O mundo das drogas se esconde bem da nossa vista, igual mofo atrás de papel de parede. Você não vê e por isso não liga, até que um dia vê um pequeno ponto, resolve mudar o papel de parede e, quando puxa, vê a parede toda mofada. Definitely Not Fried Chicken é tipo isso. Um simulador de venda de drogas e um despertar cômico para muitos.
Como em muitas frentes de comércio de drogas, o jogo te faz colocar tudo por baixo dos panos, espalhando seu império lentamente através da cidade durante os anos 80. Usando vários negócios como fachada para vender suas drogas, algo definitivamente não é frango frito nesta bandeja multifacetada empresarial.
Viagem Galinácea
Definitely Not Fried Chicken abre com um curto tutorial de como manter o seu negócio de fachada. Aqui, ao invés do Coronel Sanders, temos o sádico que responde apenas como “O Major”. Ele nos ensina como manter um restaurante de frango frito funcionando e como não matar “mais uma vez” seus empregados por exaustão e falta de higiene.
Concluído o curto tutorial com O Major, somos apresentados ao nosso advogado, que nos ensina como plantar, criar e movimentar drogas pela cidade sem levantar suspeitas e caso as levante, que sejam mínimas. Mas isso não impede que, durante nossa primeira operação, O Major descubra nosso pequeno negócio paralelo e ataque com força total.
Após sofrer as consequências, resta ao jogador se tornar o maior vendedor de drogas desta cidade e comer toda a carne próspera e chupar até os ossos do futuro dos moradores deste local, que sempre irão implorar por mais frango, ou, preferivelmente drogas.
O jogo exige e explora o comprometimento do jogador para fazer com que os negócios dêem frutos. Tudo sempre com muito humor, é claro. E a qualquer momento um policial ou inimigo pode receber uma dica de um cliente eufórico demais pela próxima dose.
Telecurso 2000 para senhores de cartéis
Maconha, cocaína, metanfetamina e vários químicos alucinógenos estão à sua disposição para criar e misturar em busca de proporcionar as mais diversas viagens e vícios aos seus clientes. Inicialmente começamos apenas com a maconha, mas ao longo de nossa jornada vamos adquirindo e produzindo drogas cada vez mais potentes. Afinal, o segredo para um bom frango frito não são apenas as ervas.
Definitely Not Fried Chicken parece ser simples durante o tutorial, mas basta concluir a primeira etapa e já vemos o tamanho do escopo do jogo. E acredite, não é pequeno. Os desenvolvedores colocaram ênfase no termo simulação aqui. Além de manejar os prédios, funcionários, fachadas e vendas, é preciso também micro-gerenciar.
Diferente de outros jogos onde uma vez que você contrata um funcionário ele já tem uma função e horários pré-definidos, em Definitely Not Fried Chicken, você tem que criar uma rotina e horários de entrada, almoço/descanso e saída para cada funcionário. Além de delegar funções, sejam de vendedores, cultivadores, seguranças ou transportadores de mercadorias.
O jogador mesmo não coloca a mão na massa, deixando todas as responsabilidades delegadas aos seus funcionários e torcendo sempre para o melhor. Comprando linhas direta para os pontos de distribuição de droga e organizando as rotas por de trás de seu restaurante, lavanderia, loja de armas de fachada, o importante é eliminar a concorrência.
Colocando ordem no galinheiro
Sempre que completamos uma parte do tutorial, recebemos novos equipamentos para nossos empregados. Estes itens servem para aumentar suas habilidades em certas áreas. Um exemplo são os capacetes com bebidas que aumentam a produção, mas também aumentam as idas ao banheiro.
Com a evolução dos negócios e personagens, novas lojas e locais descobertos, novos itens também surgem. Quando liberamos a loja de armas então, é só alegria: como diz no manual, uma equipe bem armada mata mais invasores. Sejamos sinceros, uma escada feita com os cadáveres da concorrência vai ajudar o jogador a subir ao topo rapidinho.
Até o momento o game não apresentou nenhum grande bug, mas os comandos podem acabar atrapalhando um pouco o jogador, principalmente no setor de compras e imóveis. Nada impossível, mas não menos difícil, por isso é sempre bom prestar atenção nas atitudes que vai tomar.
Definitely Not Fried Chicken é uma excelente pedida para quem quer despertar seu Gus Fring interior, com direito a produção e comércio de drogas através de lavanderias, restaurantes de frango frito e vários outros. Então se seu frango estiver um pouco temperado demais e te fazer ver dragões e o pé grande, ao invés de se assustar, peça mais uma rodada.