Skip to main content

A Grinding Gear Games tem um desafio imenso pela frente após dar o pontapé na fase de acesso antecipado de Path of Exile 2, iniciado em 6 de dezembro. Como esperado, as primeiras horas foram de caos total: ninguém conseguia conectar nos servidores, que dava erro direto. E quando conseguia ou enfrentava uma fila de espera insana ou caia em poucos minutos de jogatina. A quantidade de streamers cobrindo o evento na Twitch foi coisa de outro mundo. E todo esse hype era mais do que esperado, pois a fanbase ama o que Path of Exile se tornou nestes últimos 11 anos.

A sequência vendeu mais de 1 milhão de cópias, custando cerca de R$80 e fazendo a alegria dos mais ansiosos, ainda que o game tenha um longo caminho pela frente com diversas correções, melhorias e inclusão de conteúdo inédito. Apenas 6 de 12 classes de heróis e 3 de 6 atos estão disponíveis neste momento, mas há tantos mapas para explorar que terminar o jogo duas vezes e chegar no Endgame será uma tarefa árdua até para os jogadores mais experientes.

Path of Exile 2

Dificuldade demais, loot de menos

Pra começar, Path of Exile 2 é bem diferente do game anterior. Dito isso, os jogadores de longa data ainda estão estranhando as mudanças. Como eu não tive uma longa experiência com Path of Exile, não posso opinar à respeito. Só posso afirmar que esta franquia é muito mais densa e complexa que Diablo, exigindo um tempo insano para mestrar. A continuação amenizou essa complexidade, muito em função das novas interfaces e reorganização geral. Você consegue se divertir com o essencial, enquanto os fãs assíduos vão afundo na imensa árvore de habilidades e ascendências das classes, jogando continuamente para testar builds, obter loots únicos e conseguir sobreviver aos desafios elevados do Atlas.

Eu definitivamente não sou esse jogador abitolado que mencionei, embora eu tenha testado algumas das classes, planejado minhas habilidades passivas no Maxroll e feito transações de itens com outros jogadores, após pesquisar bastante na página oficial de trade. A dificuldade do game está realmente elevada, seja jogando sozinho ou com outros pra turbinar o ganho de XP. Pra tentar amenizar os desafios, Path of Exile 2 agora permite que seu herói role no chão para se esquivar, o que não te salvará de ficar preso no canto do cenário quando surgirem muitos inimigos. Eu apanhei tanto que me vi mais fazendo transações e planejando coisas, como as gemas de habilidades que iria usar, do que de fato explorando e matando criaturas pra subir de nível.

Path of Exile 2

O loot também não ajuda, ao menos até concluir os 3 atos uma vez. Demora muito pra rolar drop decente, mesmo quando você enfrenta os sub-chefes – que são todos incríveis, com apresentações e combates memoráveis. Por falta de paciência da minha parte, de não querer perder tempo repetindo mapas atrás de drops melhores, eu simplesmente parei de jogar. Não me entenda mal, o jogo está fantástico em vários aspectos, mas meu interesse por Path of Exile 2 já se esgotou.

Desenvolvimento minuscioso, mas com falhas

A aventura começa com seu herói escapando da forca. Em poucos minutos você já estará surpreso com a qualidade visual e sonora do game. É tudo muito bonito, rico em detalhes, com uma ambientação impecável. A cada nova área descoberta novas dungeons, NPCs e inimigos são revelados. Se tem uma coisa que Path of Exile 2 faz muito bem é não repetir exaustivamente os inimigos que você enfrenta. Porém nas dungeons houve uma certa falta de capricho: a maioria são labirintos imensos com um map design duvidoso. Dá a impressão de que foram gerados proceduralmente, com escadarias que dão de frente com paredes e coisas bizarras do tipo.

Path of Exile 2

Já no quesito gráfico o jogo apresenta uma performance satisfatória, mas que ainda pode melhorar muito pensando em PCs menos potentes. Testando com uma GeForce RTX 4070 Super, joguei em 1440p com todas as configurações gráficas no Ultra e no High, com DLSS no modo Qualidade, ficando com FPS variando entre 130 e 170, dependendo da área acessada. Uma experiência bastante satisfatória, com qualidade visual de brilhar os olhos. Sem DLSS, testando com o upscale NIS (padrão), também obtive um bom resultado mas definitivamente não gostei da nitidez excessiva.

A trilha sonora, minha nossa, está fantástica. As músicas potencializam a tensão da exploração e são um deleite especialmente nos combates contra os chefões de cada ato. Quanto à tradução, exceto por uns errinhos aqui e ali, está muito bem feita. Acabei jogando a maior parte do tempo em inglês, até para não me perder nos itens e habilidades ao seguir dicas da web e YouTube. Quanto à dublagem, por enquanto só tem em inglês mesmo.

Path of Exile 2

Há um longo caminho pela frente para refinar Path of Exile 2. Afinal, estamos falando de um jogo em acesso antecipado. Mas o que vi nesta primeira fase pós-lançamento me agradou bastante por conta das características ténicas. É um salto gigante se comparado ao game original. Pena que a dificuldade elevada e o loot frequentemente fraco me cansaram mais rápido do que eu gostaria. E assim como eu abandonei o game, muitos voltaram para o Path of Exile original. A GGG está tentando trazer criatividade pro ciclo (infinito) das repetições, realizadas em prol do grinding, mas por enquanto este desejo segue distante.