Skip to main content

Criado originalmente por Klaus Teuber e quase como obrigação de todo fã de jogos de tabuleiro, CATAN: Console Edition chega para as gerações atuais, publicado pela Nomad Games em parceria com a Asmodee Games, e expande as possibilidades com a jogatina local e online.

Com regras fáceis e bom equilíbrio entre sorte e estratégia, afinal temos dados rolando em todos os turnos, será que o trabalho da Dovetail Games para os consoles foi superior ao disponível para Tabletop Simulator?

O poder dominante sobre a ilha

Parece até fácil dizer que essa premissa para ganhar uma partida em Catan, porém a tensão e o nervosismo pelo fator sorte estar presente o tempo todo no jogo também foi bem trabalhado para esta versão digital. Antes de chegarmos aos finalmentes de uma partida, vale fazer uma breve introdução ao jogo e suas regras básicas.

CATAN: Console Edition
Bem-vindo à Ilha de Catan

Este jogo de tabuleiro moderno europeu, também conhecido como Eurogame, integra a lista de mais famosos ou jogos de entrada para quem quer começar neste hobby. A premissa básica é você tentar ser o dominador da Ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades, mas para isso você precisará coletar os recursos que a ilha produz (madeira, tijolo, ovelha, trigo e pedra).

Com um tabuleiro modular em tiles hexagonais, que definirá o local de cada recurso, você tem a construção da ilha de maneira aleatória para cada partida e o que realmente aumenta o fator replay para este título. O mesmo acontece na estratégia para vencer, afinal os pontos são ganhos ao construirmos Vilas ou Cidades, utilizando a construção de estradas para criar as áreas aptas em receber essas estruturas.

A cada turno você rolará os dados para coletar os recursos de acordo com o número tirado e que consta em cada tile, além de construir, realizar comércio ao trocar cartas de recursos com outros jogadores e usar uma Carta de Desenvolvimento, que permite ações em toda a regra: pontuação, construção, roubo, negociação, negociação e produção.

CATAN: Console Edition
E esse é o jogo de tabuleiro tradicional de Catan

Torça apenas para não tirarem um sete no dado, pois este é o número do ladrão, em que você precisará mover o ladrão até algum tile para roubar recursos de quem possui construções adjacentes.

Com Vilas e Cidades, além da estrada mais longa e com o maior exército, o jogador vai conquistando ponto a ponto até somar o total de dez, tendo aquele que realizar esse feito primeiro como o vencedor por ter a força dominante sobre a Ilha de Catan.

Lugar de board game é na mesa?

Não posso ser injusto e reconhecer que CATAN: Console Edition é a melhor adaptação do jogo físico para sua versão digital, fazendo com que tudo na ilha tivesse vida e com altos níveis de detalhamento, em questão de textura e elementos em tela. Isso sem contar nas animações quando você interage com o tabuleiro de alguma maneira ou ele responde às ações.

CATAN: Console Edition
O nível de detalhe e vida aos elementos no tabuleiro é de impressionar

A minha principal crítica fica pela questão do competitivo e interação. O grande charme de Catan é você interagir com os outros jogadores na fase de negociação para troca de recursos (ação de Mercado). Neste aspecto a IA falha bastante por não levar em conta o “abuso” que você pode oferecer ou sofrer para conseguir um único recurso, oferecendo muito mais do que seria normal como, por exemplo, receber um tijolo em troca de três recursos de cada tipo.

Além disso, os outros três adversários controlados pelo jogo acabam levando ao extremo a “maldade” ao ver que o jogador está por um ou dois pontos da vitória, inclusive sacrificando o próprio andamento do jogo. Isso acontece muito na mesa, mas a interação presencial e pessoal acabam abrindo caminho para outros jogadores explorarem esse bloqueio ou até mesmo uma virada de jogo inesperada.

Funciona muito bem para você matar a vontade de jogar Catan sem depender de outras três pessoas, inclusive com a opção de multiplayer online. A versão para console é competente em preparar organizar os tiles, mas não permite a customização do seu próprio tabuleiro, preparar a mesa com todos os elementos, distribuir as localizações e rodar os dois primeiros turnos, fundamentais para o jogo começar.

CATAN: Console Edition
O manual está distribuído em poucos e sucintos materiais em texto ou vídeos na Biblioteca

Uma outra crítica que acho válida pontuar é quando vamos para o multiplayer local, pois os jogadores acessarão um site, através de um QR Code gerado para a partida, em que você conseguirá visualizar as cartas em sua mão, utilizando o controle como meio para interagir e realizarem suas jogadas.

Não custava desenvolver um aplicativo de verdade ou até mesmo algo próximo de Ticket to Ride ou até mesmo 7 Wondes Mobile? Seria muito mais fácil e otimizaria o uso do celular para o jogo, não apenas para acompanhar a partida.

Um app complementando o jogo poderia ajudar até mesmo na escolha da HUD ter menos elementos, deixando de ser difícil ler certos textos ou até mesmo com controles mais fáceis e sem menos etapas para chegar em uma tomada de ação.

CATAN: Console Edition
A melhor parte do jogo, a interação entre jogadores, acaba perdendo a graça nesta edição

Adicionando uma leve crítica, no pacote da falta de customização para as partidas e de limitar escolhas para o setup inicial, também não temos nada que possa diminuir o AP (Analysys Paralysys), ou seja o tempo em que os jogadores levam para pensar e tomarem suas decisões. Isso pode afetar drasticamente a fluidez da partida e deixar o jogo muito parado.

Eurogame é coisa séria!

CATAN: Console Edition preenche uma lacuna importante, oferecendo a oportunidade dos jogadores donos de Playstation e Xbox experimentarem um clássico euro, mas não se engane que você está embarcando em uma partida rasa e sem estratégia apenas pela presença dos dados.

Este é de longe um dos jogos que melhor consegue equilibrar bem o fator sorte com o seu planejamento para conquistar e otimizar os recursos, além de estudar bem o posicionamento das suas estradas, vilas e cidades. Não pense que está encarando um Jogo da Vida ou Banco Imobiliário, pois a derrota será iminente e depois de uma partida que vai durar pelo menos 45 minutos cada.

CATAN: Console Edition
Chegue ao nono ponto e prepare-se para sofrer mais que fugir do casco azul em Mario Kart

Talvez com um trabalho melhor para o conteúdo base do jogo, já que temos diversas versões e expansões de Catan, além do multiplayer local funcionar bem ao mesmo tempo em que peca pela otimização no uso do celular, este poderia ser um grande atrativo para quem não tem o costume de encarar jogos de tabuleiro.

De qualquer forma este jogo continua sendo uma boa porta de entrada, seja diretamente nos board games ou conhecendo primeiramente sua versão digital. Por fim, respondendo a pergunta inicial, se você quer não se importar com a emulação da experiência em mesa que o Tabletop Simulator oferece, vá em frente neste trabalho da Dovetail Games.

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024

Review – Blockbuster Inc.

Paulo AlmeidaPaulo Almeida04/06/2024