Você tem o que é necessário para ser um cidadão da Federação da Terra? No universo de Starship Troopers: Extermination, um bom cidadão é, sobretudo, um ser capaz de enfrentar hordas de insetos alienígenas a fim de cumprir as ordens superiores. Claro, nada disso é novidade se você já assistiu ao filme de 1997 ou leu o livro homônimo, mas agora, pela primeira vez, você reviver as experiências de Johnny Rico em um jogo de tiro em primeira pessoa.
Starship Troopers: Extermination chega em acesso antecipado para unir um universo aclamado com um gênero conhecido pela ação frenética. Bebendo da fonte de títulos como Warhammer: Vermintide, Killing Floor e – mais notoriamente – Left 4 Dead, parece que incluir um universo altamente militarizado em um jogo de tiro em primeira pessoa é uma ideia tão boa que, sinceramente, é incrível como ninguém tenha feito isso de maneira decente antes. Para a nossa sorte, a Offworld Industries decidiu aceitar o desafio, tentando trazer um produto que irá agradar até mesmo às pessoas que desconhecem o mundo de Starship Troopers.
I’m doing my part!
A proposta de Starship Troopers: Extermination é simples: junte um grupo de pessoas e extermine hordas de insetos gigantes. Entretanto, diferente de outros títulos do gênero, o jogo permite que você tenha essa experiência não com um grupo de 4 ou 6 pessoas, mas com um esquadrão de até 16 jogadores. O grande número de combatentes se faz necessário devido ao alto número de inimigos ao longo dos mapas – incluindo inimigos especiais que, muitas vezes, precisarão de muita bala para cair.
Na atual configuração de Starship Troopers: Extermination, os 16 jogadores são divididos em esquadrões separados, cada um contando com um canal de comunicação exclusivo. Você poderá escolher, até o momento, 3 classes diferentes – Hunter, Bastion e Operator –, cada uma com habilidades que contribuem de forma diferente no campo de batalha. Seu funcionamento não é muito diferente do sistema de classes de um RPG ou de jogos do mesmo gênero – como, por exemplo, Warhammer: Vermintide.
O sistema de progressão é baseado no sucesso das missões. Conforme você progride, mais itens estarão disponíveis no seu arsenal. O set inicial é bem fraco e conta apenas com itens básicos, mas assim que você libera os melhores armamentos a diversão aumenta esporadicamente. No momento, muitos itens ainda estão em desenvolvimento, porém os que já foram implementados mostram o que podemos esperar por aqui.
I’m from Buenos Aires, and I say kill ‘em all!
A Offworld Industries é conhecida pelo desenvolvimento de Squad, um jogo de tiro em primeira pessoa extremamente tático e desafiador. Se você gosta do universo de Starship Troopers e está preocupado pensando que esse pode ser um jogo difícil, então posso afirmar que você não deve se preocupar. Starship Troopers: Extermination oferece uma experiência honesta e simples, com níveis de dificuldade, onde eliminar os insetos alienígenas é uma missão simples, porém que irá exigir um pouco de trabalho de equipe e posicionamento.
Em certos momentos, Starship Troopers: Extermination se transforma em um jogo de defesa de base. Essa mecânica é, de longe, o maior diferencial do jogo em seu estado atual. Aqui, você, juntamente com o seu time, deverá proteger uma estrutura por um tempo determinado. Para realizar essa missão, todos os jogadores podem utilizar recursos para construir defesas, aumentando as chances de vitória. Você poderá construir paredes, torres, bunkers e até mesmo portões elétricos. Nos momentos de defesa, você poderá passar por momentos de travamento, já que inúmeros insetos atacam de todos os lados. Esses são, também, os momentos de maior intensidade do jogo.
Como o jogo possui apenas um modo limitado, as missões incluem objetivos aleatórios no mapa – como levar um carregamento de um ponto A para o B – e a defesa de construções importantes. A parte mais difícil, contudo, é o final da missão. Nela, você tem que se deslocar ao ponto de extração, passando por vários insetos e tentando sobreviver. Como a quantidade de inimigos é absurda, você terá que priorizar a fuga em vez de tentar matar todo mundo. Pode ser que, por acaso, você não consiga e seja morto, tendo que rezar para alguma alma bondosa te resgatar. Contudo, como todo mundo está com pressa para chegar até o local de extração, é bem difícil contar com o altruísmo nessas horas.
Never surrender. Never retreat. Never give up.
Como uma primeira impressão, Starship Troopers: Extermination mostra qual é a sua proposta. Os desenvolvedores buscaram investir em um mundo caótico, focado na defesa de objetivos através da cooperação entre os jogadores, onde os insetos podem, à primeira vista, não parecer tão perigosos, mas que irão te matar na primeira oportunidade. Nesse cenário, a escolha de se criar um jogo PvE onde 16 pessoas jogam se mostra justificável.
Claro que, por estar em estado inicial, Starship Troopers: Extermination ainda tem muito para evoluir. Com o tempo, as novas classes, armas, construções, modos de jogo e itens irão dar mais vida ao jogo, algo que é extremamente normal para produtos nesse estágio de desenvolvimento. Pelo que foi mostrado, dá para inferir que a Offworld Industries tem uma visão clara para o jogo, e que esse tem tudo para ser o novo queridinho dos fãs dos jogos PvE focados na exterminação de hordas e na cooperação entre múltiplos jogadores.