Skip to main content

Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo! Começa a temporada 2020-2021 dos jogos de futebol e quem dá o pontapé inicial é a Konami. eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update busca ganhar a vantagem no placar saindo antes do seu concorrente direto e prender a atenção dos fanáticos pelo esporte bretão.

Desde os bons e idos tempos de International Superstar Soccer e, posteriormente, Winning Eleven, a Konami vem sendo uma constante nos jogos de futebol. Dessa vez atende aos pedidos de uma legião de fãs e lança eFootball PES 2021 Season Update – como conteúdo adicional para o jogo anterior – podendo ainda ser comprado separadamente enquanto o próximo jogo é desenvolvido com mais atenção. E qual será o resultado dessa partida?

O desporto chutebolas!

Tendo dominado completamente as gerações Super Nintendo, Playstation 1 e 2, a Konami e seu Pro Evolution Soccer – ou Winning Eleven para os saudosistas (ou ainda BOMBA PATCH para os iniciados) – perderam espaço no coração do público geral lá pela metade da geração Xbox 360/Playstation 3. Agora a Konami joga suas cartas mais altas a fim de reconquistar suas ovelhas desgarradas.

Imagem de eFootball PES 2021 SEASON UPDATE
Só mais uma pintura do Papai Cris.

A disputa entre os jogos rivais, que durante um bom tempo teve uma distância considerável em prol do produto da Eletronic Arts, neste momento voltou a se encurtar. Em alguns pontos pelo crescimento constante da franquia PES, em outros pela recente incapacidade da EA em inovar com seus FIFAs.

O mero fato de eFootball PES 2021 Season Update ser – como o próprio nome diz – um update já abre espaço no meu coração na base da pancada. Estou farto de jogos de esportes – e similares, viu dona Activision – serem lançados ano após ano pelo puro suco da escrotidão capitalista sem nem sequer ter um valor de produção aumentado.

Já está mais do que claro que não é viável para qualquer produtora, seja lá qual for o seu tamanho, lançar um jogo por ano e ainda ter um nível de qualidade, produção e inovação alto a ponto de justificar o valor – internacional – de 60 dólares (com o salto para 70 doláres na geração que está por vir). Com isso, nada mais justo do que fazer pequenas atualizações de jogabilidade, além dos updates de uniformes e elencos.

Imagem de eFootball PES 2021 SEASON UPDATE
Todo mundo conhece alguém que passa mais tempo nessa tela que nas partidas.

eFootball PES 2021 Season Update conta em muito com as aparições especiais de ex-jogadores como personagens jogáveis em seus modos pseudo-narrativos como o Seja Uma Lenda e Liga Master, como Zico, Romário e Maradona. Porém não rola nem sequer uma dublagem para complementar o que se vê, fica a sensação de um RPG de PS1 com personagens mexendo a boca sem nenhum som sair.

O foco do online é, como de costume, o myClub, o cassino legalizado pay-to-win que todo jogo de esporte possui atualmente. Terrivelmente, eFootball PES 2021 Season Update quer te forçar a jogar este modo de todas as maneiras possíveis. Caso você não tenha uma conexão com a internet plenamente estável e um bolso fundo para ser fisgado, o myClub vai ser um 7×1 de irritação.

Imagem de eFootball PES 2021 SEASON UPDATE
Zico pode treinar o time que você quiser!

Apesar das atualizações, eFootball PES 2021 Season Update ainda contém uma bela pancada de bugs e incongruências até comuns em jogos de esporte, visto a natureza caótica da simulação, porém não menos irritante. Não sei dizer, somando isso, até que ponto esse update não foi só uma atualização de elencos mesmo.

No que tange a jogabilidade é habitual comparar PES e FIFA sobre qual é uma simulação mais fiel de uma partida real do desporto chutebolas e acredito ter recebido uma iluminação divina – e incontestável – sobre esse ponto (pelo menos entre os jogos lançados em 2020): FIFA soa muito mais como uma partida da UEFA Champions League, um futebol quase artístico, bem trabalhado, fluído. eFootball PES 2021 Season Update é uma partida do Brasileirão. Quem assiste sabe a diferença. É um jogo truncado, trombado, feio, onde os jogadores não são lá tão bons. Mas não deixa de ser tão realista quanto.

Imagem de eFootball PES 2021 SEASON UPDATE
Não tivemos o update Corona 2020…

Por fim, este pode não ser o jogo de futebol que o fã gostaria, pode não trazer de volta os dias de glória da Konami. Porém, nada disso era o objetivo da produtora, era só dar um respiro para que a versão 2022 possa chegar estourando e definindo novos patamares. Com isso, eFootball PES 2021 Season Update é um jogo até divertido.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024