Connect with us

Artigos

Review – EA Sports FC 24

O melhor jogo de futebol de todos os tempos da última semana

Publicado

em

Confesso que estava curioso para saber como seria a primeira edição do principal jogo de futebol com a saída da FIFA. Foi então que EA Sports FC 24 chegou e me surpreendeu ao apresentar conteúdo suficiente para se sustentar como principal jogo e representante do gênero.

Será que o novo trabalho da Electronic Arts com uma enxurrada de nomes complexos para a tecnologia envolvida no desenvolvimento conseguiu realmente se distanciar do passado e revolucionar as partidas de futebol nos consoles? Ou será que estamos vendo mais do mesmo?

Nós não vamos pagar nada. É tudo free!

O fim da parceria com a FIFA também apresenta um novo capítulo da franquia da EA, que divulgou o lançamento de EA Sports FC 24 como um jogo revolucionário. Assim como todos os anos anteriores, nós estamos conhecendo o “título definitivo” para quem ama futebol ou gosta de uma boa partida competitiva.

EA Sports FC 24
Os cenários e iluminação desse jogo estão simplesmente incríveis

Tirando a problemática da necessidade de download de novos dados, para manter o jogo sempre atualizado, a cada nova atividade realizada, seja partida, edição de jogador, gestão do time ou qualquer customização, logo de cara podemos perceber uma preocupação dos desenvolvedores em evoluir a experiência do jogador como usuário ao facilitar a navegação pelos conteúdos disponíveis.

Na tentativa de virar a página da série, evoluindo de FIFA para FC 24, a reformulação com menus superiores e a simplicidade em acessar os modos de jogo e opções através de R1 e L1 ganham destaque como melhorias na qualidade de vida. Com essa evolução na experiência do usuário tenham abusado demais na quantidade de QR Code para você ler mais sobre o que está sendo exibido para deixar tudo mais simples, breve e enxuto.

Começando pelo básico nas partidas, a tecnologia do HypermotionV realmente proporciona uma fluidez que faz com que estivéssemos assistindo um jogo real, com a movimentação menos robótica dos jogadores em campo e a velocidade dos acontecimentos flertando com a realidade. Passes e dribles parecem realmente reais, deixando de ser algo simples e padrozinado.

EA Sports FC 24
Nada como criar seu alter ego para trilhar uma carreira de sucesso

Pensando nessa personalização das habilidades, a chegada do PlayStyles como tecnologia capaz de trabalhar com diversas estatísticas sobre o estilo de jogo para cada esportista, contribui muito na evolução sobre como os jogadores deixam de ser apenas bonecos 3D, inclusive ganhando reações próprias e personificação em suas ações, deixando tudo ainda mais fidedigno a uma partida real.

Na representação digital dos modelos humanos, a Frostbite funciona muito bem pela fidelidade nos traços das principais personalidades do mundo futebolístico, ficando fácil reconhecer muitos profissionais até mesmo para mim, que gosto apenas de jogar e não de assistir partidas de futebol.

Se o mesmo esforço para que os cabelos e roupas tenham movimentos reais dentro do jogo também fosse aplicado para jogadores menos famosos, talvez o jogo ficasse ainda mais incrível e menos genérico quando optamos por jogar com o Beijing Guoan (China) ou Gaz Metan (Romênia). Não encontrei nenhum bug bizarro envolvendo os modelos digitais dos jogadores, mas sabemos de muitos casos no lançamento!

Muitos modos para trilhar sua carreira

Confesso que sou muito mais o tipo de jogador que opta pela partida simples ou campeonato rápido, até mesmo com um pouco do competitivo online, porém EA Sports FC 24 apresenta muito mais conteúdo além desse básico.

EA Sports FC 24
Fico mais fácil de administrar e jogar o modo Ultimate Team

O procurado Ultimate Team retorna com a opção de você escalar profissionais do futebol feminino para o seu time e personalidades histórias também, fazendo extremo uso do PlayStyles para trabalhar com os status indicados nas cartas ou até mesmo o comportamento de cada esportista em campo. Agora você contará com o apoio de um “agente” para suas negociações, além de poder evoluir suas cartas mais facilmente.

