Voltar no tempo e vivenciar os momentos de guerras e glórias dos povos europeus através da Idade Média. Estar presente em eventos históricos clássicos repassados por boca-a-boca durante centenas quando não milhares de anos. Viver – seguindo o título – como seus ancestrais.
Ancestors Legacy, lançado originalmente para PCs em 2018, PS4 e Xbox One em 2019 e chegando agora para Switch, é um jogo que busca mesclar o gerenciamento de bases e recursos com combates de esquadrões em larga escala. Tudo isto em um liquidificador de medievalismo e banhos de sangue no produto da Destructive Creations e publicado pela 1C Company.
Vista os sapatos dos seus
A promessa de Ancestors Legagy é vivenciar momentos baseados em situações históricas de 4 nações durante a Idade Média: Vikings, Anglo-Saxões, Germânicos e Eslavos. Mais do que os estereótipos podem enganar, os costumes destes povos era muito mais do que destruir e conquistar, com isso, nossas responsabilidades crescem e muito.
Seguindo pela campanha, o jogo primariamente limita a seleção de qual será a nação inicial para que vivenciemos a narrativa proposta. Mesclando animações de grande qualidade e um estilo gráfico agradabilíssimo com cutscenes geradas com os gráficos do jogo equilibram as boas sensações com as péssimas. E não de um jeito bom.
Por mais que tenha sido lançado em 2018 para computadores, o que está sendo feito – no que tange aos gráficos – em Ancestors Legacy para Switch é bem ruim. Ter saído de uma animação super estilosa, com uma narração empolgante contando uma história chamativa para uma cutscene que se propunha ser cinemática, porém com uma cara de PlayStation 1 foi um choque e tanto.
A falta de textura nos personagens, tanto à longa distância quanto de pertinho faz com que qualquer imersão se perca, fazendo tudo virar um teatro de marionetes. O distanciamento remove todo e qualquer identificação com os personagens que deveriam nos cativar e motivar o andamento dos acontecimentos.
Quando a câmera se afasta e os personagens viram formiguinhas, a sensação se ameniza pelo foco se transpor a paisagens maiores, independente disso, o gráfico de Ancestors Legacy é desapontante em tantos níveis que toda a proposta cinemática chega a soar ridícula.
Outro problema que acredito – e espero – ser fruto do porte se refere aos controles. Venhamos e convenhamos, não são muitos os jogos de estratégica em tempo real que se saem bem quando exigem controles.
Com a natureza mista de Ancestors Legacy querendo ser exigente tanto no gerenciamento de recursos quanto na estratégia de combate, os controles precisavam ser flexíveis a ponto de conseguir lidar com os dois. Spoiler: não funciona com nenhum.
Com duas mãos esquerdas
Quando decidindo quais recursos coletar, quais unidades criar, onde posicionar suas estruturas as opções são confusas, os ícones não necessariamente são claros e as seleções entre unidades e construções se confundem com frequência até que tu se especialize nos métodos e processos. Com isso, falhando em ter um gerenciamento divertido.
Indo para os combates, a consistência de Ancestors Legacy é tanta que a falta de precisão com o posicionamento se mantém. O que deixa pior neste caso é que a movimentação das unidades é essencial para o sucesso de suas iniciativas. Errando o momento ou a posição exata de entrada de uma tropa pode ser o ponto fatal que vai influenciar se você irá sobreviver ou não. Estando 2 de 2, falha também em deixar o combate divertido.
Os elementos visuais são muito problemáticos. Como dito anteriormente, não são claros em seus objetivos, não me soaram esteticamente agradáveis. Seus posicionamentos são obtusos, ocupando partes monstruosamente grandes das telas, atrapalhando a entender o que se passa em boa parte do tempo.
A performance também sofre constantemente. Deixando claro que joguei na versão dock, que já teria mais capacidade de aguentar o tranco, e mesmo assim o jogo travava constantemente durante cenas mais exigentes e até em outras mais simples, mas em menor quantidade.
Devo dizer que não joguei o Ancestors Legacy em outras plataformas, portanto é possível as a versão original não possua os problemas mais evidentes que acabei enfrentando nesta versão do Switch. Seria ótimo ter uma oportunidade sem estes problemas para sentir se a proposta do jogo se sustentaria por si só, porém a minha experiência como usuário foi absolutamente degradada por pontos que circundam a jogabilidade por todos os lados.