Skip to main content

Em 2015, o mundo foi agraciado com um dos jogos mais espetaculares que qualquer “mano” poderia desejar: Broforce. A Free Live Games conseguiu criar um título que não ganhou o público somente com sua fórmula simples, divertida e, acima de tudo, BRUTAL! O que realmente conquista qualquer um aqui é a sua temática, que homenageia diversos filmes de ação que marcaram nossas gerações através de uma excelente paródia.

O jogo pode ter passado longos anos na geladeira, mas seus desenvolvedores nunca esqueceram dele. Oito anos após seu lançamento inicial, finalmente estamos recebendo conteúdo novo para Broforce – e o melhor, de graça! A expansão “Forever” adiciona novos bros para jogar, fases inéditas, novos inimigos e, não menos importante, corrige um montão de bugs. É um pacote para mano nenhum botar defeito!

Torne-se um mano

Se você nunca jogou Broforce, vamos começar contextualizando sobre o que se trata este jogo antes de partir para as novidades. Temos aqui um game de ação e plataforma cujo único objetivo é detonar na pele dos grandes protagonistas dos filmes de ação das décadas de 1980 e 1990 (mas também tem um pouquinho dos anos 2000 ali). Ele já consegue ser bom para quem é fã de jogos do gênero, mas se torna espetacular para aqueles que assistiram pelo menos parte desses clássicos do cinema.

Stallone está demolindo tudo nesta expansão

O jogo todo é uma grande paródia a esses filmes, colocando esses personagens – aqui chamados de “bros” – em missões suicidas em prol da democracia e da soberania dos Estados Unidos da América (de uma forma mais zoeira e menos patriótica). No começo contamos apenas com Rambro, mas conforme resgatamos os prisioneiros espalhados pelas fases, vamos liberando novos manos, totalizando um elenco de 35 figuraças.

Cada bro conta com uma jogabilidade totalmente diferente, sempre condizente com suas habilidades dentro do filme em questão. É super legal desbloquear novos personagens e ir descobrindo o que eles podem fazer; o jogo tem um sistema que te força a se adaptar a todos eles, pois quando salvamos um prisioneiro ou morremos, nosso mano muda aleatoriamente. Sendo assim, você nunca consegue jogar com quem deseja, pois é forçado a controlar um novo bro o tempo inteiro.

Burt Brommer é o maior sniper dos manos

Levando em consideração a dificuldade absurda do game, você praticamente nunca para com um personagem só. Broforce é um daqueles títulos que te levam ao limite do desespero, pois tudo é caótico ao extremo: tem inimigos explodindo, blocos caindo do teto, monstros gigantes e armadilhas para dar e vender. A maior graça aqui é encarar esse caos ao lado de amigos, pois o co-op é a verdadeira estrela do jogo. Essa é sua oportunidade de fazer jus à proposta e jogar ao lado dos seus maiores manos!

Broforce para sempre

Segundo os desenvolvedores, Broforce Forever é uma forma de manter o jogo vivo para sempre e eles mesmos recomendam que quem já terminou a campanha antes se permita iniciá-la novamente para testar as novidades. O conteúdo da atualização é impressionante, especialmente se tratando de algo gratuito.

Para começar, o elenco foi recheado com seis novos bros: Xebro (Xena, A Princesa Guerreira), Desperabro (A Balada do Pistoleiro), Demolition Bro (O Demolidor), Burt Brommer (franquia Tremors, no Brasil conhecida como Ataque dos Vermes Malditos), Seth Brondle (A Mosca) e Broffy (Buffy – A Caça-Vampiros). Para desbloqueá-los, você deve fazer o mesmo que fez com os outros: jogar mais e salvar prisioneiros. De todas as adições, eu particularmente gostei mais do Desperabro, que consegue usar o poder da música para massacrar seus inimigos.

Indiana Brones é o protagonista dos desafios adicionais

A campanha está maior, com uma seleção de fases novas para detonarmos e sofrermos de uma forma perfeitamente equilibrada. Acho que a maior novidade nesse quesito fica a cargo dos desafios do Indiana Brones. Agora existem alguns templos repletos de obstáculos que devemos superar na pele do nosso mano Harrison Ford. Cada templo concluído libera novos itens que podem ser usados por qualquer bro.

Eu não sei se esse conteúdo será suficiente para manter todo mundo jogando eternamente como os devs queriam, mas certamente deixou o jogo ainda mais crocante. Eu já tinha zerado a campanha original há vários anos e me peguei curtindo como se fosse a primeira vez. Broforce é um game atemporal e consegue ser divertido em qualquer ocasião!

A melhor parte é que ele também é bem barato em qualquer plataforma e vive entrando em promoção, então não existe mais nenhuma desculpa para você deixar esta pequena obra-prima passar batido dessa vez. Quem joga no PC tem até a expansão The Expendabros (paródia do filme Os Mercenários) disponível de forma exclusiva e totalmente gratuita. Independente da plataforma, a irmandade dos manos segue firme e forte, assim como a luta pela liberdade!

Review – Another Crab’s Treasure

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.24/04/2024
Stellar Blade

Review – Stellar Blade

Diego CorumbaDiego Corumba24/04/2024