Skip to main content

Jogos de corrida não chegam aos montes como os gêneros predominantes (ação e aventura, por exemplo), então é sempre bom ficar de olho nos poucos anúncios. Dakar Desert Rally, da divisão portuguesa da Saber Interactive, é um título que chamou minha atenção em seu anúncio.

O trailer apresenta um projeto bem ambicioso, com um grande mundo aberto, o maior de todos os jogos de corrida segundo o estúdio, corridas de rally envolvendo diferentes tipos de veículos, belos gráficos e diferentes condições climáticas. Tudo isso dentro do rally de Dakar, a maior prova do mundo nesse tipo de corrida.

Bem, tudo isso enchem os olhos, mas a verdade é que problemas técnicos tiraram, e muito, o brilho do jogo: quedas constantes de frames, física problemática, IA agressiva (e às vezes burra), e problemas nos controles, beirando o impossível controlar o veículo. Vamos entender o que acontece com o game.

Dakar Desert Rally
Gosto das diferentes colorações que o jogo entrega no vasto deserto

Problemas e mais problemas

Recebemos a chave de Dakar Desert Rally em seu lançamento (04/10) e, já de início, estava difícil jogar. O game apresentou muitos problemas de desempenho na versão de PC. A página do jogo na Steam não tem requisitos detalhados, mas meu PC consegue lidar bem com os grandes lançamentos AAA. Ou seja, faltou otimização. Só consegui jogar passando menos apuros por conta do NVIDIA DLSS.

Essa reclamação não é só minha, já que nos fóruns de discussões sobre o game vários outros jogadores encontram o mesmo problema. Outro quesito que agrava ainda mais a experiência é a péssima dirigibilidade dos veículos, uns mais do que os outros.

Dakar Desert Rally oferece as modalidades para carros, motos, caminhões, quadriciclos e SXS, que é um buggy mais parrudo. Para pilotar os carros comuns, precisei ajustar o ângulo de curva nas opções para ficar mais aceitável. Isso porque, a qualquer toque, o veículo saía com violência do trajeto.

É bem divertido correr com a moto, mesmo que qualquer coisa o derrube

Entre as demais categorias, o quadriciclo é o mais difícil de controlar. É muito fácil perder o controle, seja subindo uma duna de areia (e principalmente descendo dela), ao fazer uma curva, ao encostar em outro competidor ou qualquer relevo simples no chão. Tudo isso o faz cair, e então você precisa esperar mais de três segundos para voltar ao veículo, perdendo muitas posições.

Em relação às outras três categorias, caminhões, motos e SXS, também são difíceis de serem controlados, mas é possível encarar o desafio. As corridas com os caminhões, inclusive, são as melhores e tenho me divertido bem nessa categoria. Carros e motos são as duas outras modalidades que está dando para se divertir, já que os problemas citados atrapalham a experiência.

IA que parece ter saído de Twisted Metal

As pistas são muito grandes, dezenas de quilômetros, até mais de 100km de distância (que muito provavelmente não são reais) e você lidará com os oponentes por todo o trajeto. Normal até aí. O problema mesmo é quando eles chegam perto de você: vá para longe. Eles são agressivos e um simples toque o faz perder total controle.

Isso acontece com certa frequência. É engraçado, mas se torna chato depois

Em contrapartida, em alguns momentos, a IA simplesmente emburrece. É fácil ver os veículos indo de frente a uma grande rocha, ou vê-los se acumulando lá na frente em um grande acidente. Em algumas corridas, eles não são uma ameaça e você vence com folga. Já em outras, sai de perto. Vai entender…

E aí entramos na física do jogo. Já existem diversos compilados internet afora com carros voando, literalmente, para o céu depois de uma colisão. Não experimentei nada tão radical, mas definitivamente vi a física bugar várias vezes. Se você passar perto de uma pequena árvore ou pedra, se prepare: a colisão o lançará longe com muitos capotes, ou voando longe no caso de motos e quadriciclos.

Os veículos quebram durante as corridas e você pode consertá-los ali na hora, custando a moeda do jogo e tempo, algumas dezenas de segundos que podem tirá-lo do podium. A posição que o jogo indica nunca será o final quando você passa na linha de chegada, já que outros pilotos podem consertar seus veículos assim como você. É possível consertar os veículos entre corridas também.

Os diferentes climas são um espetáculo à parte

Game oferece um belo e enorme mapa

O game tem as dificuldades Esporte, que é cheio de regalias como reposicionamento, navegação casual, custo mais baixo do conserto, salvamento automático em checkpoints e mais, além de Profissional e Simulação, onde a brincadeira fica mais série, retirando várias dessas regalias, além de deixar os competidores mais difíceis.

O mapa do jogo é enorme e oferece dezenas de corridas baseadas no rally de Dakar real de 2020, 2021 e 2022, com os mesmos veículos, equipes e pilotos, tudo licenciado. Como disse antes, o visual do jogo é bem bonito, mas também tem seus problemas com artefatos em alguns momentos, mas esse é o menor dos problemas (e o que menos acontece).

Você pode correr em um belo dia ensolarado, com o pôr do sol gerando uma iluminação bem bonita que deixa as rochas da região avermelhadas. Há momentos que tempestades te pegam, e muita chuva com raios e vento dão um novo ar às corridas. Por vezes o jogador enfrentará muita neblina, limitando a visibilidade. O jogo também oferece corridas em épocas de neve e até tempestades.

Essa, definitivamente, é a melhor categoria

Não só os cenários são muito bonitos, mas também os carros são bem feitos. Não chegam em um nível de Forza Horizon 5, Gran Turismo 7 ou Dirt 5, mas entregam um resultado bastante decente dentro dos limites de um estúdio que é menor do que os responsáveis pelos jogos citados.

Dakar Desert Rally tem potencial

Os desenvolvedores estão cientes, claro, de todos os problemas citados e já prometeram correções. Mas venho jogando desde o lançamento e, até a data da publicação desse review, somente um patch bem pequeno foi lançado. E, na minha experiência, não mudou nada.

Eu sou um grande fã de rally, dificilmente perco algum título novo das franquias Dirt e WRC, e sempre que posso corro nos rallys de jogos grandes como The Crew 2 e Forza Horizon 5. Eu tinha muita expectativa para Dakar Desert Rally e ela foi frustrada, obviamente.

Imagina os desafios reais de uma corrida como essa

Mesmo assim, a nota que você verá no fim dessa análise reflete a minha esperança. Acredito nesse projeto ambicioso e creio que a Saber Porto fará as correções. Se vai demorar ou não, aí já é outra conversa. Além de tudo isso, o game chegou incompleto. O estúdio havia prometido um modo de mundo aberto (entre outros recursos) sem corridas para você aproveitar toda as extensão do mapa, mas esse modo chegará mais para frente, ainda sem data.

Eu recomendo ficar de olho no progresso de Dakar Desert Rally, acompanhando os fóruns para ver como o jogo está ficando com o tempo. Além, claro, de esperar por uma futura promoção. Quem sabe quando o jogo receber mais recursos prometidos no roadmap, além das correções, ele não fique mais atraente.

Imagem de Zet Zillions

Review – Zet Zillions

Marco AntônioMarco Antônio23/05/2024
Terra Memoria

Review – Terra Memoria

Vinícios DuarteVinícios Duarte21/05/2024