Skip to main content

Confesso que estava curioso para saber como seria a primeira edição do principal jogo de futebol com a saída da FIFA. Foi então que EA Sports FC 24 chegou e me surpreendeu ao apresentar conteúdo suficiente para se sustentar como principal jogo e representante do gênero.

Será que o novo trabalho da Electronic Arts com uma enxurrada de nomes complexos para a tecnologia envolvida no desenvolvimento conseguiu realmente se distanciar do passado e revolucionar as partidas de futebol nos consoles? Ou será que estamos vendo mais do mesmo?

Nós não vamos pagar nada. É tudo free!

O fim da parceria com a FIFA também apresenta um novo capítulo da franquia da EA, que divulgou o lançamento de EA Sports FC 24 como um jogo revolucionário. Assim como todos os anos anteriores, nós estamos conhecendo o “título definitivo” para quem ama futebol ou gosta de uma boa partida competitiva.

EA Sports FC 24
Os cenários e iluminação desse jogo estão simplesmente incríveis

Tirando a problemática da necessidade de download de novos dados, para manter o jogo sempre atualizado, a cada nova atividade realizada, seja partida, edição de jogador, gestão do time ou qualquer customização, logo de cara podemos perceber uma preocupação dos desenvolvedores em evoluir a experiência do jogador como usuário ao facilitar a navegação pelos conteúdos disponíveis.

Na tentativa de virar a página da série, evoluindo de FIFA para FC 24, a reformulação com menus superiores e a simplicidade em acessar os modos de jogo e opções através de R1 e L1 ganham destaque como melhorias na qualidade de vida. Com essa evolução na experiência do usuário tenham abusado demais na quantidade de QR Code para você ler mais sobre o que está sendo exibido para deixar tudo mais simples, breve e enxuto.

Começando pelo básico nas partidas, a tecnologia do HypermotionV realmente proporciona uma fluidez que faz com que estivéssemos assistindo um jogo real, com a movimentação menos robótica dos jogadores em campo e a velocidade dos acontecimentos flertando com a realidade. Passes e dribles parecem realmente reais, deixando de ser algo simples e padrozinado.

EA Sports FC 24
Nada como criar seu alter ego para trilhar uma carreira de sucesso

Pensando nessa personalização das habilidades, a chegada do PlayStyles como tecnologia capaz de trabalhar com diversas estatísticas sobre o estilo de jogo para cada esportista, contribui muito na evolução sobre como os jogadores deixam de ser apenas bonecos 3D, inclusive ganhando reações próprias e personificação em suas ações, deixando tudo ainda mais fidedigno a uma partida real.

Na representação digital dos modelos humanos, a Frostbite funciona muito bem pela fidelidade nos traços das principais personalidades do mundo futebolístico, ficando fácil reconhecer muitos profissionais até mesmo para mim, que gosto apenas de jogar e não de assistir partidas de futebol.

Se o mesmo esforço para que os cabelos e roupas tenham movimentos reais dentro do jogo também fosse aplicado para jogadores menos famosos, talvez o jogo ficasse ainda mais incrível e menos genérico quando optamos por jogar com o Beijing Guoan (China) ou Gaz Metan (Romênia). Não encontrei nenhum bug bizarro envolvendo os modelos digitais dos jogadores, mas sabemos de muitos casos no lançamento!

Muitos modos para trilhar sua carreira

Confesso que sou muito mais o tipo de jogador que opta pela partida simples ou campeonato rápido, até mesmo com um pouco do competitivo online, porém EA Sports FC 24 apresenta muito mais conteúdo além desse básico.

EA Sports FC 24
Fico mais fácil de administrar e jogar o modo Ultimate Team

O procurado Ultimate Team retorna com a opção de você escalar profissionais do futebol feminino para o seu time e personalidades histórias também, fazendo extremo uso do PlayStyles para trabalhar com os status indicados nas cartas ou até mesmo o comportamento de cada esportista em campo. Agora você contará com o apoio de um “agente” para suas negociações, além de poder evoluir suas cartas mais facilmente.