Você também poderá jogar em sua própria trajetória como profissional do futebol, seja como técnico ou jogador. A Frostbite e o PlayStyles foram integradas em todos os modos d ejogo para você trabalhar no seu avatar e esitlo de jogo, podendo aprimorar o que mais deseja.

Além do modo Carreira, mesmo sendo um dos modos de jogo mais aclamados, Clubs e Volta continuam nesta edição, mas sem muitas novidades além da tecnologia que está presente nos demais formatos e conteúdos. Progredir em qualquer um desses modos não foi um problema, afinal não sou um excelente jogador ou domino todas as técnicas.

O título desse troféu é simplesmente genial

Esse progresso só foi possível porque o EA Sports FC 24 utiliza uma inteligência artificial muito eficiente que, além de sugerir a dificuldade das partidas, também se adapta aos seus comportamentos em capo e cria um dinamismo ainda maior para você não criar “caminhos fáceis” até o gol. Com certeza os jogos não serão impossíveis e nem tediosos ao longo dos 90 minutos.

Um novo nome traz uma nova experiência?

EA Sports FC 24 pode parecer revolucionário e incrível, mas para mim ainda continua sendo uma experiência muito familiar. Mesmo estando longe dos jogos de futebol desde o FIFA 2020, é inegável o trabalho realizado para oferecer muito conteúdo de jogo, uma verossimilhança incrível, conexão em tempo real para trazer o que existe de atual e toda tecnologia para representar esse universo do futebol dentro de um jogo.

Como nem tudo são elogios, os desenvolvedores ainda pecam ao trazerem jogadores que parecem estar jogando num campo ensaboado e, por mais customização no comportamento e IA aplicada com PlayStyles, basta você forçar a desorganização em campo para as atitude dos jogadores se perderem completamente.

EA Sports FC 24
Mesmo rudimentar em relação ao restante, o modo Volta ainda é divertido

Mesmo com excelentes adições de cenas durante o intervalo das partidas e trazendo para o campo diversos dados estatísticos quando temos breve pausas para tiro de meta, falta, escanteio ou lateral, as animações de início das partidas, campeonato, comemorações e, principalmente, da torcida, continuam genéricas e muito similares ao que vemos há décadas.

Rivalizando com o interessante formato para cobrança de faltas e escanteios, e deixando o pior para o final, tive muitas dificuldades em entender como cobrar pênaltis, além de me revoltar com a péssima atuação dos goleiros. Seja para defender ou até mesmo se posicionar, a cada ataque era uma nova surpresa e que normalmente terminava em gol do adversário por puro erro da IA responsável pelo goleiro.

Ao mesmo tempo em que tenho saudade da facilidade que era ter menos para jogar e mais facilidade para executar uma boa partida, EA Sports FC 24 oferece uma infinidade de possiblidades e conteúdo. Quase como uma realidade paralela, que se renova a cada ano com valor cheio de jogo AAA, o que não falta é oportunidade para você experimentar, testar, praticar e jogar, mesmo que ainda não seja o jogo perfeito e por enquanto continue sendo o “jogo definitivo de futebol” para este ano.

Prós

  • Facilidade ao navegar pelos menus e telas
  • Quantidade de conteúdo para ser jogado
  • Personificação das habilidades para os jogadores
  • Excelente execução no visual das partidas e jogadores
  • Muitas possibilidades para personalização

Contras

  • Péssima execução da IA para os goleiros
  • Muitas telas de download ao longo da experiência
  • Jogadores parecem deslizar pelo gramado
  • Animações fora de campo continuam datadas
  • Erros de load no conteúdo do Ultimate Team

Artigos

Desbloqueando jogos com VPN: 5 dicas imperdíveis

Publicado

em

VPN

As VPNs, ou Redes Virtuais Privadas, tornaram-se a arma secreta dos gamers quando se trata de desbloquear conteúdo geograficamente restrito. 

Se você já se perguntou como alguns jogadores têm acesso antecipado a títulos antes mesmo do lançamento oficial em suas regiões, a resposta geralmente envolve o uso inteligente dessas poderosas ferramentas. 

