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Review – Far Cry 2

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Far Cry, lançado em 2004 para PC, revolucionou os games do gênero FPS em inúmeros aspectos e garantiu o sucesso da Crytek, que até então era apenas uma desconhecida produtora de games alemã. Anos depois a Crytek veio com um projeto mais ambicioso ainda: Crysis. E novamente causou furor no mundo dos games, com gráficos e tecnologia de ponta. Mas e Jack Carver? O que diabos aconteceu com ele? Isto é algo que jamais saberemos, uma vez que Far Cry 2 não tem ligações com o game original. Nas mãos da Ubisoft Montreal (Assassin’s Creed) e com a licença da engine Dunia 2, Far Cry 2 é produzido e, para nossa surpresa, o resultado é fenomenal.

Far Cry 2 oferece toda aquela liberdade de exploração do game original, porém agora numa África fictícia. Mata fechada e aberta, rios, savanas e vilarejos são apenas algumas das vastas áreas a serem exploradas. Na história, a África está em guerra civil, patrocinada pelo contrabandista de armas chamado Chacal, que está fornecendo armas para ambos os lados. Como protagonista, você pode escolher entre nove mercenários, incluindo o brasileiro Marty Alencar (paulista, com tatuagem escrito “Morte” no braço).

A escolha do personagem não influencia no decorrer do jogo. As diferenças são uma ou outra coisa na sua primeira missão e os braços e mãos que você vai enxergar durante o jogo. Na introdução, o protagonista chega à África e, logo depois de um infortúnio, depara-se com o famigerado Chacal, que decide poupar sua vida uma vez que você está com malária. Desarmado, febril e delirando, você deve fugir sob fogo cruzado entre as duas facções inimigas (UFLL e APR). No meio do caminho, você apaga de novo. Um início bacana para você aprender os comandos básicos.

Far Cry 2

Depois de ser salvo e equipado com algumas armas, um GPS e um veículo, o jogo começa pra valer. O game introduz os demais comandos, como mirar, checar o mapa, cuidar dos seus ferimentos, e etc. O objetivo principal é encontrar o Chacal, mas para isso você passará por diversas missões em busca de pistas do vilão. O mundo de Far Cry 2 é imenso, com cerca de 50 Km quadrados de pura África. Veículos como carros e jipes de combate são essenciais para percorrer grandes distâncias. Há também os pontos de ônibus, que te levam instantaneamente para os quatro diferentes cantos do mapa.

Trabalhando para quem paga mais, você percorre o mapa cumprindo seus objetivos para uma das facções, com missões que sempre visam combater a facção adversária. Entre as missões, temos as que consistem em assassinar alguém com recompensa em diamantes brutos, que é a moeda local para tudo. Estes diamantes também podem ser encontrados em maletas espalhadas pelo mapa, as quais você localiza com um detector. Há outras missões que a recompensa vem em forma de armas novas e remédio para a sua malária, doença que você combate constantemente durante o game. Se deixar de tomar uma pílula sequer, sua visão fica embaçada e turva e em poucos segundos você cai no chão e morre.

Outra novidade em Far Cry 2 são os seus amigos, outros mercenários que você faz contato de forma aleatória e que, no decorrer da história, torna-se seus melhores amigos. Sempre que houver uma missão para uma das facções, um dos seus amigos te liga oferecendo uma forma alternativa de completar a tal missão. Aceitando o desafio dele você ganha upgrades para a sua Safe House, que são casas espalhadas no mapa que servem para você descansar, recarregar munição, e escolher a hora que pretende acordar para uma determinada missão, seja de noite ou durante o amanhecer. Estes upgrades são importantes, pois adicionam carros e remédios no estoque da casa. Ainda falando sobre os amigos, há sempre um segundo parceiro que te salva quando está para morrer. Ele te arrasta para fora da área de perigo e dá cabo nos inimigos.

