Skip to main content

Recentemente tive o prazer de fazer analisar o Through the Darkest of Times, jogo que conta a história da ascensão de Hitler ao poder. Em Broken Lines, tenho a missão de escrever novamente sobre Segunda Guerra Mundial, mas sob outra perspectiva. Enquanto no primeiro jogo contava a resistência de civis durante o período mais sombrio da história alemã, aqui o jogador está na pele de soldados extremamente treinados encarregados de combater uma ameaça enigmática.

Certo, mas se esse é um jogo sobre a Segunda Guerra Mundial então os inimigos já são conhecidos, correto? Em teoria sim, mas na prática não é bem isso que acontece por aqui, pois a história da guerra nesse universo é diferente da original. Broken Lines te colocará atrás das linhas inimigas (lembrando muito o filme homônimo), onde sua missão será interrompida após o avião do seu esquadrão sofrer um acidente.

Broken Lines dando uma repaginada em um gênero consagrado

Jogos como XCOM e Xenonauts são muito conhecidos pelos fãs do gênero de estratégia. Broken Lines tenta seguir por uma linha semelhante, mas com uma jogabilidade bem diferente e, por vezes, inovadora. Esqueça o modelo tradicional de estratégia em turnos característico desses títulos, pois aqui essa mecânica funciona de uma maneira diferente.

Com um sistema semelhante ao de John Wick Hex, a cada turno você terá que decidir as ações dos personagens pensando no tempo necessário para a realização das mesmas. Após determinar todas as ações, serão 8 segundos nos quais a batalha irá rolar sem que você possa fazer nada, a não ser assistir e rezar para que as suas ações sejam suficientes para eliminar o inimigo. Esse elemento simples adiciona uma complexidade estratégica muito interessante no decorrer do jogo.

Imagem do jogo Broken Lines
Calma e planejamento serão necessários para não arriscar a vida dos seus combatentes.

Além do fator estratégico citado, a fluidez proporcionada por essa mecânica é muito satisfatória. Haverão momentos em que seus personagens travarão batalhas que poderiam estar no filme O Resgate do Soldado Ryan. Contudo, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e o jogo não poderia deixar de te lembrar disso. Faça uma decisão errada e assista seu pelotão sendo massacrado durante 8 longos segundos sem que você consiga interferir para salvar os seus soldados.

A mecânica de cobertura, elemento tradicional de jogos desse estilo, também estará presente em Broken Lines. Cada obstáculo no mapa terá um valor de cobertura diferente, possibilitando ao jogador escolher diferentes tipos de proteção contra os disparos inimigos. Uma mecânica de camuflagem também foi introduzida aqui, dificultando os tiros dos soldados rivais. Combinando esses dois elementos, um soldado será basicamente invulnerável durante um confronto.

Through the gates of hell as we make our way to heaven

Como dito anteriormente, seus soldados estarão presos atrás das linhas inimigas. Em um cenário tão inóspito e perigoso, será necessário cuidar para que a saúde mental deles não prejudique as missões. Cada personagem terá um valor de moral que, além de influenciar diretamente em suas habilidades, irá determinar se eles irão ou não continuar contigo até o final da campanha.

Imagem do jogo Broken Lines
Alguns elementos de customização estão presentes, mas nada muito complexo.

Existem várias maneiras de se ganhar ou perder esse valor. Todos os dias eles perderão um pouco dessa barra e, caso os suprimentos estejam baixos, esse valor se perda poderá variar. As interações entre os membros do esquadrão também influenciam, tanto positivamente quanto negativamente, nesse valor. Essas conversas internas entre os personagens também impactam na opinião pessoal dos envolvidos. Se dois membros são amigos, colocá-los em uma missão trará bônus de combate aos dois; porém colocar dois membros que não se gostam irá acarretar em penalidades aos envolvidos.