Antes de mergulharmos nas dicas imperdíveis, vamos entender o funcionamento das VPNs e por que elas estão se tornando cada vez mais populares no universo dos jogos. Continue a seguir e confira!

5 Dicas Imperdíveis para Desbloquear Jogos com VPN

Escolha a VPN Certa

Nem todas as VPNs são iguais. Certifique-se de escolher a melhor vpn para jogos, que ofereça servidores em regiões relevantes para os seus interesses de jogos. 

Além disso, verifique se ela possui uma política de não registro para garantir a máxima privacidade. Dessa forma, você poderá acessar o site do jogo que busca com a localização do país de origem, e jogará como se estivesse lá!

Entenda as políticas de uso do jogo

Antes de usar uma Rede Virtual Privada para acessar jogos antecipadamente, leia os termos de serviço do jogo. Alguns jogos proíbem expressamente o emprego de VPNs, e a infração dessas diretrizes pode acarretar em penalidades severas. 

Garantir conformidade com as regras estabelecidas pelos desenvolvedores não apenas preserva a integridade da experiência de jogo, mas também evita possíveis consequências indesejadas.

Inscreva-se, faça o download e abra o jogo

Inscreva-se para obter uma conta no serviço de VPN escolhido. A seguir, faça o download e instale o aplicativo da VPN no seu dispositivo (computador, console de jogos, smartphone, etc.). Feito isso, abra o aplicativo da VPN e faça login com as credenciais da sua conta.

Escolha um servidor no país desejado e conecte-se

Selecione um servidor localizado no país onde o jogo foi lançado ou será lançado em breve. Logo a seguir, estabeleça a conexão com o servidor escolhido. A maioria dos aplicativos de VPN possui uma opção para se conectar automaticamente ao servidor mais rápido disponível.

Abra a plataforma de jogos (Steam, PlayStation Store, Xbox Live, etc.) enquanto a VPN estiver ativa. Ao abrir alguma dessas plataformas, você poderá navegar como faria normalmente e comprar ou baixar o jogo desejado.

Desconecte a VPN após o download

Após baixar ou comprar o jogo, você pode desconectar a VPN e jogar normalmente. Alguns jogos podem exigir que você esteja conectado à VPN apenas durante o processo de compra ou download.

Respeite os termos de serviço!

Lembre-se de respeitar os termos de serviço da plataforma de jogos. Algumas plataformas podem ter políticas estritas sobre o uso de VPNs, e violar essas políticas pode resultar em penalidades.

Por que as VPNs estão se tornando populares entre os gamers?

Desbloqueio Geográfico

As VPNs permitem que os jogadores contornem restrições geográficas. Isso significa que, se um jogo estiver disponível em determinadas regiões antes do lançamento global, você pode antecipar a diversão ao se conectar a um servidor nessa área.

Essa estratégia não só proporciona acesso privilegiado a títulos aguardados, mas também amplia a experiência de jogo ao permitir explorar conteúdo antes da disponibilidade geral.

Segurança contra Ataques DDoS

Em competições online, jogadores competitivos muitas vezes se tornam alvos de ataques DDoS. Uma Rede Virtual Privada atua como um escudo, ocultando o endereço IP real e proporcionando proteção contra possíveis interrupções durante as partidas. 

Essa camada adicional de segurança não apenas preserva a integridade das competições, mas também assegura que quem está jogando possa se concentrar em seu desempenho, sem preocupações com ameaças cibernéticas.

Evitar restrições de velocidade

Algumas ISPs (provedoras de serviços de internet) aplicam restrições de velocidade em determinados tipos de tráfego, incluindo jogos online. Ao usar uma VPN, você pode contornar essas restrições e desfrutar de uma experiência de jogo mais suave.

Proteção contra espionagem online

Jogadores ávidos podem ser alvos de espionagem online, especialmente se estiverem envolvidos em competições de alto nível. 

Uma Rede Virtual Privada adiciona uma camada adicional de privacidade, protegendo suas informações pessoais contra olhares indiscretos.

Conclusão

Ao desbloquear jogos com VPN, os jogadores podem aproveitar uma experiência de jogo mais ampla e emocionante. No entanto, é importante agir com responsabilidade e respeitar as regras estabelecidas pelos desenvolvedores de jogos. 

