Poderosos robôs, cada qual controlando uma região baseada em seus poderes, foram criados originalmente para o bem, mas viraram as costas para a humanidade e seu criador. Resta agora um novo robô derrotar seus antecessores e salvar o mundo. Parece que estou falando de Mega Man, mas na verdade essa premissa clássica é também a narrativa de Elsie, fazendo uma excelente mistura de Mega Man com Dead Cells.
Criado pela Knight Shift e distribuído pela Playtonic Friends, em Elsie temos uma história bem semelhante à do clássico robô azul da Capcom, exceto pela diferença do elenco principal ser bem mais feminino. Com um estilo visual bem prazeroso, uma história fácil de digerir (e prever), somados à um gameplay sólido, Elsie é uma surpresa mais do que bem-vinda.
Misturando os gêneros
Elsie é uma adaptação das ideias presentes nos jogos da série Mega Man, trazendo robôs mestres elementais, mini chefes, níveis desafiadores e muitas armadilhas de queda. Por outro lado o jogo também incorpora elementos do gênero roguelike, tais como áreas trancadas repletas de inimigos, mapas gerados de maneira procedural e um grande loop de gameplay.
Na história, a Dra. Grey cria o grupo de robôs conhecidas como “As Guardiãs”, com o intuito de controlarem catástrofes climáticas em Ekis, um planeta repleto de maravilhas naturais, recursos e tecnologia. Porém, ao se conectarem com a energia do planeta, as Guardiãs se rebelam e começam a agir por conta própria, negando os comandos de sua criadora. Para retomar o controle de suas criações, Dra. Grey desenvolve Elsie, uma verdadeira arma senciente capaz de subjugar suas antigas companheiras e retornar o controle do planeta. Será esta realmente a atitude mais sábia?
Ao longo da jornada, Elsie verá o hub do jogo cada vez mais cheio, originalmente contando apenas com ela, a Dra. Grey, alguns robôs ultrapassados e o vendedor Hebby. Sempre que descobrir um novo nível, há a chance de encontrar e resgatar alguém, que retornará ao Cais Safira, onde eles podem pedir que Elsie troque a sucata adquirida pelos níveis por construções que permitem que ela compre itens, feitiços ou alimentos que irão reforçar seus atributos.
Uma história simples e eficaz, como é de se esperar de um jogo à lá Mega Man, onde o forte sempre é o gameplay. Dito isto, certos pontos que seriam revelados mais ao final da trama, ficam expotos logo de cara para o jogador, principalmente através dos nomes. Os fãs de Mega Man irão sacar isso logo de cara!
Poderes sobre a própria natureza
Em Elsie, as Guardiãs utilizam o chamado reator Arcoluz, uma bateria que provém do próprio planeta Ekis, dando às Guardiãs a capacidade de controlar a própria vontade da natureza. Sempre que Elsie resolve enfrentar as hordas de inimigos, ela possui diversos caminhos a seguir, todos começando à partir do porto. Após vencer este primeiro nível, os caminhos se bifurcam para outros quatro biomas diferentes.
Cada bioma possui dois mini chefes e uma guardiã principal, sendo um tanto quanto confuso a maneira como a narrativa segue. E aqui está um dos pontos fracos de Elsie: a falta de direção. Eu já devo ter finalizado em torno de 13 runs, onde ao invés de derrotar Guardiãs enfrentei mini chefões, com Elsie falando ao final que está em um beco sem saída, fazendo com que ela volte à hub do cais.
Comparando com Dead Cells, ao derrotar a Mão do Rei – e caso não tenha completado os passos necessários para o final verdadeiro – os NPCs sempre irão dar dicas do que você deve fazer. Em Elsie, me senti perdido várias vezes, torcendo para alguma interação ocorrer e me orientar, ao menos para saber que em breve enfrentarei uma das guardiãs.
