Cat Quest III chega à nova geração num jogo divertido e repleto de carisma para dar um passo além do que vimos nos jogos anteriores, entregando uma experiência que consegue misturar brilhantemente a ação e aventura por terra e mar.
A franquia desenvolvida pela The Gentlebros retorna para sua terceira edição numa clara evolução ao expandir a maneira como exploramos esse mundo vibrante e colorido, com jogabilidade ainda mais acessível e com boas camadas que exigem dedicação.
Num primeiro momento, Cat Quest III pode até passar a impressão de ser um jogo infantil e bobo, mas aos poucos você vai descobrindo que ele possui uma grande profundidade e que exige dedicação. A construção de mundo e os loopings que existem dentro do jogo fazem com que você invista muitas horas sem perceber o tempo passar, totalmente imerso nos mares de Miauribe.
Não se deixe enganar pela fofura
No papel de um Xereta, uma raça dos gatinhos que possuem a marca da estrela, você parte em busca do Tesouro da Estrela do Norte ao lado de seu fiel companheiro, o Capitão Chapelinho. Durante sua jornada você precisará enfrentar as ameaças do Rei dos Pi-ratos e outros bandos como, por exemplo, a Trupe do Miautallika, o Capitão Takomiauki e o Mandabufa Oincador. Tudo muito bem localizado para o português do Brasil, trazendo diálogos e adaptações muito bem humoradas para engrandecer ainda mais a antropomorfização deste mundo fantástico.
Um ponto importante para quem acompanha a franquia, Cat Quest III não abandona a fantasia dos jogos anteriores, mesmo com sua nova temática focada nos mares e os piratas. Ainda temos um pouquinho da magia de Felingard, mundo do jogo anterior, por conta das magias que você pode utilizar e a história por trás dos Aelius e sua mana. Com muitas opções para customizar o visual, com otimizações passivas para seus status e reforçando as características de um RPG, seu arsenal também será vasto para equipar armas de combate corpo-a-corpo, a distância e magias.
Os desenvolvedores conseguiram unir o que já tínhamos de sucesso até o momento e foram certeiros ao acrescentar o gameplay pelos mares, com um navio. Sim, você contará com sua própria embarcação para combater os inimigos e navegar por entre as diversas ilhas de Miauribe, com mais uma porção de melhorias para buscar durante sua exploração e otimizar seu desempenho nas águas. Otimize a durabilidade do seu casco, melhore seus canhões e prepare-se para enfrentar até mesmo um imenso navio em formato de patinho de borracha, num dos combates mais difíceis do jogo.
Neste ponto acredito que Cat Quest III tenha o único problema para o jogo com sua proposta: a dificuldade. Enfrentar os diversos tipos de inimigos, que são muitos e com variações de ataque ou elementais, não será fácil e com certeza você vai ser derrotado facilmente. Mesmo com um sistema de aviso sobre uma dungeon estar num nível muito acima do seu, o mundo aberto possui ameaças que podem causar game over num piscar de olhos, exigindo que você mantenha sua build sempre atualizada e buscando por evolução dos seus equipamentos. Ainda que muito didático e com uma boa curva de aprendizado, este é o mais difícil dos três jogos lançados pela The Gentlebros até o momento.
Rápido como um gato
Cat Quest III possui controles fáceis e responsivos, com uma jogabilidade fluida e sem problemas de performance, inclusive no Switch. Realizar os combos com sua arma principal, no combate físico e próximo ao inimigo, para mudar de arma e atacar de longe é rápido e fácil. Invocar suas magias, utilizando os quatro botões de gatilho aumenta sua capacidade em causar dano, proporcionando uma sequência mortal de golpes.
Essa mesma fluidez está na movimentação pelo mapa do mundo aberto, fazendo com que você se mova rapidamente por terra e entrando em seu navio, seja com ele ancorado na costa ou “chamando” por ele em cada píer. Você também pode se esquivar, correr e até mesmo boiar (literalmente) entre pequenas porções de água, para se mover facilmente entre as várias porções de terra.
Diversas dungeons esperam por você, seja para completarmos a missão principal ou para encontrarmos baús com itens valiosos. Espere muitas ameaças complexas e que desenvolverão combates longos, que exigem paciência e habilidade para esquivar, avançar e atacar. Mesmo com controles simples, Cat Quest III oferece um jogo com boa profundidade e níveis de estratégia mais sérios.
Mesclando o isométrico do mapa de Miauribe para quase um plataforma dentro das dungeons, o estilo 2.5 HD permite a mudança muito bem executada entre os estilos de jogabilidade, sem perder o brilho e proporcionando momentos muito gratificantes contra os inimigos e exploração. Cada chefão e seu bando possuem um estilo próprio de visual e ataques, muitas vezes aliados ao estilo de visão que o jogo trás para o jogador. Essas mudanças quebram qualquer monotonia que o jogo possa ter, aumentando muito sua imersão.
Um jogo miauravilhoso
Cat Quest III tem o pacote completo de um jogo perfeito, com visual colorido e que esbanja carisma. O nível de detalhe e atenção, tudo com muita vida em Miauribe, faz a exploração ser interessante pela busca de novidades em cada ilha. O resultado é gratificante ao conhecermos um novo personagem, diálogo e trocadilhos com esse idioma dos felinos. No entanto, a trilha sonora é simples e muito “tradicional” para não chamar de clichê, mas que não se torna enjoativa e consegue acompanhar a jornada de maneira positiva.
Esta é a oportunidade perfeita para você conhecer um RPG de ação com visuais incríveis, história divertida e tudo com muito humor, para se perder em diversas horas de jogatina. Simples ao mesmo tempo em que consegue ser muito desafiador, a Kepler Interactive soube trabalhar com as demos para conquistar você e um público ainda maior, comprovando a boa opção que este jogo consegue oferecer.
Prós:
🔺 Visual colorido e carismático
🔺 Excelente localização para PT-BR
🔺 Controles simples e jogabilidade ágil
🔺 Combates divertidos e desafiadores
🔺 Muito conteúdo para explorar e desbloquear
🔺 Navegar é muito divertido
Contras:
🔻 Balanceamento dos inimigos
🔻
Ficha Técnica:
Lançamento: 08/08/24
Desenvolvedora: The Gentlebros
Distribuidora: Kepler Interactive
Plataformas: PC, PS5, Switch, Xbox Series
Testado no: Switch