Com as dicas certas e uma Rede Virtual Privada confiável, você estará pronto para explorar novos mundos virtuais antes mesmo deles se tornarem globais.

Continue lendo

Artigos

Pokémon Sword – Monotype Fogo | Capítulo 2: Vida Selvagem

O primeiro Pokémon capturado e os primeiros desafios começam a tomar forma dentro da aventura

Publicado

em

Pokémon Sword

Regras da versão Monotype de Pokémon Sword:

  • Só pode capturar Pokémon do tipo FOGO ou que evoluam/se transformem para ele de forma definitiva (ex.: Eevee e Rotom) – Darmanitan de Galar não se encaixa nestas categorias, logo ficará de fora;
  • Só pode capturar UM Pokémon de cada espécie e seguirá as normas do Nuzlocke – chegando ao 0 de HP, ele será descartado;
  • Não serão capturadas criaturas lendárias e só serão utilizadas em pontos obrigatórios da história (como o confronto nos momentos finais da aventura);
  • O estilo de batalha é alterado para “set” nas configurações;
  • Se todo o time for derrotado, a run Monotype será encerrada em definitivo.

Com o trem chegando em seu destino, Corumbeast desce da estação e se depara com a imensidão da Wild Area. O território é um grande campo em mundo aberto, onde todos em Galar podem explorar e enfrentar os mais distintos monstros de bolso disponíveis dentro da aventura. Neste caso, é onde a caçada começa.

Scorbunny é um excelente representante do tipo Fogo e é um inicial forte. Porém, nunca é precaução demais buscar ampliar um pouco o cenário para se adequar aos diferentes desafios que podem aparecer pelo caminho. A Wild Area é gigantesca, mas inicialmente os únicos Pokémon encontrados são Vulpix e estão um pouco acima do nível permitido.

A Wild Area é um excelente lugar para treinar

A partir disso, minha esperança se tornou as Max Raid Battles. Se encontrasse alguma delas com uma espécie que se adequasse ao que propus nesta aventura, seria uma bela ajuda nestes passos iniciais da jornada. E foi aí que comecei a explorar todo o cenário e tentar aumentar de nível com o que já tinha em mãos.

E nestas andanças que encontrei aquele que viria a ser minha primeira captura em Pokémon Sword: Sizzlipede. A pequena centopéia pertence aos tipos Fogo e Inseto, o que seria uma bela ajuda contra os monstros do tipo Psíquico e Noturno. A batalha não foi nada complexa, já que ele tem apenas uma estrela, garantindo o mais novo aliado.

Sizzlipede se tornou minha primeira captura

Com os dois membros na equipe, segui para a cidade de Motostoke enquanto testava outros recursos dentro da Wild Area. Além de enfrentar outros monstros em Raid Battles – obtendo, desta forma, TRs que pudessem fortalecer minha equipe – também experimentei levantar acampamento para preparar os lanches e brincar um pouco.

Vamos ser honestos? Esse trecho de Pokémon Sword nem é tão bacana assim, mas pode se tornar um ponto positivo caso você tenha algum membro de sua equipe que evolui por felicidade. Como não é o meu caso, abro ela poucas vezes e sigo viagem para não perdermos muito tempo naquilo que não acrescentará dentro da jornada.

Vamos fazer lanches?

Meus Pokémon me levaram até Motostoke

A primeira grande cidade que você visita dentro da aventura é Motostoke, onde também ocorre a iniciação do seu Desafio de Ginásio. Porém, antes de seguir até a solenidade, decidi aproveitar um pouco mais do que o local tinha a oferecer e fiz bastante coisas que ampliaram o meu perfil dentro do game.

Entre as atividades disponíveis em Pokémon Sword, eu resolvi resgatar um Minccino que estava escondido na fonte que fica em frente ao ginásio da cidade, mudei a cor do cabelo e estilo de corte e também fui para a confeitaria para enfrentar o dono do estabelecimento. Nada de muito grandioso, mas acaba divertindo aqueles que acham que não terá nenhum adicional na exploração.

