Jogos do gênero bullet hell são difíceis de me agradar. Claro que existem raras exceções, como alguns títulos da série Touhou e Cuphead. Bem como os títulos citados, Battle Planet: Judgement Day conseguiu me conquistar com sua temática futurista espacial. Trazendo um combate frenético contra soldados intergaláticos e insetos alienígenas, este é um daqueles games para se jogar horas a fio, produzido pelo estúdio Threaks, responsável por BeathBuddy: Tale of Guardians.
A princípio com um visual diferente e chamativo, Battle Planet: Judgment Day irá fazer com que o jogador atravesse o espaço em uma fuga frenética. Afinal de contas, caso pego, é caixão e vela preta para nossos “heróis”.
Fuja que a polícia intergalática vem aí
À primeira vista, Battle Planet: Judgement Day parece ser apenas mais um daqueles jogos genéricos, de fundo da pilha da loja. Mas, no fundo, mesmo com mecânicas simples e uma história básica, o jogo se mostra divertido. Logo no início, somos apresentados a três prisioneiros sendo transportados em uma espaçonave, que acaba caindo em um planeta hostil. Inicialmente, podemos controlar apenas o prisioneiro 377, que utiliza uma máscara e uma metralhadora pesada, e devemos lutar pela nossa sobrevivência neste mundo.
Cada planeta possui cinco estágios, que são aleatórios. Os planetas, que possuem a extensão máxima de um campo de futebol, já que constantemente podemos circundá-los, são alvos de bombas que devem ser desarmadas ou quantidades enormes de inimigos querendo nossas cabeças. Imediatamente após terminarmos os cinco estágios, somos apresentados a uma boss fight aleatória, que pode nos conceder um novo personagem, ou apenas passagem para a fase seguinte.
Posteriormente, conseguimos liberar os outros prisioneiros, que passam a ser personagens jogáveis. Cada um possui uma habilidade especial própria: 377, por exemplo, possui botas-foguete, que permitem uma rápida movimentação pelo cenário. O próprio cenário também conta com suas próprias particularidades, como pedras que formam barricadas, gêiseres capazes de lançar o jogador aos céus para se reposicionar logo em seguida e muito espaço para correr.
Ainda é possível utilizar liberar energia acumulada em forma de uma grande explosão “nuclear”. Essa explosão é capaz de varrer os inimigos mais próximos, diminuindo um pouco a dificuldade da batalha. Após cada planeta, é possível comprar melhorias com os pontos ganhos durante as lutas, assim aumentando também a força do personagem, que estará cada vez mais apto a enfrentar terríveis criaturas e guardas espaciais.
Fim do mundo?
Um fator interessante no gameplay de Battle Planet: Judgement Day é a questão da saúde do planeta. Em algumas das missões, devemos desarmar bombas que pousaram no planeta ao pararmos próximos a elas enquanto nos defendemos dos inimigos. Sob o mesmo ponto de vista, se falharmos a missão de desarmar alguma das bombas dentro do tempo limite, elas explodem, danificando cada vez mais o planeta e pondo nossa vida em risco.
Definitivamente, Battle Planet: Judgement Day possui seus problemas, como alguns inimigos que são extremamente fortes logo de início. Mas nada que investir em um sessões de gameplay não mudem. Para os fãs do gênero bullet hell, aqui está uma ótima adição à coleção.