O fator psicológico também está presente no combate. Cada unidade, seja aliada ou inimiga, possuirá uma barra de coragem. Quanto mais dano uma unidade receber em uma batalha, maior será o valor dessa barra e, quando ela chegar ao seu valor máximo, o soldado entrará em pânico, correndo para salvar a sua vida. Broken Lines é um jogo que visa explorar um lado mais mental da guerra.

Imagem do jogo Broken Lines
Os diálogos durante os períodos de descanso influenciam na moral do esquadrão.

Durante o meu jogo, não tive nenhum soldado desertando por motivos de moral baixa, mas esses valores podem descer de maneira brusca. Vale a pena citar que, caso esteja jogando na dificuldade normal, reiniciar um mapa causará penalidades referentes à moral dos personagens, o que adiciona um peso extra em suas decisões.

O peso de uma decisão em Broken Lines

Com uma história bem promissora, Broken Lines deixa o jogador escolher entre vários caminhos durante a peregrinação pelo território inimigo. A cada dia, o jogador deverá escolher o que o esquadrão irá fazer, muitas vezes decidindo entre três possibilidades. Contando com objetivos e motivações diferentes, será necessário pensar bem sobre qual será o próximo passo. O conflito de interesses e os diferentes riscos serão fatores determinantes nessa balança.

Durante todo jogo é possível notar a diferença no pensamento entre os membros mais veteranos e os recrutas. Enquanto um grupo é mais centrado e foca em realizar atividades mais seguras, o outro é mais passional e não se importa em arriscar mais para obter uma recompensa maior. O conflito entre eles não será apenas na hora de escolher a missão, pois haverão certos eventos que deixarão na mão do jogador decidir qual combatente possui a melhor solução para o problema apresentado, onde cada opção terá uma consequência.

A customização também está presente por aqui. Ao final de cada missão, será possível trocar recursos por equipamentos militares. Armas mais fortes, granadas, kits médicos e até mesmo suprimentos poderão ser comprados diretamente com o mercador; esse que, aliás, é um dos personagens mais carismáticos de Broken Lines.

Imagem do jogo Broken Lines
Os personagens possuem personalidades diferentes, cada um contendo uma opinião sobre os outros membros do time.

É importante frisar que o jogo possui vários finais diferentes, então tenha cuidado na hora de tomar uma decisão ou escolher uma missão.

Far from their land as they made their stand

Os inimigos de Broken Lines são bem interessantes. Com um visual bem impactante, eles farão de tudo para tornar a sua vida um inferno. Alguns deles possuirão até habilidades especiais, sendo necessário redobrar a atenção quando eles estiverem no seu raio de ação.

A inteligência artificial é algo a ser destacado. Por mais que bugs apareçam em vários momentos, sobretudo na movimentação, ela funciona muito bem nos combates. Inimigos que estiverem em um campo aberto tomando muito dano rapidamente irão procurar cobertura, dificultando o combate. Reposicionar os seus combatentes para obter o melhor ângulo de tiro será bastante comum por aqui, então esteja preparado.

Imagem do jogo Broken Lines
Olá, vem sempre aqui?

Além do equipamento militar, os personagens contarão com até 3 traços de personalidade cujo desbloqueio será obtido ao se avançar na história Eles possuem muitos efeitos úteis no combate, adicionando vários bônus referentes às habilidades das suas unidades. Alguns deles possuem um valor limite de uso por combate, então é importante utilizar essas vantagens na hora correta.

Broken Lines é bem curto, mas possui um valor de replay alto. Trata-se de um jogo muito criativo, pegando elementos de vários títulos consagrados do gênero e misturando em uma boa narrativa. Ele é bem desafiador, mas permite ao usuário configurar a sua dificuldade a fim de se obter a melhor experiência possível. Certamente é muito bom ver os jogos de estratégia buscando inovações, e aqui encontramos um exemplo de como isso pode ser feito de uma forma limpa e fluida.

Review – Another Crab’s Treasure

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.24/04/2024
Stellar Blade

Review – Stellar Blade

Diego CorumbaDiego Corumba24/04/2024