Amado por muitos, odiado por alguns, o chá é algo que não pode faltar em certas culturas. Trazido do oriente para o ocidente, poucas pessoas sabem os diferentes processos que cada tipo de chá demanda. Para elucidar toda essa complexa cadeia, Two Leaves and a Bud aparece como uma homenagem a essa prática milenar.
Gerenciando o processo de produção de chá, o jogador deverá controlar as colheitas e decidir quais técnicas serão utilizadas. Existem vários tipos de chá no mundo, onde cada um deles envolve um processo diferente no que se refere ao uso do maquinário industrial. Um chazinho é sempre bem vindo, mas será que você consegue produzi-lo?
Stop! Tea time
Com um visual e uma mecânica que mais lembra um jogo mobile, Two Leaves and a Bud deixa uma impressão ruim de início. Contudo, a simplicidade aparente esconde mecânicas bem pensadas e, em partes, bem complexas. Não é só colher e escolher qual tipo de chá será produzido, mas sim entender todas as nuances do processo.
Cada maquinário possui configurações específicas. Os desenvolvedores fizeram um bom trabalho em pesquisar todas as etapas necessárias até o chá que conhecemos ser produzido. Desde o tempo até as condições de temperatura, toda a combinação do processo influi no tipo e na qualidade do produto final.
É muito cativante brincar com todas as possibilidades proporcionadas dentro do jogo. Uma configuração a mais ou a menos pode ser a diferença entre um chá verde e um chá branco. Entretanto, essa mecânica é o único aspecto promissor do jogo em seu estado atual.
Chá com gosto amargo
Como dito anteriormente, a estética de Two Leaves and a Bud lembra um jogo mobile. É compreensível que empresas menores não tenham o orçamento para desenvolver algo mais apelativo aos olhos, mas isso não é desculpa para criar elementos confusos de interface.
Por incrível que pareça, esse é um jogo de gerenciamento em turnos. Porém, mesmo com essa característica, se o jogador estiver usando as folhas de chá em sua fábrica, ele não poderá sair dela sem antes destruir todas as folhas. Isso significa que, uma vez que você está com a sua produção dentro da fábrica, mexendo em todos os componentes de fabricação, não é mais possível sair dela sem jogar fora tudo o que já foi colhido. Entendo o pensamento dos devs de que tudo que já passou por uma máquina não pode ser reaproveitado, mas se nenhum processo foi realizado no produto então não há necessidade de perder todo o estoque.
Fora isso, toda a parte fora do processo industrial é extremamente simples. Não sei os planos dos desenvolvedores, mas espero que mais mecânicas sejam adicionadas dentro e fora da fábrica. Em seu estado atual, Two Leaves and a Bud é um produto extremamente cru, mas com uma ideia promissora. É nítida a preocupação em retratar com fidelidade os bastidores da produção de chá, e é justamente isso que, mesmo sem mostrar muito por agora, desperta a minha curiosidade para esse título.