Quando você procura por um game de plataforma, de ambientação futurista, com excelente narrativa e artes visuais, Earth’s Dawn é um nome que você precisa ter em seu repertório. Produzido pela oneoreight e lançado pela Rising Star Games, o jogo faz com que você entre de cabeça no gênero hack’n’slash por horas de diversão descompromissada, porém com desafios que fazem o gameplay ser viciante.
Apesar de curto e básico, Earth’s Dawn tem uma história cheia de detalhes bacanas. Depois de décadas de paz, a Terra foi invadida por uma raça alienígena conhecida pelos seres humanos como E.B.E. Este grupo segue movendo-se por todo planeta, consumindo qualquer coisa em seu caminho. E, para desespero da população, estes seres não podem ser atingidos por nenhuma arma criada no planeta terra.
Antes da aniquilação iminente, os humanos acharam uma brecha e avançaram com uma ideia que poderia salvar a todos. O E.B.E. era suscetível a danos causados por armas projetadas sob sua própria tecnologia. Sendo assim, o poder de lutar estava agora nas mãos de uma força de elite de combate.
O jogador entra em cena para batalhar com uma vasta diversidade de inimigos poderosos. A mecânica é simples: bater, atirar e resgatar algumas orbs para manter o HP estável. Earth’s Dawn apresenta também maneiras de personalizar as características do sua personagem, como visual e a jogatina propriamente dita. Com a árvore de habilidades, o jogador pode adaptar as habilidades da personagem escolhido, além de alterar seu arsenal de armas.
A jogabilidade é intuitiva e viciante. As armas e espadas são facilmente manipuladas e os primeiros inimigos da campanha são bem fáceis. Porém a dificuldade vai aumentando conforme os desafios são vencidos, naquele esquema clássico dos jogos de Arcade como Gunforce 2 (1991) e Dyna Gear (1993). O visual, que mescla 2D com 3D, deixa tudo mais interessante – pra não dizer nostálgico, comparado aos títulos citados.
Há também uma curiosidade: quando o game “percebe” que você já se acostumou com a mecânica da jogabilidade, a dificuldade inimiga aumenta. E, pra dar uma força, novos combos e armas são liberados. Para deixar o jogador ainda mais entusiasmado a cada nível desbravado, os cenários vão mudando. Importante dizer que quanto mais XP sua personagem tiver, mais opções de personalização e de habilidade você poderá desbloquear – algo que você conquista com mais facilidade ao enfrentar os enormes chefes de cada nível.
Um ponto negativo vai para os efeitos sonoros, que se repetem muito durante todo o game. A variedade de sons na batalha é perceptivelmente pequena, o que contribui para esta falha. A narrativa também sofre com a repetição, com batalhas muitas vezes distinguíveis apenas pela mudança de cenário.
Em suma, Earth’s Dawn merece muito a sua atenção. É um ótimo título de hack’n’slash e também a escolha perfeita para quem busca por um jogo simples, rápido e desafiador.
Prós:
🔺 A arte visual do game é incrível
🔺 Jogabilidade simples e empolgante
🔺 Cheira a nostalgia
Contras:
🔻 Efeitos sonoros repetitivos demais
Ficha Técnica:
Lançamento: 18/09/15
Desenvolvedora: oneoreight
Distribuidora: Rising Star Games
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Testado no: PS4