Você também poderá jogar em sua própria trajetória como profissional do futebol, seja como técnico ou jogador. A Frostbite e o PlayStyles foram integradas em todos os modos d ejogo para você trabalhar no seu avatar e esitlo de jogo, podendo aprimorar o que mais deseja.

Além do modo Carreira, mesmo sendo um dos modos de jogo mais aclamados, Clubs e Volta continuam nesta edição, mas sem muitas novidades além da tecnologia que está presente nos demais formatos e conteúdos. Progredir em qualquer um desses modos não foi um problema, afinal não sou um excelente jogador ou domino todas as técnicas.

O título desse troféu é simplesmente genial

Esse progresso só foi possível porque o EA Sports FC 24 utiliza uma inteligência artificial muito eficiente que, além de sugerir a dificuldade das partidas, também se adapta aos seus comportamentos em capo e cria um dinamismo ainda maior para você não criar “caminhos fáceis” até o gol. Com certeza os jogos não serão impossíveis e nem tediosos ao longo dos 90 minutos.

Um novo nome traz uma nova experiência?

EA Sports FC 24 pode parecer revolucionário e incrível, mas para mim ainda continua sendo uma experiência muito familiar. Mesmo estando longe dos jogos de futebol desde o FIFA 2020, é inegável o trabalho realizado para oferecer muito conteúdo de jogo, uma verossimilhança incrível, conexão em tempo real para trazer o que existe de atual e toda tecnologia para representar esse universo do futebol dentro de um jogo.

Como nem tudo são elogios, os desenvolvedores ainda pecam ao trazerem jogadores que parecem estar jogando num campo ensaboado e, por mais customização no comportamento e IA aplicada com PlayStyles, basta você forçar a desorganização em campo para as atitude dos jogadores se perderem completamente.

EA Sports FC 24
Mesmo rudimentar em relação ao restante, o modo Volta ainda é divertido

Mesmo com excelentes adições de cenas durante o intervalo das partidas e trazendo para o campo diversos dados estatísticos quando temos breve pausas para tiro de meta, falta, escanteio ou lateral, as animações de início das partidas, campeonato, comemorações e, principalmente, da torcida, continuam genéricas e muito similares ao que vemos há décadas.

Rivalizando com o interessante formato para cobrança de faltas e escanteios, e deixando o pior para o final, tive muitas dificuldades em entender como cobrar pênaltis, além de me revoltar com a péssima atuação dos goleiros. Seja para defender ou até mesmo se posicionar, a cada ataque era uma nova surpresa e que normalmente terminava em gol do adversário por puro erro da IA responsável pelo goleiro.

Ao mesmo tempo em que tenho saudade da facilidade que era ter menos para jogar e mais facilidade para executar uma boa partida, EA Sports FC 24 oferece uma infinidade de possiblidades e conteúdo. Quase como uma realidade paralela, que se renova a cada ano com valor cheio de jogo AAA, o que não falta é oportunidade para você experimentar, testar, praticar e jogar, mesmo que ainda não seja o jogo perfeito e por enquanto continue sendo o “jogo definitivo de futebol” para este ano.

82 %


Prós:

🔺 Facilidade ao navegar pelos menus e telas
🔺 Quantidade de conteúdo para ser jogado
🔺 Personificação das habilidades para os jogadores
🔺 Excelente execução no visual das partidas e jogadores
🔺 Muitas possibilidades para personalização

Contras:

🔻 Péssima execução da IA para os goleiros
🔻 Muitas telas de download ao longo da experiência
🔻 Jogadores parecem deslizar pelo gramado
🔻 Animações fora de campo continuam datadas
🔻 Erros de load no conteúdo do Ultimate Team

Ficha Técnica:

Lançamento: 29/09/23
Desenvolvedora: Electronic Arts
Distribuidora: Electronic Arts
Plataformas: PS5, PC, Xbox Series, Switch
Testado no: PS5

Imagem de Zet Zillions

Review – Zet Zillions

Marco AntônioMarco Antônio23/05/2024
Terra Memoria

Review – Terra Memoria

Vinícios DuarteVinícios Duarte21/05/2024