Far Cry 2

É claro que há inimigo em tudo quanto é canto, de pé ou de carro, nas estradas e nos rios, sempre em grupos. Para enfrentá-los você dispõe de um arsenal bem generoso, que vai de pistolas e rifles até escopetas automáticas, lança-foguetes e lança-chamas. No combate temos a mecânica de desgaste das armas, conforme você usa, as armas vão se desgastando, ficando com aparência velha e enferrujada. Se você não cuidar, na hora que mais precisar sua arma vai emperrar e te atrapalhar. Portanto, pegue sempre armas novas na Safe House, antes de partir para uma missão. E para adquirir armas novas, basta visitar um dos vários depósitos de armas espalhados pelo jogo, onde você gasta seus diamantes para liberar o arsenal. O sistema de saúde é outra coisa fundamental. Quando a tela estiver piscando em vermelho, o protagonista arranca a bala com alicate, recupera um osso exposto (uia!) ou até mesmo cauteriza feridas com o uso de palitos de fósforo, entre outras formas de cura “estilosas”. Quando estiver muito machucado, o protagonista aplica uma seringa, que recupera toda a sua saúde.

Far Cry 2 é revestido por um visual impressionante, com um mapa gigante a explorar, ciclo de dia e noite, chuvas, e efeitos de explosão e fogo de cair o queixo. É muito gratificante arremessar uma bomba de molotov ou usar o lança-chamas para atear fogo e ver tudo ao redor virar cinzas. Fora a vegetação, que é extremamente realista em visual e física, e outros efeitos como o nascer e pôr do sol (ainda mais quando visto por debaixo das árvores). A física é tão impressionante quanto em Crysis, com explosões que destroem por completo barracos, veículos e a própria vegetação, com direito a folhas voando pelos ares. Simplesmente lindo, apesar de algumas inconsistências como objetos frágeis que não são destruídos nem por uma bazuca.

Outros aspectos do game, tanto positivox como negativox, ficam por parte do som. Positivo em trilha-sonora e sonoplastia, que permite ouvir o fogo crepitando e até mesmo o som do vento na grama, entre outros efeitos sonoros. Os sons das armas de fogo são um caso à parte, extremamente realistas. De negativo, temos os diálogos dos NPCs que em alguns casos parecem robôs. Alguns diálogos se tem a impressão de que o dublador pegou fôlego antes de disparar três ou quatro falas de uma só vez sem respirar e sem vírgula alguma.

Far Cry 2

Far Cry 2 é divertido, mas falha na mecânica das missões, que se repetem exaustivamente na fórmula de guerrilha + sabotagem + assassinato. As missões seguem os mesmos moldes da primeira hora de jogo até a última, com pouca criatividade a ponto de entediar. O modo multiplayer chega a ser competente, com os tradicionais modos de combate em times, cada um por si e a captura de bandeira. Mas pára por aí, sem mais novidades ou apelo aos jogadores. O game acompanha também um editor de mapas, assustadoramente intuitivo e fácil de aprender.

É um game obrigatório, porém mais pela experiência e diversão do que por uma boa história e variedade de missões. A história principal carece de carisma e você acaba não entendendo a trama direito por conta de um roteiro com falhas, que se perde em meio a tantos personagens, estes também sem personalidade. Demorei cerca de 80 horas para fechar o jogo com 92% e posso afirmar que foi uma experiência muito gratificante, apesar dos problemas que citei. Mas vale a jogatina, ainda mais se você for jogar no PC rodando o game em DirectX 10.

Prós

  • Gráfico dos mais bonitos já vistos
  • Trilha sonora e efeitos de primeira
  • Ótima mecânica de combate, com variedade de armas
  • Ambientes com paisagem detalhada, extensa e imersivas
  • Muitas missões pra fazer

Contras

  • História fraquinha
  • Personagens sem personalidade
  • Missões em sua maioria repetitivas

Nintendo

Review – Born of Bread

Encarne um protagonista feito de pão e salve o mundo das garras do caos

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Já houve uma época em que a internet surtou com um jogo em que controlávamos um pão de forma, então acredito que Born of Bread tem potencial de sobra para se tornar um dos títulos favoritos do ano para os amantes de pães. O indie da WildArts Studio tem fortes inspirações em Paper Mario, tanto no visual quanto no gameplay, mas consegue ser autêntico o suficiente para ganhar nossa simpatia de imediato.

Misturando elementos de aventura com RPG, Born of Bread nos coloca em uma jornada repleta de fantasia, personagens carismáticos e um humor bem leve, daqueles que nos tiram umas risadinhas naturalmente. Não é aquele tipo de jogo que chama a atenção logo de cara, mas quanto mais nos aprofundamos naquele mundinho, mais apaixonante ele se torna.

