Desenvolvido pela Industrial Technology and Witchcraft e publicado pela Astra Logical, Dawn Apart tenta despontar no gênero dos jogos de gerenciamento de colônia. Aqui, os elementos de construção de bases, automação e estratégia em um ambiente voxel totalmente destrutível se combinam e se complementam.
Os jogadores assumem o papel de líderes de uma colônia industrial, trabalhando para cumprir cotas de mineração impostas pela corporação Kobayashi Schwarz. A premissa central gira em torno de transformar uma paisagem alienígena hostil em uma colônia industrial próspera, equilibrando a automação de linhas de produção, a gestão de colonos e a defesa contra ameaças externas, como os It’ak.

Jogabilidade convencional
A jogabilidade de Dawn Apart é centrada em três pilares principais: automação, gerenciamento de colônia e combate. Os jogadores devem construir complexas linhas de produção com muitos “cintos transportadores” (conveyor belts), que são um destaque do jogo, para extrair e processar recursos como o valioso mineral Lucrum 115.
Além disso, é necessário gerenciar as necessidades dos colonos, como comida, abrigo e medicamentos, enquanto lida com o fluxo constante de novos habitantes. No acesso antecipado, Dawn Apart já entrega uma base sólida com sistemas de automação, construção, simulação de colônia e combate. A versão inicial inclui terraformação básica, ciclos de dia e noite, e os modos campanha e sandbox.

Diferenciais do gênero
Dawn Apart tenta se destacar no gênero de simuladores de colônia e automação por uma combinação única de mecânicas que o diferenciam de títulos como Factorio, Satisfactory, RimWorld e Dyson Sphere Program. Uma das características marcantes do jogo é o cenário destrutivo voxel, que lembra títulos como Minecraft e Red Faction. Sendo assim, o ambiente não é estático, como em Satisfactory e em Factorio. A possibilidade de modificar o meio cria inúmeras possibilidades aos jogadores.
Os jogadores podem, por exemplo, cavar trincheiras para proteger suas bases contra ataques dos It’ak – os humanoides nativos – ou redesenhar o terreno para otimizar o fluxo de recursos, algo que os jogos citados acima não oferecem com tamanho dinamismo. Assim, a liberdade criativa do jogador pode ser explorada de forma mais efetiva.

Além do ambiente destrutivo, Dawn Apart também traz uma narrativa repleta de escolhas. A história costuma não ser uma preocupação em jogos desse gênero, mas Dawn Apart faz questão de mudar essa tônica. Você deverá tomar decisões que vão impactar tanto a corporação quanto os It’ak. Há, portanto, uma gama de escolhas no que se refere às relações entre os diversos atores desse universo.
O que esperar para o futuro?
O que esperar de Dawn Apart no acesso antecipado é uma experiência robusta, mas ainda em evolução. A versão atual já é envolvente para fãs de jogos de automação e gerenciamento, com a promessa de atualizações regulares que abordarão bugs, melhorarão a estabilidade e introduzirão novos conteúdos.

As novidades para o gênero são promissoras. O foco na narrativa é algo inesperado, mas que pode funcionar dependendo dos caminhos que os desenvolvedores vão escolher. O lado negativo, no momento, é a interface, que além de feia é pouco intuitiva. Contudo, é esperado que os desenvolvedores, com o feedback da comunidade, a modifiquem a fim de torná-la mais compreensível.


