalidades como confronto, derrapagem e corrida tradicional. No confronto, você corre contra um único adversário em três etapas de 1 volta (quartas, semi e final). Derrapagem (drift) é o mesmo de sempre: fazer curvas escorregando com o carro para acumular mais pontos que seus adversários. E a corrida tradicional coloca você contra vários competidores para correr dando mais de uma volta na pista.

GRID 2

Conforme vai ganhando as corridas, você passa a receber mais convites para correr e destrava carros variados para escolher e customizar. Neste ponto o jogo apresenta muitas opções, desde trocar determinadas peças do carro como também mudar seu visual. Tudo isso você faz na sua própria garagem, onde tem acesso aos carros e ao computador onde escolhe quais convites aceitar.

Visualmente, Grid 2 agrada especialmente pelo capricho nas pistas: poeira, pôr do sol, fogos de artifício, plateia crível, etc. A Codemasters também caprichou na modelagem e aparência dos carros, que estão realmente bonitos e sofrem vários tipos de danos em tempo real. Mas para dar todo esse realismo, a produtora tirou uma das coisas mais legais do game original: a visão do cockpit. Uma decisão tomada para deixar o jogo mais leve e fluído, com menos perda de frames. Os fãs certamente irão sentir falta desta visão.

Quanto à jogabilidade, cada carro possui características próprias como por exemplo peso, tração e aceleração. Características que aliás são baseadas nos carros de verdade e adaptadas para o game através de um novo sistema chamado TrueFeel. Você consegue sentir a diferença no controle (ou volante), e com isso escolher seus carros favoritos para queimar pneu e personalizar. Você pode também modificar o estilo de pilotagem, ligando e desligando opções de assistência. Seja você um jogador casual ou experiente, o game entrega a mesma diversão.

GRID 2

Multiplayer aprimorado com Grid Online

Além da campanha solo do World Series of Racing temos o modo Grid Online. Neste modo é necessário criar uma conta para correr contra jogadores de todo o mundo. O interessante aqui é que existe uma campanha independente para seguir, com sistema de pontuação e nível, e com base em uma comunidade global alimentada por eventos semanais. O único problema é que não é fácil encontrar jogadores brasileiros para competir e, ao enfrentar corredores de outros países, é comum ficar em desvantagem devido ao lag.

Grid 2 chegou ao Brasil totalmente localizado para o português, apresentando um trabalho impecável de dublagem e tradução. Até os apelidos dos corredores foram muito bem escolhidos para a nossa língua. Mesmo com poucos diálogos, a maioria durante as cenas animadas, a dublagem consegue te deixar confortável e imerso na história.

No geral Grid 2 não inova em absolutamente nada, mas nem por isso deixa de ser um bom game do gênero para a atual geração. Podemos classificá-lo como uma evolução do primeiro game, com mais opções e uma boa apresentação. Agora se você procura algo mais, melhor ficar de olho nos próximos lançamentos como Forza MotorSport 5 e Gran Turismo 6.

Review – Liberté

Rafael NeryRafael Nery09/12/2024