O pãozinho da profecia

O jogo começa quando um grupo de arqueólogos acaba libertando um mal há muito emprisionado, trazendo de volta à vida diversas criaturas sedentas por caos. Ao mesmo tempo, o padeiro real de um certo reino acidentalmente cria um golem de pão após fazer uma receita mágica, trazendo nosso protagonista Loaf para a história. Após serem derrotados por essas figuras misteriosas, a dupla se vê forçada a partir em uma jornada para salvar seu lar e cumprir uma profecia de milhares de anos.

Até os NPCs conseguem ser carismáticos neste jogo

Apesar das grandes semelhanças com Paper Mario, ainda acho que Born of Bread se assemelha muito mais a Super Mario RPG. A história é repleta de diálogos bobos, mas muito bem-humorados, além de contar com personagens cheios de personalidade. É muito divertido acompanhar as interações entre eles – o que pode até surpreender em determinados momentos, já que o jogo também aborda alguns temas mais adultos nas suas entrelinhas.

O visual é inegavelmente semelhante aos jogos do Mario de papel, trazendo um 2.5D que mistura cenários tridimensionais com personagens 2D. Todos os mapas contam com uma profundidade que nos permite explorar diferentes planos, enquanto seus elementos são 3D. Apenas os seres-vivos desse mundo são “feitos de papel”, o que traz um certo charme para o estilo artístico do jogo.

Todos os cenários conseguem ser um colírio para os olhos!

Jogar Born of Bread é como assistir a uma animação interativa, pois ele tem todos os requisitos necessários para nos cativar rapidamente: cores vivas, elementos desenhados a mão, personagens estereotipados e muita descontração. A trilha musical também não fica atrás, coroando esse conjunto com faixas envolventes e dignas de uma clássica história de jornada do herói.

Tudo no seu tempo

Apesar da franquia Paper Mario também contar com um combate estratégico em turnos, as mecânicas vistas em Born of Bread acabam ficando mais próximas de Super Mario RPG, novamente. As batalhas seguem o padrão clássico dos RPGs de turno, mas com algumas diferenças relevantes que tornam o jogo mais original.

Aqui, todo tipo de ataque ou arma possui um timing diferente. Ao acertarmos esse tempo, o golpe sai mais forte e somos recompensados recuperando alguns pontos de ação. Da mesma forma, é possível acertar um timing para se proteger de um ataque inimigo e coisas do gênero. A diferença é que toda variação de ação ofensiva traz um pequeno minigame diferente, que em sua maioria envolve apertar o botão no momento exato ou macetá-lo até encher uma barrinha de poder.

Cada ataque envolve um tipo de QTE diferente

Essas mudanças na dinâmica dos golpes deixa o combate bem mais envolvente e menos automático. Arrisco até a dizer que essa mecânica é até melhor do que a vista em Super Mario RPG, pois lá o timing consiste mais na base da adivinhação e “tentativa e erro”. Aqui, temos total noção do que é necessário fazer para acertar o tempo, bastando apenas se acostumar aos diferentes minigames e Quick Time Events.

Outra particularidade bem interessante desse combate é a possibilidade de fazer streams das batalhas. Aqui, o jogo simula uma live em que espectadores fictícios começarão a comentar seu desempenho e pedir alguns movimentos específicos. Ao satisfazê-los, podemos ganhar alguns bônus no final do confronto, então acaba sendo uma ideia criativa para tornar as batalhas menos repetitivas e mais instigantes.

A mecânica de livestream nos incentiva a testar coisas novas em combate

As habilidades que desbloqueamos em combate também nos serão úteis durante a exploração, pois existem diversos caminhos e áreas que estarão bloqueados de início. Bebendo um pouco da fonte dos metroidvanias, Born of Bread tem sua parcela de backtracking e incentiva os jogadores a revisitar mapas antigos para encontrar itens que ficaram para trás. Nem sempre é recompensador se preocupar com isso, mas é uma boa desculpa para quem quer fazer sua experiência render ainda mais.

Minha única crítica realmente relevante é que o jogo inevitavelmente pode se tornar enjoativo com o tempo, algo que acontece até com Paper Mario, devido à rotina de diálogos, exploração e combate. A campanha não foge muito disso, mas também não falha em nos divertir do início ao fim – ainda que em menor escala mais perto do final. Born of Bread definitivamente é uma das maiores surpresas do ano e mais um título de destaque em meio a um mar de excelentes indies que foram lançados nos últimos meses.