Por conta da dificuldade de trilhar o caminho certo, caindo em mini chefões a todo momento, eu só consegui derrotar duas vilãs: Celestia, a guardiã do ar, e Rosalyn, a guardiã das plantas. Ainda restam Ashe, Trishula e o trio Yennifer, Megan e Cyndy, guardiãs do fogo, gelo e eletricidade respectivamente. E diferente de seus colegas robóticos da Capcom, Elsie não é capaz de absorver os poderes das guardiãs derrotadas, mas pode comprar feitiços com efeitos semelhantes ao dos biomas na loja de Angel, o Bruxo.
Um lago sereno no inferno de balas
Elsie adiciona mais um tempero à sua fórmula: o gênero bullet-hell. O jogador precisará se acostumar com a chuva de balas e também com a poluição visual, que em níveis mais avançados irão ocupar boa parte da tela. Juntando isso aos perigos dos cenários como plataformas eletrificadas, buracos, caixas caindo, chamas, espinhos de gelo, entre outros, você terá um belo desafio para encarar.
Para evitar que o jogador morra rapidamente, em Elsie há como utilizar um escudo para aparar projéteis e ataques inimigos. Caso o jogador consiga realizar o aparo, um círculo aparecerá a sua volta. Apertando o botão novamente, um contra-ataque em forma de onda de choque atingirá os inimigos em volta, sendo útil para percorrer distâncias de plataformas com buracos e sendo também a única forma de quebrar o escudo dos inimigos.
Elsie utiliza um simples revólver de energia como sua arma principal, além de possuir um especial em forma de um laser pequeno (mas poderoso) e um feitiço chamado recarregar, que completa sua energia. Avançando pelas telas dos níveis o jogador obtem moedas dos inimigos derrotados, sendo elas Bits, sucata, tickets de alimentação e moedas. Os Bits são utilizados em máquinas espalhadas pelos níveis, para comprar armas e itens, mas há máquinas de descanso que podem recuperar e aprimorar atributos.
Os personagens que resgatamos durante os níveis retornam sempre para o cais, onde os ajudamos a se estabelecerem montando seus negócios. Remmy é um pássaro ferreiro capaz de criar armas e itens poderosos que Elsie pode encontrar e comprar com Bits. Angel vende feitiços que entram no lugar da habilidade de recarregar. Gordon é o cozinheiro, com pratos que “buffam” os atributos de Elsie. Hebby vende máquinas de compra para os níveis e a Dra. Grey aprimora Elsie em troca de sucata.
Brilho próprio
Elsie é uma experiência própria, cheia de estilo e qualidades. O visual é muito bem trabalhado, garantindo que o jogador consiga entender tudo que está acontece na tela em meio ao caos da ação. Os inimigos são bem marcantes visualmente, com cada nível tendo seu tema e seus habitantes seguindo seu mestre.
Os mini chefes e as guardiãs também são bem impactantes, com várias alusões à chefes da série Mega Man, como um monstro de musgo que se assemelha ao Yellow Devil. Citando outro exemplo, o divertido nível de elemento elétrico apresenta em certos momentos uma placa escrito “Desaparecido” com a foto do chefe Spark Mandrill de Mega Man X2. E a trilha sonora certamente é um dos grandes pontos fortes de Elsie. Não são tão marcantes quanto as de Mega Man, mas não ficam pra trás. As minhas favoritas são as dos níveis Circuito Elétrico e Tundra Congelada.
Elsie é uma excelente pedida para quem está em busca de um novo desafio roguelike e também procura algo parecido com Mega Man, já que a Capcom prefere manter a franquia na geladeira. A história é leve e, mesmo com os caminhos bastante confusos, vale a experiência mesmo que tenha que encararos loops repetidamente.
Prós:
🔺 Gameplay responsivo, desafiador e divertido
🔺 Grande quantidade de armas, itens e apetrechos aleatórios pelos níveis
🔺 Inimigos marcantes, visual excelente e trilha sonora de ponta
Contras:
🔻 História muito previsível
🔻 Muitos loops sem batalhas contra as guardiãs
Ficha Técnica:
Lançamento: 10/09/2024
Desenvolvedora: Knight Shift
Distribuidora: Playtonic Friends
Plataformas: PC, PS5, Switch, Xbox Series
Testado no: PC