Skip to main content

Warhammer é um universo complexo. Focado principalmente nos jogos de tabuleiro, toda a obra da criatividade de Rick Priestley e Andy Chambers está, mais do que nunca, se aventurando em outras mídias. Vários jogos eletrônicos já foram lançados utilizando o nome Warhammer, mas poucos eram tão aguardados quanto uma colaboração entre Total War e Warhammer. Pois bem, para a alegria dos fãs, tal casamento aconteceu, e a franquia Total War: Warhammer já está no seu terceiro título.

Agora, pouco meses após o lançamento de Total War: Warhammer III, os desenvolvedores da Creative Assembly estão empenhados em tornar a experiência ainda mais complexa, contando com o ambicioso projeto chamado Immortal Empires e o DLC Champions of Chaos. Para esse artigo, focaremos no Immortal Empires, já que é, de longe, uma das mecânicas mais aguardadas do jogo.

Humanos x Demônios

Para muitos, toda a graça de Warhammer está nas raças de criaturas místicas distribuídas pelo seu rico universo. Entretanto, Warhammer está povoado também de humanos, e eu, particularmente, aprecio jogar com a nossa raça em praticamente todos os jogos. Para mim, o Immortal Empires é a chance perfeita de desfrutar de uma experiência de guerra entre humanos e não humanos em um jogo de estratégia.

Immortal Empires
O modelo de cerco de Total War: Warhammer III combina bem com as facções dos outros jogos

Warhammer III trouxe algumas inovações frente aos títulos antecessores. As mecânicas de cerco, por exemplo, são completamente diferentes do que em Warhammer I e II. As batalhas em assentamentos menores, por exemplo, agora ganham um mapa dedicado, e os jogadores podem utilizar de tal mecânica com as raças presentes em Warhammer I e II. É muito satisfatório usar suas tropas da Brittonia, por exemplo, para cercar um assentamento menor.

Obviamente, outras mudanças presentes em Total War: Warhammer III poderão ser utilizadas no contexto de outras facções. O sistema de diplomacia, por exemplo, foi uma grande melhoria em relação aos outros jogos, e agora você poderá desfrutar do mesmo sistema com todas as facções da franquia. As árvores de habilidade também funcionam do mesmo jeito, compondo uma melhoria que abrange todas as facções.

Um mundo gigantesco

O grande diferencial do Immortal Empires, além da possibilidade de jogar com todas as facções dos três títulos da franquia, é o tamanho do mapa. A Creative Assembly fez um mapa com quase o dobro de tamanho que o original de Total War: Warhammer III, contando com 278 facções, 86 lordes e 533 regiões. É realmente algo gigantesco, que aumenta o fator rejogabilidade de forma exponencial.

Sério, o mapa é gigantesco!

É óbvio que, em um mundo tão gigantesco, dificilmente você conseguirá explorar tudo em pouco tempo. Caso já tenha jogado os outros 2 títulos da franquia, então tudo ficará mais fácil. Além disso, para facilitar o acesso às áreas isoladas do mapa, algumas partes possuirão a mecânica de “Sea Lanes”, onde você poderá mover seus exércitos até lugares distantes.

Outra grande mudança são as crises de mid-game e late-game. Em muitos jogos de estratégia, chega uma hora que seu exército está tão forte que seu objetivo se torna apenas chegar até o final do jogo. Immortal Empires busca solucionar esse problema com a introdução de novas dinâmicas de desafios, proporcionando ao jogador a experiência de enfrentar invasões complexas a fim de se manter no topo. Essa é uma mecânica que pode tornar o jogo mais desafiante, mas prevejo muita gente ficando frustrada ao não conseguir lidar com os problemas que o jogo irá tacar na sua cara. 

DLC e futuro

O Immortal Empires será uma atualização gratuita para o Total War: Warhammer III. Porém, só poderá entrar no modo de jogo quem possui os outros 2 títulos da franquia – ou quem entre em um jogo multiplayer onde o host os possui. São, basicamente, todas as facções dos outros jogos, em um mapa gigantesco e contando com as melhorias do terceiro título.

Immortal Empires
Conquistar o gigantesco mundo de Immortal Empires será uma tarefa árdua

Além do tão aguardado Immortal Empires, a Creative Assembly lança o DLC Champions of Chaos. Nesse DLC, o jogador poderá explorar 4 lordes, compondo as raças Khorne, Nurgle, Slaanesh e Tzeentch. Os lordes possuem mecânicas e uma campanha única, logo eles não estão incluídos na história principal de Total War: Warhammer III.

Para o Immortal Empires, a experiência proporcionada pela amplitude do mapa é, definitivamente, uma das maiores em qualquer jogo de estratégia. Como esse ainda é um beta, melhorias baseadas no feedback da comunidade são esperadas, mas o estado atual revela que esse será, sem dúvidas, um projeto ambicioso que proporcionará horas e horas de jogatina aos fãs de Warhammer e de jogos de estratégia no geral.