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Está escrito em Provérbios 16:18 que “O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda.”, nada mais conveniente para se descrever grande parte dos cultos mundo a fora, onde seus líderes se tornam verdadeiros rockstars, tentando se passar pelo verdadeiro messias. Children of the Sun traz uma história que encapsula exatamente como orgulho, arrogância e a perversão da inocência levam a destruição inimaginável.

Em Fevereiro eu já havia escrito sobre este incrivelmente divertido e desafiador jogo de puzzle solving com apenas uma bala. Experienciando agora em sua totalidade o último projeto de René Rother, posso afirmar facilmente que Children of the Sun é uma experiência visceral marcante e empolgante, misturando a sede de sangue da “Garota” a um planejamento frio e calculista de como matar todas as pessoas de uma área inteira, com apenas um disparo.

Combustível carmesim escuro

Children of the Sun abre com uma cutscene animada como um antigo gibi de mistério, semelhantes as histórias de Hellboy, tanto no visual, quanto no clima. Nossa protagonista, conhecida apenas como A Garota está de frente para o corpo de seu pai, com a boca escancarada, um fuzil em sua mão e seus miolos espalhados pela parede, com uma fúria intensa, a mesma pega a arma que seu pai usou em si mesmo, uma estranha máscara e sai a caça.

Imagem de Children of the Sun

Tal como Ishmael, a Garota tem sua prórria baleia branca para caçar, no entanto diferente do famoso capitão, a Garota possui outros tipos de cicatrizes ao invés de uma perna de pau. Seu alvo é conhecido como O Líder, o cabeça por trás do culto que destruiu a sua vida, a de seus pais e de incontáveis outros em seus rituais, mas essa tarefa não será fácil no entanto, afinal o culto possúi muitos devotos que farão de tudo para impedir o avanço do jogador.

Durante o jogo descobrimos mais sobre o passado da jovem e de seus pais enquanto nos domínios do culto, da sua criação junto daquelas pessoas, do despertar de seus pais para a falsa do culto e o despertar das habilidades da garota. Habilidade esta que rege o universo deste jogo, com a jovem sendo capaz de controlar o único projétil que possúi, usando a energia proveniente de cada abate para ricochetear a bala contra outros inimigos.

Os seguidores do culto não atacam diretamente a Garota, na realidade o jogo todo funciona com a garota matando todos os inimigos com apenas um tiro, vencendo os níveis até chegar ao Líder do culto e colocar a última bala do rifle de seu pai na sua cabeça. Caso a bala não consiga chegar até um outro inimigo, seja por não conseguir atingi-lo ou por bater um obstáculo, simplesmente reinicia o nível, nunca há ameaça direta contra a garota ou alguém ativamente atirando contra ela, ou a procurando.

Imagem de Children of the Sun

Uma bala, inúmeros mortos

Em Children of the Sun o desafio está em se adaptar com as mudanças dos níveis e utilizar tanto o ambiente a seu favor quanto as habilidades que são desbloqueadas. Inicialmente é tudo bem simples, usando a bala sempre que acertamos um alvo ganhamos a habilidade de dispará-lo novamente em qualquer direção até acertar outro cultista, um barril explosivo, ou tanque de combustível e até mesmo animais para poder posicionar melhor o próximo disparo.

Geralmente os animais são pássaros que sobrevoam as fases e permitem uma visão aérea melhor para localizar alvos que ainda não haviam sido encontrados. Uma vez disparada a bala irá em direção ao alvo, mudando a visão do jogador para uma câmera atrás da bala, caso o alvo se mova, você erraria, mas como dito antes, a Garota possui habilidades especiais e com isso pode controlar a direção da bala em uma curvatura para qualquer direção em até 35° graus mais ou menos.

Com o passar dos níveis e com a jovem desenvolvendo cada vez mais sua habilidade e a a refinando, ela se torna mais poderosa, sendo capaz de realizar diferentes atos. Um deles se dá no capítulo onde é dito que uma doença controla a mente dos membros do culto, com isso uma espécie de podridão surge em seus corpos, sempre que a Garota acerta esta parte, um símbolo branco surge na mira, caso acerte duas vezes seguidas um local infectado, ao se clicar duas vezes com o botão de mira a bala pode parar no ar e ajeitar uma nova trajetória.

Isso serve para inimigos que usam escudos e mais a frente, um inimigo especial capaz de usar poderes psíquicos para criar grandes escudos em bolha e mudar a trajetória da bala. Outra habilidade adquirida mais a frente é a de se aumentar imensamente a velocidade da bala, para penetrar a grossa armadura de alguns inimigos especiais, velocidades essas que parecem superar a velocidade do som.

Geografia fatal

Através dos níveis a Garota e o jogador seguem por diversos locais do que parece a região do Texas nos E.U.A e com o passar do tempo a realidade em si começa a parecer distorcer, com objetos voando pelo cenário, indo desde pedras a carros. Isso permite que mesmo em um local como uma fortaleza, a garota atinja um ponto mais elevado e comece a abater seus oponentes um a um, independente se estão no exterior de uma estrutura, ou dentro dela.

Os níveis são bem semelhantes a cenários do gênero Giallo de cinema, uma das maiores fontes de inspiração para o projeto, além dos jogos de SUDA 51 como Killer 7 e o modo sniper da série Hitman. Os cenários trazem cores contrastantes e saltadas para revelar os membros do grupo cultista, enquanto os locais trazem cores apagadas e difusas, como se tudo não passasse de um sonho, no entanto este sonho é real e se assemelha mais a um pesadelo.

A trilha sonora e os efeitos sonoros são pesados e “secos” chegando ao jogador como a bala que atinge os membros do culto, um jogo que para se ser realmente apreciado, é indispensável o uso de fones de ouvido. Children of the Sun é uma experiência completa de um filme Pulp Giallo extremamente violento, contando com uma cena final tão satisfatória quanto a jornada inteira.

Com um alto valor de replay também, Children of the Sun vai te tornar obcecado em repetir os níveis afim de quebrar os recordes e subir no leaderboard, ou para simplesmente encontrar a maneira mais eficaz e rápida de se completar os níveis e desafios apresentados nele. Indo desde explodir um carro, até a fazer sua bala percorrer 350 metros em uma rua pequena. Abandone os bens terrenos, entregue-se de alma, corpo e mente para o Líder e conheça Children of the Sun.

100 %


Prós:

🔺 Narrativa que prende o jogador tanto no gameplay quanto nas cutscenes
🔺 Gameplay divertida e desafios bem elaborados que exigem bastante
🔺 Estilo de arte que salta aos olhos e excelente trilha sonora
🔺Altíssimo valor de replay e competividade

Contras:

🔺Razoavelmente curto e nada muda em uma nova run da história.

Ficha Técnica:

Lançamento: 09/04/2024
Desenvolvedora: René Rother
Distribuidora: Devolver Digital
Plataformas: PC