O mundo está dividido entre os heróis da U.A e a Liga dos Vilões em My Hero Academia, anime que fez bastante barulho com a jornada do jovem Deku, em sua busca de controle sobre o poder do One for All para se tornar o maior herói. Após dois jogos de luta, My Hero Ultra Rumble traz o battle royale à franquia.
Com equipes de três jogadores, competindo contra outras sete equipes, temos um total de 24 jogadores na arena em combates que misturam as habilidades únicas de cada personagem para ver quem sairá vitorioso.
Está tudo bem, pois estou aqui
Durante o final de semana passado, tive acesso ao beta fechado de My Hero Ultra Rumble. Seguindo o padrão dos battle royales, oito equipes entram e apenas uma sai, porém com a temática de super heróis contra vilões, sendo bem mais fantasioso do que outros jogos do mesmo gênero.
Os heróis e vilões se dividem em cinco categorias: suporte, técnico, assalto, impacto e velocidade. Cada uma funciona de um jeito específico dependendo do personagem escolhido. Cementos, que entra na classe de suporte, pode criar poderosas barragens de cimento, enquanto All Might pode usá-las para cercar o oponente e descer a porrada.
A grande sacada de My Hero Ultra Rumble é justamente essa: fazer com que os jogadores encontrem sinergia entre as habilidades que possuem e que as façam funcionar de maneira eficaz, combinando-as das maneiras mais inusitadas que puderem.
A ideia em si é interessante, porém acredito que mais é menos nestes casos. Por ser um battle royale, certas mecânicas acabam atrapalhando. Inicialmente, após escolher seu personagem e personalizá-lo como bem desejar, é hora de buscar partidas online. Felizmente, o beta estava cheio de jogadores com partidas sendo formadas rapidamente, diferente do que rolou em Dragon Ball: The Breakers.
Como o amigo da vizinhança
Após um curto e necessário tutorial, somos colocados no campo de batalha para usar golpes físicos e as peculiaridades do personagem escolhido. Independente de qual seja o “quirk”, todos os personagens possuem um ataque de projétil, mesmo que jamais tenham usado no anime ou manga.
Estranhamente, todos os personagens também possuem a habilidade de escalar prédios. Isso poderia ter sido deixado exclusivamente para Tsu, já que ele possui as habilidades de um sapo. Personagens como Deku e All Mighty poderiam facilmente pular extremamente alto, enquanto Bakugou poderia usar explosões para alcançar uma posição mais vantajosa. O mapa (arena da U.A.) é divertidamente destrutível, mas nem tudo vem abaixo. Fica a dúvida se no jogo final teremos mais possibilidades de destruição, para equilibrar os combates.
Além dos ataques normais, cada personagem possui outras três habilidades relacionadas ao seu quirk. Pode ser de ataque ou defesa, sendo um ataque à distância e outro mais situacional, permitindo a fuga ou recuperação.
Como em quase todo battle royale, os jogadores precisam se preocupar com a saúde do personagem. Para isso há poções de vida e escudo, sempre disponíveis em baús espalhados pelo cenário. Junto das poções é possível encontrar dois tipos de cartas, que são justamente os itens que vão contra o que acredito ser interessante em um battle royale.
Calma aí que tô upando!
As cartas são ou de personagem ou de nível. As cartas de personagem podem subir o nível de um quirk específico desenhado nela, isso quando a carta em questão é do mesmo personagem com quem está jogando. Se for de outro, você recebe um buff no lugar.
Já as cartas de nível são exatamente o que o nome diz: você pode aplicá-las para subir um nível de cada quirk. Porém tanto as de nível quanto as de outros personagens devem ser equipadas individualmente, o que leva um certo tempo – este que, em battle royales, pode custar a sua vida.
Esse é meu grande problema com My Hero Ultra Rumble: caso você não foque em upar seus quirks o mais rápido possível, dificilmente terá alguma chance. Claro que não é impossível vencer alguém com habilidades mais fortes, porém eu acredito que jogos de battle royale deveriam seguir a ideia original de que, mesmo sozinho, você pode sobreviver.
My Hero Ultra Rumble é uma aposta arriscada, que traz novidades para o gênero, com um sistema de combate amplo entre heróis e vilões. Ao mesmo tempo, não consegue ser tão divertido quanto outros titãs do gênero como Apex Legeds, Call of Duty Warzone ou até mesmo Fortnite.