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Review – Super Crazy Rhythm Castle

O jogo de ritmo mais caótico que você já conheceu

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Imagine como se Guitar Hero se encontrasse com Overcooked e desse origem ao jogo de ritmo mais caótico que já existiu. Super Crazy Rhythm Castle é exatamente este título e chegou aos consoles no finzinho de 2023 para divertir as festas de fim de ano.

Desenvolvido pela Second Impact Games, o lançamento publicado pela Konami aposta na mistura de gêneros e jogabilidade simples, com muita música e cores, para uma aventura que chega após 10 anos de trabalho.

Super Crazy Rhythm Castle
Junte-se aos heróis mais bizarros nesta aventura caótica

Sem muito sentido para a história, que acaba divertindo pela loucura, nós embarcamos numa aventura por um castelo musical em que o enlouquecido Rei Ferdinand nos espera, pronto para defender sua coroa e acabar com seu dia. Para deter os planos desse maléfico tirano, manter o ritmo dos nossos personagens e salvar diversos NPCs das garras da crueldade, os jogadores precisarão superar os desafios perversos em desafios ritmicos para vencer o Rei no próprio jogo dele.

Realize combos sem perder o Rhythm

Seja jogando sozinho ou com ajuda dos amigos, você utilizará um elenco de personagens malucos em salas com atividades ainda mais insanas para tentar alcançar até três estrelas em cada partida, para avançar até a derradeira batalha contra o malvado Rei. Por mais maluquice que seja, o trabalho da desenvolvedora britânica esbanja carisma e estilo, com muita cor e cuidado ao trabalhar o som e o visual.

Super Crazy Rhythm Castle
Tente entender a atividade proposta em meio ao ritmo e caos

Com mais de 30 faixas para você conhecer e desbloquear, cada música oferece a opção de ser jogada com três ou quatro teclas, de acordo com a dificuldade que você desejar, além de estar dentro de um mundinho próprio. Como assim? Imagine a ambientação criada em Psyconauts, mas para apenas uma sala, com atividades tematizadas e a música para ser jogada.

Isso mesmo! Você pode jogar a música, ao melhor estilo Guitar Hero, ou se preocupar em realizar as atividades e ações que a sala impõe, quase como tentativa de atrapalhar o seu desempenho rítmico. Quando isso acontece na companhia de até outros 03 jogadores, Super Crazy Rhythm Castle é um jogo fácil e divertido, porém contar com um NPC no modo single player tornou-se algo realmente desafiador para conquistar a avaliação máxima de três estrelas.

Caos multitarefa

A diversão neste novo jogo da Konami está além da música e ritmo, pois não sabemos o que vamos encontrar em cada andar do castelo, muito menos no desafio temático proposto. Enfrentar uma berinjela gigante que ataca como DJ, jogar como cachorro para coletar ouro, tentar prever qual tecla apertar num pequeno espaço de tempo, limpar a tela para facilitar o jogo, entre outras atividades que precisarão ser intercaladas, sempre mantendo o ritmo e dando sequência ao combo.

Super Crazy Rhythm Castle
Nada como a calmaria para quem quer apenas um jogo de ritmo

O jogo é relativamente curto, já que você pode ficar rejogando apenas as músicas no Music Lab, porém vai oferecer boas risadas com os absurdos e uma trilha sonora agradável, que consegue mesclar muito bem diversos tipos e gêneros musicais.

Esse detalhe ganha ainda mais destaque pelo trabalho da Konami em misturar os temas de Castlevania e Gradius ao catálogo de músicas disponíveis. No fim, Super Crazy Rhythm Castle ocupa um lugar especial por divertir aquela jogatina despretenciosa, principalmente quando você estiver na companhia dos amigos.

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Review – Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections

Uma bela homenagem ao trabalho de Masashi Kishimoto

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Embarcar em qualquer jogo da franquia Ultimate Ninja Storm é sinônimo de mergulharmos no empolgante universo desenvolvido pela CyberConnect2 e publicado pela Bandai Namco, nos levando para dentro do anime criado por Masashi Kishimoto.

Com o lançamento de Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections, em celebração aos 20 anos da franquia, temos a oportunidade de jogar a mais fiel adaptação para games que uma obra já teve, que continua oferecendo gráficos impressionantes e mecânicas de combate cativantes.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Reviver todos os momentos de Naruto é realmente emocionante

Mantendo o carinho e cuidado ao adaptar o anime original de Naruto, reencontramos aquele visual cel-shaded, que capturam perfeitamente o estilo artístico da animação, dando vida aos personagens e cenários de forma incrivelmente fiel. Pela primeira vez temos a oportunidade de revisitar, para quem, assim como eu, acompanha esse universo desde sua estreia, as cenas e acontecimentos da infância de Naruto ao derradeiro embate final contra Sasuke.

