A invasão russa à Ucrânia já saiu das principais manchetes dos jornais, mas está longe de terminar. Obras como Ukraine War Stories existem para manter o assunto nos holofotes e chamar a atenção das pessoas. O jogo chegará gratuitamente para PC em 18 de outubro, trazendo histórias humanas do conflito. O projeto está sendo desenvolvido em solidariedade pela ucraniana Starni Games, até então conhecida por seus títulos de estratégia sobre a Segunda Guerra Mundial.
O jogo trará três visual novels baseadas em eventos reais ocorridos durante a invasão. São histórias de civis que se descobrem subitamente em um território que não lhes pertence mais, em terras ocupadas pelo exército russo invasor, e seus dramas para sobreviver nessa nova realidade. Um dos capítulos presentes no jogo foi testemunhado por Oleksandr Androshchuk, integrante do estúdio. Androshchuk se escondeu em uma garagem durante uma semana, quando os russos ocuparam a cidade de Bucha, onde vivia. O lugar foi palco de atrocidades (imagens fortes).
Ukraine War Stories é um pedido de socorro
Segundo o comunicado da desenvolvedora, Ukraine War Stories era um jogo que precisava ser feito: “como uma empresa sediada na Ucrânia (que ainda trabalha em nosso escritório em Kiev), não poderíamos ficar de braços cruzados quando o exército russo estava a cerca de 3 km de Kiev. Nosso principal objetivo agora é divulgar o que está acontecendo na Ucrânia e apresentar um relato correto e verdadeiro dos eventos”.
A Starni Games se junta a outros estúdios da região, que fazem um esforço coletivo para que o mundo não se esqueça que a invasão continua. Para atingir esse objetivo, a empresa promete lançar o jogo com suporte a pelo menos 12 idiomas. Por enquanto, Português não está na lista, mas eles também se comprometeram a adicionar novas traduções até o lançamento. A Starni Games também solicita que os jogadores adicionem Ukraine War Stories a sua Lista de Desejos no Steam, para a loja recomendar o título a mais pessoas e ampliar o alcance de sua mensagem.