Motostoke é repleta de atividades

Com tudo organizado, fiz minha inscrição e segui para o hotel Budew Inn – e lá vem uma porção de histórias e conflitos. Além de aprender sobre o “Grande Herói de Galar”, também encarei pela primeira vez a Equipe Yell – que fazem muita baderna para torcer pela desafiante Marnie. Nada de complexo também, principalmente pela especialidade deles ser o tipo Noturno.

Lá dentro também rola a primeira batalha em dupla, onde tive o apoio de Hop para confrontar os torcedores. Com uma óbvia vitória nas mãos, descansei as minhas energias e chegou a hora de me dirigir ao estádio de Motostoke. O Desafio do Ginásio estava prestes e começar e não temos tempo a perder.

A equipe Yell faz seu primeiro movimento

Os maiores treinadores de Galar

Ginásio lotado, gritos aos montes. Corumbeast entra e logo vai se vestir, com seu uniforme marcando o número 06. Lá dentro, Leon e o presidente Rose já estão aquecendo o público e revelando os tipos de desafio que os treinadores enfrentarão enquanto perseguem as oito insígnias.

Milo, da cidade de Turffield, é especialista do tipo Planta. Nessa, de Hulbury, é uma exímiia treinadora do tipo Água. Kabu é o anfitrião de Motostoke e divide comigo a paixão pelos Pokémon do tipo Fogo. Bea é a líder de ginásio de Stow-on-Side e usa monstros da categoria Lutador.

Na segunda metade temos Opal, a maga que domina o tipo Fada. Gordie é outra grande estrela de Galar, especialista do tipo Pedra. O sétimo líder está ausente por alguma razão, sobrando apenas Raihan – o segundo melhor treinador da região e usuário de Pokémon do tipo Dragão.

As lendas de Galar

Depois da festa

Após o grande evento, logo me apressei para seguir viagem e acabei me deparando com Hop em meu caminho. Depois de uma apresentação daquelas, o garoto está extremamente empolgado e deseja batalhar para botar o time dele à prova de fogo. Neste caso, falamos de forma literal.

Porém, Wooloo, Grookey e Rookidee não são capazes de derrubar Axel e Nezuko em combate, garantindo uma nova vitória para o meu time. Scorbunny, subindo para o nível 16, começa a passar pelo processo de evolução e se transforma em Raboot. Com isso, já estou pronto para seguir para Turffield e conquistar minha primeira insígnia.

Capítulo Anterior / Próximo Capítulo (disponível em breve)

Continue lendo

Artigos

Pokémon Sword – Monotype Fogo | Capítulo 1: A partida

Começou nossa aventura em Pokémon Sword com uma run Monotype em Galar

Publicado

em

Pokémon Sword

Depois de três runs do estilo Nuzlocke, decidimos mudar um pouco as coisas e trazer Pokémon Sword para uma versão em Monotype. O que isso significa? Este formato me impede de capturar os monstros de bolso que não sejam do tipo definido no início dele ou que não se transformem em uma criatura deste gênero.

E, inicialmente, optei pelo tipo Fogo. Não só por um dos iniciais ser desta opção, mas pelo desafio proposto pela jornada. Temos três líderes de ginásio com forte apelo contra esta categoria (Água, Pedra e Dragão) e não há muita variedade – o que fortalece a dificuldade. Além disso, há um excelente desafio tanto no jogo base quanto nos DLCs.

Imagine o Inteleon desse aqui no último embate da Liga

Para esta Monotype, decidi por seguir os seguintes padrões:

  • Só pode capturar Pokémon do tipo FOGO ou que evoluam/se transformem para ele de forma definitiva (ex.: Eevee e Rotom) – Darmanitan de Galar não se encaixa nestas categorias, logo ficará de fora;
  • Só pode capturar UM Pokémon de cada espécie e seguirá as normas do Nuzlocke – chegando ao 0 de HP, ele será descartado;
  • Não serão capturadas criaturas lendárias e só serão utilizadas em pontos obrigatórios da história (como o confronto nos momentos finais da aventura);
  • O estilo de batalha é alterado para “set” nas configurações;
  • Se todo o time for derrotado, a run Monotype será encerrada em definitivo.