O caminho gamer de Boruto

Com muitos momentos através de cenas muito bem animadas e sequência desenvolvidas em jogo, a CyberConnect2 mostrou que ainda consegue criar uma experiência imersiva, permitindo que os fãs se sintam como se estivessem jogando diretamente um dos episódios da série.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Você terá muita história para ver (ou rever) e jogar

Para aqueles que reclamarem que tudo não passa de um copia e cola de tudo o que já foi feito desde os jogos do PS2 até a nova geração, que por sinal deixam o visual do jogo ainda mais incrível, este Ultimate Ninja Storm Connections oferece uma história inédita para os fãs de Boruto, criada pelo próprio Masashi Kishimoto.

Através do modo “História Extra”, vamos embarcar numas espécie de isekai em que os personagens foram transportados para dentro de Ninja Heroes, o famoso jogo que todas as crianças da série Boruto participam.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Prepare-se para conhecer mais um filler da franquia

O melhor desse plot principal, além de utilizar a ligação direta com um vilão inspirado em Pain, famoso antagonista da franquia Naruto Shippuden, o próprio Boruto cria um avatar inspirado em seu pai, para viver dentro dessa realidade virtual e nós vamos ser os responsáveis por jogar com um Naruto criado pelo Boruto; como se não fosse o suficiente, temos Sarada jogando como Sakura e Mitsuki como Orochimaru.

Mesmo com um trio de heróis diferentes e com um conteúdo inédito, inclusive os personagens e vilões, a história é simples e funciona como mais um episódio filler da série.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Alguma semelhança com um vilão já conhecido?!

Infelizmente a Bandai Namco perdeu a chance de transformar numa aventura de RPG, mas optou por seguir o padrão da história principal, com sequências animadas sendo interrompidas por diversos combates.

Muito mais, inclusive do mesmo e do bom

O lançamento de Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections pode enfrentar críticas por apenas repetir fórmulas já conhecidas pelos fãs, fazendo com que alguns jogadores achem que apenas as melhorias gráficas e adições de personagens, que atinge a incrível marca de 130 personagens, não justifique a falta de criatividade para a jogabilidade, que permanece a mesma.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Muitos personagens (iguais) para você testar

Se analisarmos friamente, deixando o fan service de lado, muitos personagens recebem diversas variações apenas como skins, com poucas ou nenhuma variação nos golpes, habilidades e jutsu. Ao meu ver não é algo negativo, mas pode ser frustrante para os mais exigentes, ao mesmo tempo em que torna-se gratificante para quem cresceu acompanhando a animação, trazendo até mesmo Boruto Uzumaki, Kawaki e Jigen.

O gameplay ainda continua fácil e divertido, com controles intuitivos e permitindo que todos os tipos de jogadores, independente da habilidade, participem de combates dinâmicos, inclusive em partidas online. É extremamente gratificante poder realizar ataques combinados, desbloquear transformações e utilizar a arena como parte da sua estratégia durante as batalhas.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Combos e sequências animadas de tirar o fôlego

Com muito conteúdo para ser debloqueado, inclusive através do nível dos personagens ao utilizá-los durante as partidas, a CyberConnect2 manteve o cuidado já conhecido para que a trilha sonora acompanhasse o visual, fechando os pontos fortes deste jogo. As músicas conseguem provocar emoções familiares associadas ao anime, intensificando a imersão e proporcionando momentos realmente incríveis durante as batalhas.

Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é uma celebração impressionante ao universo de Naruto e ao trabaho de Masashi Kishimoto, indo do começo de tudo aos momentos atuais de Boruto. Para os fãs da animação, principalmente para aqueles que cresceram com o desenho e os jogos, a Bandai Namco oferece uma oportunidade única de interagir com os personagens favoritos e reviver momentos emocionantes.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Transformaram meu Naruto num gatcha? Pode isso?

Tudo numa combinação de visuais deslumbrantes, trilha sonora envolvente e uma mecânica de combate sólida, que conseguem sobrepor a fraca história inédita e a falta de criatividade dos modos história, fazendo deste título uma experiência de jogo cativante.

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