Skip to main content

Após o clássico Le Voyage dans la Lune, o mundo aumentou ainda mais sua sede pela exploração espacial. Seguindo essa divertida e marcante estética, o jogo nacional Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores, da Loomiarts, traz uma aventura caricata da década de 50 e seus ovnis em forma de pratos.

Com um gameplay simples, porém desafiador, Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores traz um shoot ‘em up em preto e branco no qual o jogador pilota caças antigos para libertar a humanidade da ameaça extraterrestre.

Extra, extra, leia tudo aqui!

Em Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores, a raça humana finalmente descobriu a resposta para uma antiga pergunta sobre o universo: sim, há vida lá fora! Inicialmente os alienígenas trazem inovação e até mesmo geram empregos para os humanos. Mas nada é aquilo que parece e a humanidade está lentamente sendo conquistada.

Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores
Perto de outras armadilhas, essa ainda está fácil

Para reverter este quadro, o grupo rebelde Esquadrão 51 se lança em uma batalha frente a frente contra o Imperador Zarog e sua frota de discos voadores. Ou seja, o jogador terá que desviar da chuva de lasers, torretas e armadilhas tecnológicas mortais para sobreviver. Um shmup tradicional destes que a gente ama.

Com uma narrativa fortemente inspirada em clássicos da década de 50, do cinema preto e branco, Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores é despretensiosamente divertido. O tema ficou muito bem trabalhado e facilmente poderia se passar como um filme da época.

A escolha visual transporta o jogador praquela década e as cutscenes em live action deixam tudo ainda melhor e mais imersivo. É uma mistura de Guerra dos Mundos com Dr. Strangelove e Mazzaropi. Um excelente exemplo do quão criativo jogos nacionais podem ser.

Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores
Preparar para o impacto!

Dogfight intergalático

O jogador controla quatro aeronaves diferentes ao longo do jogo, podendo alterar a arma principal, secundária e até mesmo algumas habilidades e buffs passivos. Com isso temos a possibilidade de deixar o caça mais resistente, acrescentar uma vida extra no começo do nível, multiplicar os pontos ganhos e vários outros que são liberados de acordo com a pontuação do jogador.

Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores irá desafiar o jogador em 11 níveis diferentes, mas não pense que os primeiros são simples e os últimos são os mais difíceis. Todos os níveis tem suas surpresas e armadilhas prontas para arrancar a vida do jogador assim que puder.

Fique atento às dicas na tela para prever o caminho das naves inimigas, acumule suas armas secundárias e desvie de qualquer obstáculo, pois muitas vezes eles serão fatais. Com uma barragem de ovnis a sua frente, o que resta ao jogador é segurar o botão de disparo e abrir caminho através das naves e ruínas.

Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores
Os cards de chamadas antes dos níveis são sensacionais

Eu pessoalmente gosto muito da bomba aérea e do lança-chamas, afinal posso atacar tanto em frente quanto atrás, evitando assim morrer pelo impacto de naves. Mas isso é o menor dos problemas, uma vez que ainda há chefes e praticamente tudo na tela deseja derrubar a aeronave.

Onde os fracos não tem vez

Para acomodar o jogador de maneira mais confortável ao gameplay, Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores tem dois modos de jogo: clássico e resistência. No modo clássico, o jogador mantém suas pontuações ao longo da história e pode selecionar quaisquer níveis para jogar novamente, alterando a dificuldade caso queira.

No modo resistência, o jogo segue o estilo típico de um arcade, com progressão direta pelos níveis e com pontuação zerada a cada nova fase. Uma batalha constante, com até cinco loops de todos os níveis, aumentando a dificuldade sempre que completamos uma run.

Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores
Cuidado com passagens estreitas

Se você busca um bom desafio, certamente o jogo irá te satisfazer. A experiência coloca à prova suas habilidades motoras, reflexos e memória, para lembrar de todos os obstáculos e inimigos que surgem na tela e como eles se comportam.

Esquadrão 51 Contra os Discos Voadores une tudo isso à uma qualidade gráfica primorosa, uma narrativa interessante (com heróis e heroínas dispostos a se sacrificarem pela humanidade) e uma trilha sonora de ponta. Simplesmente imperdível!