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Nada resume melhor lutas de anime, como aqueles momentos emblemáticos onde dois personagens se chocam em um último ataque. Após alguns segundos um deles cai, ou começa a sangrar incontrolavelmente, clichê hoje em dia, mas quando Akira Korosawa introduziu essas cenas em seus clássicos de samurai, fez história. História essa homenageada em Trek to Yomi.

Desenvolvido por Leonard Menchiari e Flying Wild Hog, Trek to Yomi traz a graça e violência das batalhas samurais. Onde as vezes apenas um movimento da espada pode decidir qual cabeça ficará no lugar e qual irá rolar! Hiroki, nosso herói em especial terá de lutar não apenas com ronins e bandidos, mas sim enfrentar perigos do outro mundo em sua direção até Yomi.

Escape da morte para se imortalizar

Trek to Yomi é como rever filmes como Os Sete Samurais, Trono de Sangue e Assassino do Shogun. Excelentes clássicos que mostram a arte da espada de uma maneira mais “realista” do que nos animes e mangas mainstream, afinal há muitas obras que que seguem uma narrativa menos fantástica, vide Lobo Solitário e Shigurui. Obras que com certeza alimentaram o imaginário durante a produção de Trek to Yomi.

Imagem do preview de Trek to Yomi
Nada pessoal amigo, mas você estava em meu caminho

Na história, controlamos Hiroki, um jovem Koshō – ajudante/aprendiz de samurai – que após uma sessão de treino com seu mestre, que também serve como tutorial, vê um desastre se desenrolar a sua frente. Enquanto treinam, seu mestre Sanjuro é chamado aos portões da vila, afim de resolver o que quer que esteja ocorrendo.

Temendo pelo pior, Hiroki pega uma verdadeira catana e parte ao encontro de seu mestre afim de ajuda-lo. No centro da vila tudo ainda parece calmo e em paz, porém ao se aproximar dos portões, Hiroki descobre que o local está sendo atacado por um bando de samurais desgarrados e bandidos. Matando todos que podem, sejam homens, mulheres, crianças e idosos.

Com uma coragem impar, o jovem se lança contra o grupo e pela primeira vez, mata um oponente. Com um dever o chamando, Hiroki segue em frente, enviando a alma de seus oponentes direto para o Yomi. Após limpar a cidade, Hiroki chega até seu mestre e após um embate com o líder dos arruaceiros, seu mestre sucumbe as feridas de batalha, relegando a Hiroki o dever de proteger a vila.

Imagem do preview de Trek to Yomi
Nada mais emblemático do que um combate na ponte

Uma lamina perdida na escuridão

Casado agora com sua antiga amiga a filha de seu mestre, uma jovem chamada Aiko, ambos e tornam responsáveis pela vila. Tudo parecia em paz, até que a cidade vizinha de Kamikawamura sofre um ataque, assim, Hiroki parte em rumo a cidade para evitar que os vilões ataquem sua cidade, mas lá começara sua verdadeira história em Trek to Yomi.

E que história essa promete ser! No preview tive acesso aos dois primeiros capítulos do jogo novo distribuído pela Devolver e já se tornou um dos meus indies favoritos. Trek to Yomi é um jogo que traz uma narrativa e visuais que se casam perfeitamente, além de um mundo que mesmo em silêncio e preto e branco se mostra vivo.

Com colecionáveis e upgrades espalhados pelos níveis, segredos a serem encontrados e caminhos escondidos. É inegável o quanto o jogo se parece um filme sendo jogado e como nos filmes e pratica real da espada, um movimento errado pode ser o caminho mais rápido para uma cova rasa para Hiroki. Por isso recomendo que joguem o game com um controle, não que seja impossível jogar no teclado, mas o controle é mais confortável mesmo.

Imagem do preview de Trek to Yomi
Você poderia ter escolhido outro caminho de vida

Tive a opção de três modos de dificuldade, Kabuki é o modo história apenas, Bushido é normal e Ronin o hard. Joguei no modo Bushido e Ronin e o primeiro nível em ambos é bem tranquilo, mas o segundo capítulo no modo Ronin, vai desafiar até o mais calmo dos jogadores. Esse preview foi apenas uma pitada do banquete de sangue e melancolia que Trek to Yomi irá nos trazer e eu mal posso esperar!