Skip to main content

Lançada em 2015, a série Narcos buscou retratar a história de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes do mundo. Vivendo uma vida intensa e extremamente perigosa, as pessoas que assistiram à série conseguiram ter uma dimensão tanto do lado bom quanto do lado ruim de ser o dono de um gigantesco cartel. Nesse mesmo estilo, Cartel Tycoon é uma tentativa de reviver essa intensidade do tráfico de entorpecentes, mas, dessa vez, em formato de jogo eletrônico.

Emulando diversos aspectos da vida de um fora da lei, esse é um título que, apesar de estar em acesso antecipado, reproduz com fidelidade toda a dificuldade logística dos grandes mafiosos das drogas. Nem só de luxos vive o chefão, e Cartel Tycoon pretende mostrar todas as nuances dessa vida bandida.

Plata o plomo?

Estou acostumado com jogos em estilo Tycoon, mas confesso que não sabia o que esperar por aqui. Sim, o tema contrabando combina muito com a temática do gênero, contudo a maneira com que isso seria implementado em um jogo permanecia uma incógnita para mim.

Contando com um modo história e um modo sandbox, decidi começar minha aventura vendo que a história teria de interessante. Bem, a verdade é que não há muita coisa de interessante, sendo esse modo apenas um tipo de tutorial com uma historinha de fundo. Ter os movimentos guiados pelo sistema de tutorial ajudou bastante, mas o produto principal por aqui, assim como na maioria dos jogos do gênero tycoon, é o sandbox.

Às vezes é necessário esconder entorpecentes em mercadorias legais.

Manter um império de contrabando é extremamente difícil, e Cartel Tycoon não pega leve nessa parte. Além dos desafios de administração, a polícia e os outros cartéis estarão sempre dispostos a dificultar a sua vida. Manter uma atividade lucrativa enquanto foge dos perigos do estado e dos rivais é, sem dúvidas, a maior dificuldade encontrada por aqui.

Contrabandear é construir estradas!

Dos elementos apresentados até o momento em Cartel Tycoon, o que mais me chamou atenção, de longe, é a mecânica de dinheiro legal e dinheiro sujo. As atividades de contrabando, assim como na vida real, são lucrativas, mas todo dinheiro obtido através da venda de entorpecentes precisa ser lavado antes. Pensando nisso, o jogo possui uma mecânica que diferencia os dois tipos de dinheiro, sendo até possível usar ambos para a mesma tarefa, mas com nuances diferentes.

De início eu não entendi direito essa proposta, já que era possível construir prédios utilizando ambos os dinheiros e pagando a mesma quantia. Se o valor não muda, por que eu deveria perder meu tempo fazendo lavagem de dinheiro? Entretanto, após observar melhor o jogo, percebi que a logística para entregar o dinheiro sujo é mais complexa, necessitando que caminhões de dinheiro saiam do cofre e se dirijam até o local de construção. Utilizando o dinheiro limpo, porém, a construção é instantânea.

As fazendas e armazéns criam uma verdadeira rede de contrabando.

Aliás, logística é a palavra do jogo. Todas as atividades envolvem o transporte de mercadorias, criando uma complexa rede de processos dependentes entre si. Cada prédio terá a sua quantidade de caminhões para realizar essa tarefa logística, mas você poderá fazer isso com seu personagem ou utilizar os chamados tenentes para essa função.

O legado de Pablito Escobar

Outro destaque dessa fase de acesso antecipado de Cartel Tycoon são os tenentes. Nenhum contrabandista consegue manter seus olhos em todas as atividades do seu cartel, sendo necessário delegar certas tarefas a alguns homens de confiança.

Com habilidades diferentes, esses poderão ajudar na parte logística, nas batalhas entre cartéis ou em atividades únicas. Óbvio que um serviço bem feito não é grátis, e os melhores tenentes cobrarão quantias cada vez maiores pelos seus serviços – mesmo que alguns se ofereçam de graça, geralmente eles não valem a pena.

Aqui o filho chora e a mãe não vê!

Cartel Tycoon possui boas ideias em seu projeto. Emular todos os desafios de um império de contrabando não é fácil, e o que se tem até o momento é bem promissor. É possível notar que vários recursos que ainda serão implementados aparecem durante o jogo, mas sem nenhuma função específica no momento. Seguindo esse rumo, esse título tem tudo para ser o simulador que permitirá ao jogador emular todos os passos da vida de Pablo Escobar.