O início da aventura em Pokémon Sword

Em toda aventura, o início é sempre o momento mais simples e cheio de tutoriais. Em Pokémon Sword isso não é diferente e iniciamos o trajeto na cidade de Postwick – que tem apenas duas casas e uma passagem para Slumbering Weald, uma rota cheia de névoa e mistérios. É lá que a aventura dá o seu primeiro passo.

O rival Hop aparece na casa de Corumbeast – nome escolhido para o protagonista – para relatar que seu irmão já está próximo e trouxe as criaturas que serão os primeiros parceiros deles durante a trajetória em Galar. Ambos correm até Wedgehurst, para conhecer Leon, o grande Campeão da região e irmão mais velho de Hop.

Chegou a hora de dar os primeiros passos

Ao lado de seu Charizard, Leon afasta a multidão que se forma ao redor dele e pede para você e seu rival o acompanhar até a casa deles. Será lá que você poderá fazer a sua escolha e ter o primeiro Pokémon.

Entre as opções disponíveis temos Grookey, Scorbunny e Sobble. Como já foi decidido inicialmente, para esta Monotype o nosso tipo será Fogo e não há qualquer outra escolha a não ser o coelho esportista. Afinal de contas, quando chegar à forma final de Cinderace será um membro essencial do time.

Scorbunny, eu escolho você

Que a sorte esteja ao seu favor

O maior problema disto é que não há nenhum Pokémon do tipo Fogo nestas áreas iniciais. Você segue pela Rota 1 e não existem opções disponíveis com esta tipagem, assim como em Slumbering Weald e nos demais territórios antes da Wild Area.

Ou seja, todo este trecho será percorrido com apenas um monstro no time e contando com a sorte. O sumiço de Wooloo te leva para Slumbering Weald, para explorar a área junto ao Hop e o suor já começa a correr frio – vamos ser honestos, se surgisse algum de Água, Pedra ou Terra ali, seria uma batalha penosa.

O mistério de Slumbering Weald

Para a sorte de todos, não foram combates complexos e Axel – nome do meu Scorbunny – se saiu de forma excelente em todos eles. Ao fim, o primeiro mistério surge e você encara uma força da natureza que não pode ser atingida por nenhum ataque e te deixa por ali sem maiores explicações.

Obviamente que aproveitei a situação e resolvi treinar Axel durante o período. Os pobres Wooloo da Rota 1 dão muita experiência e sofreram uma “queima-total” – se é que você me entende. Geralmente eu tomo estas primeiras rotas e batalhas para elevar o inicial para acima do lv.10 e ter um pouco mais de segurança.

Intercalar o treino com a vista das paisagens

Conhecendo a Prof. Magnolia

Depois deste breve treinamento, avancei em Pokémon Sword para conhecer Sonia e seu fiel Yamper dentro do laboratório em Wedgehurst e explorei um pouco mais da cidade. Uma das paradas, obviamente, foi na loja de roupas para mudar o visual do protagonista e deixar menos genérico com as opções possíveis.

A partir dali surgem as primeiras batalhas contra treinadores, na Rota 2 e um grande perigo – já que um deles tem um Chewtle. Para a minha sorte, ele não tinha movimentos do tipo Água e, para o azar dele, apenas a evolução conta com o tipo Pedra – o que impediria movimentos como Quick Attack e Tackle de serem efetivos.

Hop é o seu rival nesta aventura

Já no lar da Prof. Magnolia, ao fim da Rota 2, Leon testa Corumbeast e Hop novamente e oferece uma carta de recomendação para o Gym Challenge – permitindo que eles partam desafiando ginásios e participando de combates ainda mais intensos. Além disso, uma estrela cadente cai do céu e revela ser uma Wishing Piece.

Com ela, meus Pokémon poderão entrar em Dynamax/Gigantamax e conseguirão enfrentar de forma igual os próximos duelos. Passo na loja para comprar suprimentos e, ao lado de Hop, entro para a estação de Wedgehurst para que sigamos até a Wild Area – onde desafios ainda maiores nos aguardam.

Em direção à Wild Area

Próximo Capítulo

Continue lendo