Com o advento da série souls da FromSoftware e do “gênero” de games que a mesma foi responsável por criar, muitos jogos seguiram em seus passos. Alguns com sucesso estrondoso, outros acabaram sendo esquecidos pelos jogadores, seja pela premissa ou gameplay. Darknot no entanto, irá sim marcar a mente daqueles que o jogarem.
Usando uma mistura peculiar de gêneros, o jogo da equipe indie que usa o nome de Darknot Team me surpreendeu. A primeira vez que joguei, a experiência parecia apenas um jogo de horror em primeira pessoa normal. Porém quando o abri depois de um tempo para poder enfim escrever o texto, muito havia mudado.
Uma canção de ninar para fechar seus olhos
Como dito, quando joguei pela primeira vez Darknot, o jogo abriu com um cena onde nosso protagonista estava em um apartamento onde um ritual precisava ser realizado. Imprevistos ocorreram e só pude voltar ao jogo alguns dias após e para minha surpresa, toda a estrutura havia mudado!
Desta vez, o jogo começou em terceira pessoa e em um corredor de hospital. Enquanto investigava o local, lembranças de jogos como The Evil Within, Resident Evil e Silent Hill inundavam minha mente. Ainda assim, algo ainda rondava pela minha mente, trazendo uma nostalgia que não sabia onde colocar o dedo.
Terminada a sessão do hospital e após finalizar novamente o segmento do apartamento do nosso protagonista e caçador de monstros, finalmente entendi. Darknot é uma bizarra fusão de Soulslike e Silent Hill 4: The Room em principal. O ponto principal que vi foram com os seus fantasmas e labirintos espalhados pelas ruas e subsolos desta cidade abandonada e congelada no tempo.
Passada a surpresa da descoberta, comecei a focar no que realmente torna Darknot uma experiência a ser esperada quando deixar o early acess. Eu admito que há muito a ser aproveitado, trabalhado e melhorado ainda, mas que o projeto em mãos já é uma excelente pedida para fãs de horror e jogos souls.
Lutando através da névoa e corredores
Darknot irá levar o jogador a explorar essa misteriosa cidade deixada para trás pelo tempo, dominada pela morte e aqueles que já deveriam ter perecido. Somos levados até os locais através da queima dos desenhos do filho do caçador, uma vez que este mesmo já aparenta estar possuído.
Enquanto explora a cidade e seus calabouços, nosso protagonista terá de se armar com o que pode ou encontra pelo caminho, para dar cabo tanto dos monstros, quanto das assombrações que vivem pela cidade.
Sejam elas armas brancas ou de fogo, unidas a roupas novas ou trapos deixadas para trás pelos antigos moradores do local, o jogador deve se equipar para enfrentar tudo o que surgir em seu caminho. O que não será tarefa fácil, pode acreditar, principalmente quando os fantasmas surgem, ai meu amigo, é pernas para que te quero.
Como apontei, semelhante a Silent Hill 4: The Room, quando próximos a fantasmas a tela se tornará granulada e assombrações e sustos o esperam. Sendo mais difíceis de se abater e praticamente imortais, os fantasmas irão colocar medo e pavor nos jogadores, por isso, sempre tenha consigo uma vela de sal de osso, para mantê-los à distância.
Sempre há espaço para melhoras
Visualmente e no quesito atmosfera, Darknot consegue mesclar suas identidades de inspiração e próprias de maneira excelente. Ainda restam alguns pontos que podem ser melhorados. Alguns bem simples, outros um pouco mais difíceis, mas não impossíveis.
Um dos grandes empecilhos que tive com Darknot até o momento foi a navegação através de seu menu, algo que é bem confuso e pouco amigável. Sendo sincero, é difícil usar itens, equipa-los e principalmente entender qual mãos está sendo equipada ou como encontrar certos itens por ele.
Outro ponto que acho que poderia ser aprimorado antes do lançamento oficial do jogo é o do combate. Como muitos outros jogos soulslike, aqui temos um fator recorrente que é o “combate flutuante”, onde mesmo acertando um ataque no inimigo, o feedback visual e de gameplay é baixo o suficiente para dar a sensação de que não houve contato.
Na primeira parte do parque, com as roupas que estavam equipadas e o com o cano na mão, lutei contra um fantasma em uma cena que passava a ideia visual de Siilent Hill 4, mas mesmo o título de Playstation 2 passava um feedback de combate ainda mais prazeroso. Isso no entanto é algo que pode ser resolvido pela equipe e que acredito que traria um prazer maior ainda em explorar esta obra!
Escapando do pesadelo estático da morte
Darknot é uma experiência incrivelmente original e fresca tanto para o horror, quanto para o gênero soulslike. Ele traz um gênero que já deixa os jogadores aflitos com o medo da morte e misturando ao gênero de horror que os coloca em cheque de abrir qualquer porta ou caixa enquanto se espera pelo pior.
E o medo em Darknot é soberbo, com sustos e armadilhas prontas para pegar o jogador desprevenido. Com as sessões de puzzle indo para primeira pessoa, tal como quando entramos no apartamento de Henry em Silent Hill 4. Só que aqui com sustos maiores, muitos vindo até mesmo durante a solução de puzzles.
Se você está com sede de um jogo de horror cheio de locais e segredos a serem explorados, ou de um soulslike que seja desafiador a ponto de te fazer ter medo de sair de certas áreas seguras, Darknot é o pesadelo que você anseia!